APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Nori – Tudo sobre a famosa alga utilizada no sushi

A alga Nori [海苔] é muito usada em alimentos Japoneses. Seu uso diário e de tamanha importância na cultura Japonesa e na adição de sabor aos pratos em que é utilizada. Apesar disso, ela é pouco conhecida mundialmente.

Ela compõe pratos populares como enrolados de hossomakis e uramakis, sushis, onigiri (bolinhos de arroz), como coberturas em obentôs, além dos temakis muito apreciados no Brasil.

Nori simplesmente são folhas finas e secas, feitas a partir do processo de desidratação de algas comestíveis da espécie Porphyra (Algas Vermelhas).

Caso queira aprender a fazer seu próprio sushi e quem sabe até virar um Sushiman, recomendamos Clicar Aqui e conhecer o Programa Sushibilidade.

Caso queira saber algumas curiosidades sobre Sushi, temos também o vídeo abaixo:

Origem da Alga Nori

O termo Nori, antigamente, era usado de modo genérico e se referia a algas em geral, incluindo Hijiki. A alga possui história datada desde o século VIII. No Código Taihō já havia tributações sobre a alga promulgado em 701.

As pessoas locais foram atribuídas ao trabalho de secagem da alga na província de Hitachi Fudoki (721-721). Enquanto fora citado a colheita do mesmo na província de Izumo Fudoko (713-733).

Isso tudo mostrando que o nori é um alimento que existe há muitos séculos. Em Utsubo Monogatari, escrito por volta de 987, a alga era reconhecida como alimento comum e do dia a dia.

O nori foi consumido em forma de pasta por muito tempo, mas adquiriu o formato de folha por volta de 1750 em Asakusa graças ao método de fabricação de papel.

A palavra 'Nori' apareceu pela primeira vez em uma publicação inglesa no "C. P. Thunberg's Trav", publicado em 1796. Foi citado como "Awa nori", provavelmente referindo-se ao que é agora chamado 'Aonori'.

Nori - tudo sobre a famosa alga utilizada no sushi

Declínio do Nori

O nori entrou em grande declínio após a Segunda Guerra Mundial, assim como diversos alimentos. A causa disso era falta de conhecimento dos povos remanescentes.

A alga passa por um ciclo de três estágios para seu cultivo, e esse método tradicional não era conhecido por muitos. Mas o cenário mudou com os conhecimentos do trabalho de uma psicóloga britânica, 'Kathleen Mary Drew-Baker', que pesquisava sobre a Porphyria Umbilicalis.

Ela cresceu em Gales, que também colhia algas como no Japão. Os Japoneses, sabendo de suas pesquisas, aplicaram novos processos artificiais para a semeadura, e cultivo de plantas, renascendo a indústria de produção de algas.

Nori - tudo sobre a famosa alga utilizada no sushi

Kathleen Baker foi saudada como a "Mãe do Mar" no Japão, tendo uma estátua erguida em sua memória. Ela ainda é reverenciada como a salvadora da indústria japonesa de nori.

Não existe uma origem ao certa, mas como vimos, a alga é utilizada há muitos anos pelos Japoneses, que hoje utilizam ela de muitas formas e diariamente em seu dia a dia.

Como é a produção do Nori?

A produção do Nori utiliza de uma técnica avançada de agricultura. De modo a ser feita em pequenas e grandes "fazendas" à beira do mar, tudo isso utilizando de redes suspensas na superfície da água, estes locais são justamente onde a alga Porphyra cresce.

É surpreendente a rapidez com que elas crescem, cerca de 45 dias até a primeira colheita. Uma única plantação pode dar muitas colheitas, em pequenos intervalos de apenas 10 dias.

Nori - tudo sobre a famosa alga utilizada no sushi

Além da técnica avançada de cultivo, a colheita também utiliza de colhedores mecânicos próprios para o processo. Após o processo de colheita, as algas recolhidas passam por outro processo para a geração de folhas finas e secas, de aproximadamente 18x20 cm, pesando apenas 3 gramas.

A maioria das algas são produzidas no Japão, e também na China que produz cerca de 1 terço delas. No Japão, a principal produção ocorre numa região chamada Baía de Ariake, na ilha de Kyushu.

Além disso tudo, a produção das algas também movimenta a indústria marítima e trabalhista no Japão. As algas produzidas são responsáveis por mais de 98% da produção marinha do Japão desde 1984. Também, o cultivo da Porphyra dá emprego há mais de 16.800 trabalhadores.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Nori - tudo sobre a famosa alga utilizada no sushi
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Benefícios do nori na saúde

A alga traz muitos benefícios, graças à suas propriedades ricas em proteínas, cálcio, ferro, Vitamina A, B e C, além de conter quase duàs vezes mais proteínas do que algumas carnes.

Apresenta uma ótima fonte de iodo, para o funcionamento da glândula tireoide. São ricas em carotenos, podendo ter um efeito protetor contra a mutação de certas células cancerígenas.

Nori - tudo sobre a famosa alga utilizada no sushi

A alga nori também é ótima para quem está em processo de emagrecimento, por conta de baixos níveis de gordura e de calorias, além do alto teor de fibras, bom para a digestão. Todos os benefícios das algas só são ativados com uma alimentação frequente da mesma.

É recomendado comer ela por que ela também ajuda no tratamento de doenças como anemia e de doenças cardiovasculares, pois ela é efetiva na redução do colesterol, além da prevenção da arteriosclerose e da hipertensão, pois fortalecem as paredes da artéria.

Outro ponto positivo é contribuir para a saúde dos sistemas endócrinos e nervoso, resultando em cabelos fortes e saudáveis, pele suave e tolerância do stress.

Nori - tudo sobre a famosa alga utilizada no sushi

Existem uma série de fatores que definem a qualidade da alga. Uma delas é o fato de terem um crescimento ideal em oceanos. Pois elas vivem em abundância dos nutrientes que o mar oferece.

As correntes submarinas também liberam nutrientes para elas e agindo na expulsão de resíduos de plantas. Como resultado, as algas marinhas concentram mais minerais que são raramente encontrados nas plantas terrestres.

Cuidados ao obter o Nori

No Japão, existem grandes quantidades de algas que são cultivadas com métodos e processamentos impróprios, que pode comprometer a qualidade da alga, além de causar perdas de nutrientes provenientes da ação natural do mar.

Para se ter uma alga de boa procedência, é necessário que ela seja cultivada em seu habitat natural, sendo colhidas em oceanos profundos, que sejam livres de poluição.

Além, claro, de bons métodos para sua finalização para ser posta à venda. Por isso, sempre certifique-se de que a alga que você comprar ou consumir em um restaurante seja de boa proveniência.

Se você deseja comprar nori no Brasil, recomendamos que acesse a loja konbini clicando aqui. Você encontra diversos tipos de nori no melhor preço.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?