APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Wakame – A Alga Japonesa e seus benefícios

Wakame [若布] é uma espécie de alga marinha comestível bastante consumida no Japão e na Ásia. Neste artigo, vamos falar tudo sobre essa alga e como ela é consumida, em quais pratos ela costuma estar e quais os benefícios dela para saúde.

O que é a alga Wakame?

Wakame [ワカメ] geralmente escrito em katakana tem seu nome científico de Undaria pinnatifida. Trata-se de uma alga marinha verde ou marrom da família Chigaisoidae que pode ser encontrado escrito também com [若布], [和布] e [稚海藻].

Geralmente a alga marinha cresce ao sul de Hokkaido no lado do Mar do Japão, na costa do Pacífico do sudoeste de Hokkaido a Kyushu, e em ambas as margens na parte sul da Península Coreana, perto da linha da maré baixa.

Nos estados unidos ela costuma ser chamada de mostarda do mar. Ele adere às rochas e pode atingir um comprimento de até 2 metros. A alga marinha é fácil de secar e leve de transportar, por isso seu alto consumo por milênios.

Geralmente ele é vendido salgado e seco embalado, mas pode ser encontrado fresco e cru durante suas estações. O wakame disponível comercialmente é verde, mas sua cor real é marrom, e fica verde depois de seco e fervido.

A Península Coreana come mais wakame do que o Japão, e diz-se que o consumo médio anual da alga marinha por cidadão coreano é três vezes maior do que o Japão.

Wakame - a alga japonesa e seus benefícios

Como consumir o Wakame?

Wakame é versátio, delicioso e fácil de ser adicionado na sua cozinha. Ele pode ser usado em uma ampla variedade de receitas. Geralmente ele é vendido seco e embalado para ser adicionado em saladas e pratos japoneses como missoshiro e ramen.

Na hora de usar, mergulhe em água, retire o sal ou reidrate. Eles costumam ser fervidos ou secos e depois picado. O wakame é frequentemente usado como ingrediente em sopas, alimentos com vinagre, saladas, alimentos fritos e cozidos.

A alga possui um sabor mais adocicado quando consumida sozinha. Muitos podem estar se perguntando se essa é a mesma alga nori usada no sushi? Apesar da técnica de prensar algas marinhas possa ser usado com diferentes algas, geralmente nori é feito de algas vermelhas.

Wakame - a alga japonesa e seus benefícios

A história do Wakame

Restos de algas marinhas, incluindo wakame, foram encontrados em restos do período Jomon, então seu consumo é milenar. No passado as algas comestíveis eram geralmente chamadas de "me".

De acordo com o Enki-shiki (927), muitas algas marinhas, incluindo wakame, eram dedicadas as divindades e, de acordo com os Documentos Shokurain, também eram usadas como salários.

Uma das aparições mais antigas da palavra wakame está no "Manyoshu" um compilado de poemas de 759. A alga era usada como alimento, ingrediente para vinagre e sopa, e também para rituais de oração por uma boa colheita.

Os fazendeiros marinhos do Japão cultivam essa alga desde o período Nara. Wakame era a expressão antiga usada para referir-se a diferentes tipos de alga marinha. Com tempo as algas marinhas começaram a ser distinguidas surgindo kajime, kombu, arame e outros.

A primeira aparição em documentos ocidentais está no Nippo Jisho (1603) e é chamado de Vacame. Foi apenas no ano de 1960 que a alga foi amplamente utilizada nos Estados Unidos e outros países do ocidente, principalmente em bares de sushi.

Fazendeiros marítimos japoneses e coreanos cultivaram wakame por séculos e ainda são os principais produtores e consumidores. A alga marinha japonesa também é cultivada na França desde 1983.

Wakame - a alga japonesa e seus benefícios

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Wakame - a alga japonesa e seus benefícios
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Benefícios do Wakame para saúde

O Wakame é baixo em calorias e rico em nutrientes. Pequenas quantidades são suficientes para ajudar na ingestão de minerais como iodo, magnésio, folato, cálcio e manganês. Ela também contém vitaminas A, C, E e K, ferro, cobre e fósforo.

O alto teor do iodo pode ajudar na tireóide evitando doenças como hipotireoidismo. Wakame também reduz risco de pressão alta e outras doenças cardíacas. Ele também ajuda na saúde do coração e reduz os níveis de colesterol do sangue.

A alga também possui propriedades que combatem o câncer, estudos revelam que ele é capaz de bloquear o crescimento de células cancerígenas e inibi o crescimento de células do câncer de cólon e rim. Outros afirmam que a alga ajuda no tratamento do cabelo.

O wakame também diminui o açúcar do sangue e melhora a resistência à Insulina. Isso sem mencionar que suas baixas calorias também ajuda a perder peso. A alga japonesa tem efeitos anti-obesidade capaz de reduzir o tecido adiposo e a circunferência da cintura.

