Você conhece o significado de kawaii [可愛い]? Essa palavra japonesa significa algo fofo, bonito e coisas do tipo. Kawaii também envolve coisas doces, bondosas, adoráveis, encantadoras, preciosas, queridas e até minúsculas.
Essa palavra é conhecida internacionalmente graças a cultura pop japonesa e os animes. Ela serve para designar objetos, acessórios, roupas, animais e pessoas que são bonitas e atraentes. Neste artigo, vamos ver uma visão completa da cultura Kawaii no Japão.
Índice de Conteúdo
A origem da palavra Kawaii
Acredita-se que a origem da palavra venha de "kawayushi" [かはゆし] que se refere ao sentimento de simpatia pela desgraça da outra pessoa. Podemos notar esse uso atualmente na expressão "kawaisou" [可哀想] que significa tadinho, pobre, lamentável, coitado.
A origem do kawaii também vem da antiga palavra "Itawashii" [労わしい] que significa comovente; lamentável; entristecedor; patético; de partir o coração. Alguns sinônimos encontrados em outros dialetos são megushi, menkoi e megoi.
A palavra "Kahayushi" foi estabelecida na forma abreviada de "Kahohayushi", e a palavra verbal era "Kawayui", que foi posteriormente alterada para "Kawaii". Originalmente significava "embaraçoso" com a sensação de que "a outra pessoa é incrivelmente superior.
Com o tempo a palavra começou a referir-se ao sentimento de cuidar de um parceiro em estado lamentável. É complicado entender a origem e mudanças que essa palavra teve ao longo dos anos, ou como ela conseguiu esse significado tão oposto.
A palavra é composta dos ideogramas (可) que significa aceitável e (愛) que significa amor.
O que significa Kawaii?
Já sabemos que essa palavra pode significar algo relacionado a fofura. Sendo mais específico, trata-se de um adjetivo japonês usado para descrever o sentimento de afeto de uma pessoa, tal como primazia ou amor, em algum sentido.
Os derivados incluem Kawarashii [可愛らしい] que significa encantador, doce e bonitinho. Também temos o verbo Kawaigaru [可愛がる] que significa amar, cuidar, ser afetuoso, tratar com ternura, mimar, mostrar favoritismo, ser parcial, acariciar e ironizar.
A palavra "Kawaii" tem uma forte conotação de expressar afeto ou apego a coisas jovens, ou pequenas. Por esta razão, no passado já foi considerado grosseiro usar a palavra para adultos, principalmente por sua origem, exceto quando era usada entre amantes.
Com o crescimento da cultura kawaii, o termo acabou se tornando comum para qualquer uso, seja de pessoas ou objetos adoráveis. Mulheres jovens costumam empregar o termo com aqueles que de alguma forma são superiores a ela.
O que é considerado Kawaii?
Nos tempos modernos, mesmo objetos artificiais que não têm as características de humanos e seres vivos podem ser reconhecidos e avaliados como "fofos". Podemos facilmente chegar a uma conclusão de algo fofo sem nenhuma explicação.
Até a forma das coisas no Japão podem ser consideradas Kawaii. As formas curvas, como círculos e esferas, têm maior probabilidade de serem avaliadas como "fofas", então até mesmo o estilo de uma tesoura pode ser rotulada como uma tesoura kawaii.
De acordo com uma experiência de avaliação entre homens e mulheres, chegou-se a conclusão de que existem cores fofas como amarelo. Também foi comprovado cientificamente que coisas pequenas tende a ser mais fofas.
Objetos com texturas que evocavam sensações táteis suaves foram classificadas como "fofas" ao invés de coisas duras. Um urso de pelúcia ou algo felpudo é naturalmente considerado algo fofo em todo mundo.
Às vezes "kawaii" é usado como uma expressão de apego a algum objeto pessoal, mesmo que ele não seja bonito. Geralmente gostos pessoais podem não ser compreendidos pela grande maioria, exceto se tenha relação com um nicho ou hobby.
Além do significado original da palavra "Kawareru", a forma verbal de "Kawaii" também se refere ao ato de favorecer ou cuidar de alguém de nível inferior, ou numa situação inferior. Será que esse significado faz sentido? Vamos ver?
