No café da manhã, ele estará lá. No lanchinho da escola, ele estará lá. Quando se quer comer algo diferente em casa, ele também estará lá. O quão presente o arroz está na vida dos japoneses? Neste artigo, vamos falar exatamente do arroz japonês gohan (ご飯), aquele arroz que é soltinho e inteiro mas grudento ao mesmo tempo. Aquele arroz suculento cultivado direto das plantações de arroz no Japão.
História e curiosidades do arroz japonês
O arroz é cultivado no Japão há mais de 3 mil anos. Para se cultivar ele, é necessário clima frio e solo enriquecido.
Como maior parte do território japonês é composto por montanhas e terrenos íngremes, os japoneses cultivam o arroz em Tanadas (棚田), que são terraços feitos nas encostas japonesas de forma artesanal. Assim como o local, seu cultivo é tradicional e feito por mão de obra idosa em sua maioria, pois os japoneses mais novos são focados na vida urbana.
O arroz no Período Kamakura (século XII) já foi utilizado como moeda.
O arroz é utilizado em ocasiões especiais, bem como oferendas a deuses e entes queridos falecidos. Alguns japoneses acreditam que há deuses dentro de cada grão de arroz. Existe um deus do arroz, chamado Inari, que também é o deus das raposas e da fertilização.
Tipos de arroz japonês
No Japão, existem duas principais qualidades de arroz mais utilizadas. O uruchimai (粳米),que é conhecido como Arroz Japonês, é o mais utilizado. Seu grão é translúcido e curto. Depois de cozido, ele fica liguento, facilitando para pegar com os hashis.
Já o arroz mochigome (もち米), conhecido como Arroz Glutinoso, é curto e opaco. Depois de cozido, ele fica ainda mais liguento, mais grudento, mais firme. Esse é utilizado para fazer o mochi, ou receitas que precisam de mais liga, como sekihan. O mochigome é tão grudento, que especialistas o acharam na composição do cimento utilizado para construir a Grande Muralha da China! Claro que existem muitos outros tipos de arroz utilizados no Japão que não vamos mencionar neste artigo.
Receita de arroz japonês
Esta é a receita do arroz japonês utilizado para comer puro na tigela ou fazer Onigiri. É uma receita bem livre, você determina o quanto vai utilizar. Apenas deve lembrar de sempre utilizar o dobro de água para a quantidade de arroz.
Ingredientes
- Arroz tipo Japonês- 500g
- Água- 1 Litro;
Como fazer:
- 1. Lave o arroz, passando a mão entre os grãos delicadamente, para não quebrar;
- 2. Lave por 3 vezes, ou até a água sair o mais transparente possível. Escorra;
- 3. Coloque em um bowl e coloque a água que vai ser utilizada para cozinhar(no caso desta preparação,1 litro);
- 4. Deixe descansar por no mínimo 30, podendo descansar de um dia para o outro;
- 5. Leve para uma panela a água e o arroz juntos. Dica importante: a água deve estar 2 dedos acima do arroz. Se a quantidade que você está utilizando for pouca, coloque mais água. Mas se a água que você colocou ultrapassar os 2 dedos, não retire a água);
- 6. Comece colocando a panela sem tampa no fogo alto até começar a ferver;
- 7. Abaixar o fogo, colocar um pano de prato e a tampa;
- 8. Cozinhe por no mínimo 5 minutos e vigie o seu arroz. O tempo de cozimento depende do tempo de molho na água que você deixou. Quanto mais tempo de molho, menos tempo de cozimento;
- 9. Desligue o fogo. Espere 10 minutos e transfira para um recipiente. Seja delicado com o arroz, ele quebra fácil;
Pronto! Agora é só aproveitar! O que achou do post? Você gosta de Gohan? Tem sugestão de acompanhamento? Gostaria de ver que tipo de receitas aqui no site?