O Wakame também evita o envelhecimento precoce, pois é rico em antioxidantes, vitaminas e beta-caroteno. Por ser rico em colina ele também ajuda na saúde do cérebro, será por isso que os japoneses são inteligentes?

Resumindo os benefícios da alga marinha japonesa:

  • Baixa calorias;
  • Rico em nutrientes;
  • Rico em vitaminas;
  • Rico em minerais;
  • Evita tireóide;
  • Reduz colesterol;
  • Reduz açúcar no sangue;
  • Reduz o peso;
  • Reduz células cancerígenas;
  • Contribui para a saúde do cérebro;
Wakame - a alga japonesa e seus benefícios

Os Perigos de Comer Wakame

Apesar dos benefícios, existem também perigos ao consumir qualquer tipo de alimento em excesso. O fato do wakame ser rico em iodo exige que tenha cautela no consumi, não passando das 20 gramas por dia.

Para diminuir o iodo do wakame você pode comer junto com brócolis, couve e soja que costumam absorver o iodo. Consumir em quantidades excessivas pode ter o efeito reverso na tireóide e ainda causar sintomas como febre, dor de estômago, náuseas e diarreia.

Wakame desidratado pode ser rico em sódio, então caso tenha problema de pressão consuma com cuidado. Alguns podem conter metais pesados, mas são quantidades baixas sem necessidade de preocupações.

Na verdade não precisa se preocupar tanto ao comer Wakame, alguns não estão acostumados a ouvir isso, mas são os mesmos alertas de qualquer alimento. Não queremos desencorajar de forma alguma seu consumo. É igual ler a bula de remédio e ver os efeitos colaterais raros.

Onde comprar Wakame?

Caso deseje comprar a alga marinha japonesa, vamos deixar alguns sites que vendem abaixo:

Informação Nutricional do Wakame

Abaixo temos uma tabela com informações nutricionais de 100 gramas de wakame cru:

Tabela Responsiva: Role a tabela para o lado com o dedo >>
Energia188 kj (45 kcal)
Carboidrato9.14 g
Açúcar0.65 g
Fibra Dietética0.5 g
Gordura0.64 g
Ácidos Graxos Saturados0.13 g
Monovalente Insaturado0.058 g
Multivalente Insaturado0.218 g
Proteína3.03 g
Triptofano0.035 g
Treonin0.165 g
Isoleucina0.087 g
Leusin0.257 g
Ricin0.112 g
Metionina0.063 g
Cistin0.028 g
Fenilalanina0.112 g
Tirosina0.049 g
Barin0.209 g
Arginina0.092 g
Histijin0.015 g
Alanin0.136 g
Ácido Asparagínico0.179 g
Ácido Glutâmico0.199 g
Glicina0.112 g
Proline0.092 g
Serin0.078 g
Equivalente De Vitamina A2%
Betacaroteno(2%) 216 mcg
Com Luteína2%
Zeaxantina2%
Tiamina (B1)(5%) 0.06 mg
Riboflavina (B2)(19%) 0.23 mg
Niacina (B3)(11%) 1.6 mg
Ácido Pantotênico (B5)(14%) 0.697 mg
Vitamina B6(0%) 0.002 mg
Ácido Fólico (B9)(49%) 196 µg
Colina(3%) 13.9 mg
Vitamina C(4%) 3 mg
Vitamina D(0%) 0 IU
Vitamina E(7%) 1 mg
Vitamina K(5%) 5.3 µg
Sódio(58%) 872 mg
Potássio(1%) 50 mg
Cálcio(15%) 150 mg
Magnésio(30%) 107 mg
Fósforo(11%) 80 mg
Ferro(17%) 2.18 mg
Zinco(4%) 0.38 mg
Cobre(14%) 0.284 mg
Manganês(67%) 1.4 mg
Selênio(1%) 0.7 µg

Vídeos sobre a Alga Marinha Wakame

Para finalizar o artigo vamos deixar alguns vídeos falando um pouco mais sobre essa alga, seus benefícios e receitas:

Receita - Salada de Alga Wakame

Ingredientes da Salada de Algas

  • 1/2 xícara de alga Wakame desidratada em tiras;
  • 1 cenoura ralada;
  • 3 colheres (sopa) de semente de gergelim;
  • 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim;
  • 1 colher (sopa) de molho shoyu;
  • 1 dente de alho ralado;
  • sal a gosto;

Preparo da Salada de Algas

Hidrate a alga marinha em 1 xícara de água, por 15 minutos. Escorra a água. e toste as sementes de gergelim em uma panela. Quando as sementes começarem a pular, deixe esfriar. Em uma frigideira, toste levemente alho ralado; adicione o óleo de gergelim, misture por alguns segundos, desligue o fogo e aguarde esfriar. Misture todos os ingredientes e sirva.

Fica a dica para você fazer também um delicioso Misoshiro com Wakame. Espero que tenham gostado do artigo, se gostou não esqueça de compartilhar com os amigos e deixar seus comentários. Obrigado!

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?