Alguns ficam surpresos de saber que na culinária japonesa não é comum o consumo de Feijão como no ocidente, os japoneses só utilizam feijão (azuki) para fazer sobremesas. A maioria diz que o feijão é um alimento necessário por ser rico em ferro e diversos outros nutrientes e acham que deve fazer parte de toda culinária no mundo, mas não no Japão e alguns outros países.
Como eles podem substituir os nutrientes do tradicional feijão? A culinária japonesa é uma das mais saudáveis e ricas em nutrientes, e um dos substitutos é o próprio broto. O famoso moyashi ou broto de feijão é rico em fibras, Vitaminas A, B, C, E, Ferro, Cálcio, Potássio e diversos outros nutrientes, além de estar presente na maioria dos pratos japoneses e ter poucas calorias. Além disso o broto de feijão ajuda na digestão e tem propriedades antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
Outra vantagem do moyashi é sua crocância e seu preço, que é muito barato em comparação com qualquer outra verdura e legume. É possível encontrar um pacote de 200g de moyashi por menos de 30 ienes (80 centavos). Ele também pode ser consumido em diversos pratos como sopas, saladas, refogados, ramen e outros.
Origem do Moyashi
O famoso broto de feijão moyashi utilizado na culinária japonesa vem do feijão mongo ou mung, que têm uma longa história de uso medicinal e alimentar em toda a Ásia. O grão deste feijão também é utilizado para fazer algumas receitas como sopas, ele é bem pequeno mas bem poderoso.
O moyashi ficou popular durante a Segunda Guerra Mundial, por causa da facilidade e rapidez do cultivo. Ele pode ser cultivado em pouca luz, possibilitado a técnica de germinação em navios de guerras japoneses. Acredita-se que a germinação tenha sido introduzida da China por monges budistas.
A germinação é simples, exigindo umidade, calor e pouca exposição a luz solar. As sementes são umidificadas, e deixados em temperatura ambiente dentro de um compartimento transparente. O compartimento deve permitir a saída da água que ficar em excesso, caso os grãos fiquem submergidos na água, eles morrem. Eles também devem ser enxaguados algumàs vezes ao dia, dentro de 3 a 10 dias os brotos crescem e podem ser utilizados. Eles devem ser cozinhados por 15 minutos para matar os germes e consumidos dentro de 2 dias.
Como preparar o Moyashi
Não existe nenhum segredo, o moyashi pode ser utilizado e preparado de várias maneiras. O broto pode ser consumido cru, frito ou rapidamente cozido e refogado. Você pode coloca-lo em um escorredor de macarrão e regar com água fervente. Depois pode fritar junto com cebola, carne e outras verduras e legumes como cenoura. Temperar com shoyo, gengibre ralado e outros temperos da culinária japonesa.
Uma dica é não deixar o Moyashi na agua, porque ele fica mole, e o melhor dele é ser crocante. Ele pode ser utilizado como acompanhante de ramen, saladas e pratos com carne. Caso queira comer moyashi cozido, ferva na água por apenas um minuto para ele não perder sua crocância.