As características, morfologia e comportamento de um bebê são instintivamente "protegidos" e "amados" pelos seres humanos. O mesmo acontece com animais, quando são pequenos e indefesos, achamos fofos, amamos e ficamos com vontade de protegê-los.
A História da cultura Kawaii
Os primeiros vestígios dessa cultura, surgiram no período Edo (1603-1868), onde xilogravuras conhecidas como dijinga representavam garotas bonitas. Logo no fim do período Edo alguns artistas já faziam ilustrações que dão origem ao termo.
Yumeji Takehisa e Katsuji Matsumoto foram um dos grandes pais das ilustrações Shoujo de garotas fofas. Eles desenhavam garotas fofas com olhos grandes, que muita das vezes foi considerado algo vulgar. Até porque a palavra já foi usada para referir-se a pessoas de baixa classe social.
Leia também: Por que os personagens de mangás e animes tem olhos grandes?
Kawaii como um conceito estético teve seu início nos anos 70, com o crescimento da economia japonesa e a comercialização de produtos relacionados às mascotes e personagens de animes e mangás. As ilustrações de garotas fofas, os mangás Shoujo e o marketing de produtos foram os responsáveis por esse fenômeno.
A grande representante do BOOM da fofura é a personagem "Hello Kitty". Os japoneses gostam de coisas fofas, não importa a idade! Elementos fofos podem ser vistos em praticamente todo lugar do Japão, em grandes empresas, mercados, anúncios, propagandas de TV, vídeo Games, aviões, carros, etc.
Essa palavra também pode ter origem da China, já que lá eles utilizam "Kě'ài" [可爱] para designar algo bonito, fofo ou adorável.
Não é comum chamar um homem de kawaii, mas as mulheres costumam utilizar o termo: "Kakkoii [かっこい]" para isso.
Kawaii e a cultura Burikko
Existe uma sub-cultura japonesa chamada de "Burikko", ela se popularizou entre as meninas de 12 e 18 anos de idade nos anos 80. Cerca de 50% das garotas da época usavam algo relacionado a cultura Burikko.
O Burikko [ぶりっ子] é um termo utilizado para se referir a mulheres que agem e falam de maneira infantilizada ou inocente para chamar atenção. Essa cultura afeta até mesmo a forma que as garotas escrevem.
A palavra original Burikko é composta com ideograma [振] que significa agitação, gaiato e balanço. Hoje em dia é escrito apenas com Hiragana. A palavra pode ser traduzida como criança falsa.
O adjetivo kawaii surgiu no mesmo tempo em que a escrita Burikko-ji e Maru-ji, Koneko-ji, Manga-ji se tornaram populares. Essa escrita era usada por adolescentes que escreviam figuras arredondadas e rostos felizes (emojis).
Assim, hoje em dia tudo que é arredondado e feliz pode ser considerado kawaii. Podemos notar que a maioria dos personagens dos animes e mangás possuem olhos grandes e cabeças arredondadas. Principalmente os personagens Chibi.
Um comportamento infantil, inocente e ingênuo também é considerado kawaii. Não significa que elas são infantis, estão apenas tentando ser fofas e usam expressões inocentes que podem até mesmo indicar erotismo.
Recomendamos ler também: Burikko - As Japonesas que tem fofura em Excesso!
Diferentes tipos de Kawaii
A palavra jovem da década 1990 deu origem a diferentes termos relacionados com kawaii, que podem ser um pouco desconhecidos no ocidente, mas que merece destaque:
Erokawaii - Fofo e sensual
Erokawaii [エロかわいい] é um composto de "erótico" + "fofo", um conceito de fofura que inclui sensualidade e atratividade sexual. Acredita-se que esse termo tenha surgido em 2003 em fóruns quando alguém chamou a Sophie de Star Ocean 3 de Erokawaii.
Por volta de 2004, a cantora Kumi Koda expressou sua própria moda sexy chamada de "Erokawaii", sendo reconhecido como um termo geral no mundo da moda, assim esse termo nasceu. A beleza erótica é popular em revistas de moda, dando origem a outras expressões como "erotic cool" e "erotic cool cute".
A roupas chamadas de Erokawaii mistura o sexy com bonitinho. Como elemento sexy, há muita exposição da pele, design estilo lingerie, uso de transparência, preto e outros. Elementos fofos incluem o uso de rufos, arcos, rendas, bolinhas de polca e rosa.
Busakawaii - Feio mas fofo
O termo "Busa-kawaii" [ブサかわいい] é uma palavra composta de "feio" + "fofo". Geralmente é usado para animais de estimação e mulheres. Refere-se a uma mulher que é bonita e charmosa, mesmo que ela possa parecer feia à primeira vista.
Quando o termo "kawaii feio" é usado em animais de estimação, ele geralmente descrever a beleza de um pug ou bulldog ou outros animais que aparentemente são feios, mas, na verdade são fofos e tem seu charme.
Kimokawaii - Nojento mais fofo
Kimokawaii [キモかわいい] é uma palavra composta de "Kimoi" que significa nojento, assustador ou estranho junto com a palavra "Kawaii". Ou seja, é algo que apesar de nojento e estranho, pode ser considerado fofo ou bonitinho.
O termo foi usado pela primeira vez pelos jovens no final dos anos 90, e veio a se referir a personagens como bebês dançantes. Inicialmente, o termo não era usado para humanos, mas quando o comediante Angirls se tornou popular nos anos 2000, seu comportamento surrealista foi descrito como "assustadoramente fofo".
Embora "assustador" e "bonitinho" sejam adjetivos contraditórios, houve muitos casos de "monstros" como o Godzilla sendo chamado de kawaii. Mesmo fora do Japão, houve exemplos, como os Gremlins e Bob Esponja, que apesar de estranhos são fofos.
Outras termos kawaii
Além dos principais mencionados, temos alguns outros como:
- Yurukawaii - Junção de algo relaxado e solto + fofo;
- Kakkokawaii - Junção de legal + fofo; Utilizado para carros compactos.
- Kireikawaii - Junção de bonito + fofo;
Leia também: Kei Jidousha – Os mini carros com motor 0.6
Como o ocidente encara a cultura kawaii
Mesmo isso sendo predominante em todo Japão, os ocidentais encaram coisas kawaii como algo infantil ou feminino, não compreendendo ou aceitando a forma que isso é difundido na cultura japonesa.
Ainda assim, o ocidente é fortemente influenciado pela cultura kawaii. Os ocidentais não estão totalmente errados em afirmar que essa cultura é infantil, na realidade é baseado exatamente em crianças, animais e bebês.
Acaba que os personagens arredondados com olhos grandes, roupas e cabelos coloridos, voz fina, atitudes e gestos estranhos e estilos diferenciados acabam incomodando os ocidentais que consomem certas mídias como jogos, desenhos e mangás.
Os ocidentais acabam achando que essas mídias são feitas especialmente para crianças. Já os japoneses, não discriminam as coisas dizendo que algo é infantil ou feminino, eles aceitam de braços abertos e consomem o conteúdo como são.
Na verdade, tanto os jogos como Animes japoneses, são feitos pensando nós adultos e adolescentes. Não existe isso de algo fofo ser Infantil, o Japão quebra esse tabu, e faz isso muito bem. Na verdade, a visão preconceituosa de fofura no ocidente reflete sua segurança.
Se a fofura está instintivamente ligada com a vontade de proteger e amar, a ausência cultural faz com que o amor e afeto seja deixado de lado, por isso temos no ocidente uma crescente paixão por violência e uma grande ignorância quando se trata de fofura.
Por que os Japoneses gostam mais de coisas fofas que o ocidente?
A cultura Kawaii foi, em muitos aspectos, moldada pelo desejo de acabar com o passado militarista agressivo. O esforço da mídia e comércio acabou fortalecendo culturalmente o gosto dos japoneses por coisas fofas.
A fofura às vezes está associada à fantasia e imortalidade. Ser fofo da ilusão de uma saúde positiva, que é totalmente oposta à mortalidade. A maioria dos americanos valoriza a liberdade para aproveitar a vida, independentemente do perigo extremo.
Os asiáticos orientais em geral não são bons em expressar suas emoções reais no público devido ao medo e vergonha, na qual foram fortemente influenciados pelo confucionismo que enfatizava a importância da harmonia entre as pessoas.
A fofura serviu de amortecedor para que uma pessoa escondesse a verdadeira intenção de dentro. Os ocidentais, ao contrário, precisam expressar sua verdadeira opinião para ganhar respeito e confiança, gerando assim um pouco de hipocrisia e duas faces.
A fofura é um tipo de imagem positiva que proporciona a uma pessoa se sentir feliz, segura e relaxada das duras realidades da vida, especialmente no Japão, onde é preciso sempre seguir as regras rígidas em qualquer lugar e trabalhar horas extras. Isso meio que gera lucro ao mercado, aumentando o alcance do kawaii.
Recomendamos ler: Honne e Tatemae – Conhecendo as duas faces
Sub-Culturas do fenômeno Kawaii
Além do burikko, existem diversas outras sub-culturas, tipos ou categorias relacionadas ao fenômeno kawaii. Vamos ver algumas sub-culturas ou estilos de moda kawaii:
- Gurokawaii - Refere-se a algo bonito e grotesco ao mesmo tempo. Pessoas que usam maquiagem pesadas podem se encaixar nessa sub-cultura.
- Kimokawaii - Refere-se a algo fofo e assustador ao mesmo tempo.
- Busukawaii - Algo que é feio e bonito ao mesmo tempo. Provavelmente algúem que na tentativa de parecer kawaii, continuou feio.
- Erokawaii - Algo fofo e sexy;
- Shibukawaii - Refere-se ao estilo kawaii mais casual. Todo dia a pessoa está bonita sem fazer muita coisa, apenas usando uma peça simples diariamente.
A maioria dos outros tipos e estilos de moda usam aspectos que se adentram na cultura kawaii como as lolitas. Você pode encontrar esses e outros estilos de moda kawaii visitando o bairro de Harajuku.
Kawaii também está fortemente ligado ao Moe, uma palavra que também pode ser utilizada para se referir a alguém adorável, fofo e bonito. A palavra costuma ser usada para garotas que apresentam as seguintes características: Timidez, Gentileza, Beleza e Inocência.
Recomendamos ler também:
- Você sabe o que significa lolita, loli ou lolicon?
- Moe moe kyun – Qual origem e significado de moe?
- Guia de Estilos do Japão – Visual Kei, Decora, Harajuku
Além de todo país participar com a cultura, a população colabora com os seguintes outros estilos e cultura:
- A maioria dos jovens japoneses, adoram enfeitar seus celulares com adesivos e penduricalhos;
- Existem muitos carros lotados de bichinhos de pelúcia ou estampado com algum tipo de personagem;
- A moda Kigurumi, Cosplay, Decora style e também as lolitas japonesas fazem parte deste conceito;
- Até mesmo a culinária japonesa é fofa:
Leia também: Kigurumi – Fantasia de Animais e Pijama Japonês
Kawaii - Exemplos de fofura no Japão
A cultura kawaii está bastante exposta no Japão em todos os lugares. Basta entrar em uma loja de lembrancinhas para encontrar milhares de coisas kawaii. Não é apenas os produtos à venda, mas até as publicidades são fofas.
Acredite ou não, este é um pôster da polícia pedindo às pessoas para denunciar um crime:
Muitas empresas, pequenas e grandes, usam mascotes "fofos" para expor seus produtos e serviços para o público. Vamos ver alguns exemplos abaixo:
- Personagens de Pokémon enfeitavam a lateral dos jatos da All Nippon Airways;
- Banco Asahi usou Miffy, um personagem de uma série holandesa de livros ilustrados infantis, em alguns dos seus caixas eletrônicos;
- Monkichi, um macaquinho, pode ser visto na embalagem de uma linha de camisinhas;
- Todas as 47 prefeituras do Japão têm um mascote fofo. Slogan de quase todas as coisas têm que ter algo fofo;
- O correio japonês também usa outros mascotes, por exemplo, nos selos;
- Nas estradas japonesas, podemos ver caminhões estampadas com figuras da Hello Kitty e outros personagens cute;
- Existem Diversos Trens personalizado com animes e coisas fofas;
- No Japão, existem ilhas chamadas de Ilha dos coelhos e Ilha dos Gatos, os quais atraem muitos visitantes, devido aos seus habitantes;
- Cada força policial no Japão têm seus próprios mascotes, muitos deles enfeitando a frente dos koban (postos de polícia);
- Existem Diversos Maid Cafe e Cat Cafe espalhados pelo País;
- As barricadas usadas nas construções e reformas das estradas no Japão são fofas e possuem algum personagem. Procure por imagens de [単管バリケード].
Para saber mais, leia também:
- Okunoshima – A famosa Ilha dos Coelhos
- Maid Cafe – O café de empregadas no Japão
- Neko Cafe – Vamos brincar com os gatos?
- Koban – O que fazer em um posto policial do Japão?
- Nekojima – Conheça 20 Ilhas dos Gatos no Japão
Por que os japoneses gostam de coisas Kawaii?
Alguns dizem que essa cultura nasceu como um movimento contra a cultura tradicional japonesa e a pressão social imposta aos jovens quando terminam os seus estudos universitários. Outros acreditam que a cultura kawaii nasceu a partir do desejo de ser cuidado e de ser amado.
Numa época em que as pessoas se isolam cada vez mais e tem menos tempo para se divertir, o consumo de produtos fofos é uma maneira de diminuir a solidão e aliviar o estresse. Por outro lado, o excesso de produtos com personagens acaba por confundir um pouco os limites entre o que é brincadeira e o que não é.
Apesar das sub-culturas e estilos de moda perder força a cada ano. As coisas fofas mantém-se firme e forte nas mídias e publicidades de todo país. Cada vez alcançando maior aceitação do ocidente, graças aos animes, jogos e mangás.
O que você acha sobre esse gigantesco aspecto da cultura japonesa? Sabia seu significado?
Os animes mais Kawaii de todos os tempos
Espero que tenham gostado desse artigo, se gostou compartilhe e deixe seus comentários. Antes de finalizar também vou recomendar alguns animes bem Kawaii para você ter uma ideia desse conceito:
K-On - Um anime de música quase obrigatório para quem deseja assistir algo fofo e moe. Conta a história de uma banda de garotas fofas que estão em um clube escolar de música leve.
Leia também: Os 15 Melhores Animes de Música + Lista Completa
Kimi ni Todoke - Um dos romances mais fofos e inocentes de todos os tempos. Nessa história você acompanha o romance de uma garota chamada Sawako que sofre bullying pelo seu nome que lembra a garota do filme Chamado.
Ao Haru Ride - Outro anime muito popular e fofo que conta a história de dois jovens apaixonados, mas as coisas não saíram muito bem. Após se reencontrarem, a garota tenta se aproximar dele, mas ele aparentemente está com sentimentos indiferentes.
Leia também: Animes fofos – Os melhores animes kawaii, cute e moe
Outros animes Fofos que recomendo:
- Acchi Kocchi;
- Akagami ga Shirayuki Hime;
- Ao Haru Hide;
- Bokura ga Ita;
- Clannad;
- Gochuumon wa Usagi Desu ka?
- Golden Time;
- Hanamaru Youchien;
- Hetalia Axis Power;
- Hibike! Euphonium;
- Kaichou wa Maid-sama!;
- Kimi ni Todoke;
- Love Live e outros animes de idol;
- Lovely Complex;
- Mikakunin de Shinkoukei;
- Minami-Ke;
- Nana;
- Non Non Biyori;
- Ore Monogatari;
- Romeo x Juliet;
- Shigatsu wa kimi no uso;
- Shinryaku! Ika Musume;
- Sukitte Ii na yo;
- Suzumiya Haruhi no Yuuutsu;
- Toradora;
- Yuru Yuri;
- Yuyushiki;
- Zero no Tsukaima;
Agressão Fofa - O Desejo Kawaii
Não podemos falar sobre Kawaii sem mencionar o "Cute Agression" [キュートアグレッション]. Trata-se de uma necessidade, ânsia ou vontade de beliscar, apertar ou comer alguma coisa fofa. O que explica o uso kawaii na mídia e comércio japonês.
Quando uma pessoa vê algo que é muito bonito, ela pode ter vontade de morder ou apertar. Isso é explicado como a reação de defesa do cérebro quando entra em contato com algo que é muito fofo, como uma reação fora do controle.
Coisas como animais fofinhos ou cachorrinhos com a cabeça para fora do carro, uma sensação esmagadora de fofura. O Japão usa Kawaii como principal forma de marketing e estilo de vida, o que também resulta numa cultura pacífica sem violência.
O que achou deste longo artigo falando tudo sobre Kawaii? Espero que ele tenha explicado bastante sobre o termo e sua cultura. Espero que tenha compreendido o motivo do Japão ser um lugar tão tranquilo e amável, graças a cultura kawaii. O que acha? Concorda com tal opinião?