APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Restaurante Yakiniku – O Churrasco Japonês

Brasil é a terra do churrasco, mas você sabia que no Japão também existe o churrasco japonês chamado de yakiniku? Quais as diferenças entre o churrasco japonês e o churrasco brasileiro?

A palavra yakiniku refere-se não apenas a carne grelhada, mas também aos populares restaurantes de rodízio onde você mesmo é capaz de assar sua própria carne na grelha. Vamos falar bastante sobre eles neste artigo.

Quebrando Paradigmas - Muitos acreditam que a carne no Japão é cara. Esse artigo vai provar que é possível fazer um churrasco toda semana no Japão, como estamos acostumados no Brasil. Na verdade, até mais fácil através dos restaurantes yakiniku.

O significado de Yakiniku

A palavra yakiniku [焼肉] significa literalmente carne [肉] grelhada [焼], mas também é usada para se referir aos populares restaurantes que tem carne como prato principal, seja grelhada na churrasqueira ou na chapa.

Yaki é uma palavra abrangente [焼] e pode não ter o mesmo conceito que uma carne assada na brasa ou na grelha. Por exemplo, fritar uma carne na chapa pode ser chamado de yaki como fazemos com takoyaki.

Restaurante yakiniku - o churrasco japonês

O churrasco em japonês também pode ser chamado da mesma forma que o inglês barbecue [バーベキュー]. Os japoneses se referem ao churrasco brasileiro usando a palavra shurasuko [シュラスコ].

Yakiniku pode ser definido como uma carne em pedaços finos e pequenos assados sobre uma chama de carvão de madeira carbonizada por destilação seca, ou em uma frigideira, grelha à gás ou elétrica.

Como é o churrasco japonês?

Raramente os japoneses se reúnem em algum lugar aberto para assar pedaços gordos de carne em uma churrasqueira. Eles preferem ir aos restaurantes de yakiniku e assar a carne fatiada bem fina.

Quando os japoneses inventam de assar carne no espeto, eles preferem espetar outras coisas além da carne. Os japoneses comem bastante espetinhos de carne, mas geralmente são carne de frango ou carne de porco.

Restaurante yakiniku - o churrasco japonês

Os japoneses preferem a carne mal passada, por isso eles cortam-na de forma bem fina nos restaurantes yakiniku e mergulham a carne em diferentes molhos. É uma experiência diferente e deliciosa.

A carne não é tão vista nos pratos japoneses além do yakiniku, não por causa do seu preço, mas simplesmente por causa da cultura. Houve um período em que a carne bovina foi abolida do Japão, o que tirou seu lugar da mesa.

Apenas durante o período Showa, o churrasco japonês começou a nascer graças a influência da cultura coreana e o dos pratos bulgogui e galbi. Depois da Segunda Guerra Mundial o churrasco foi finalmente difundido no Japão.

Como é o restaurante Yakiniku?

Existem dois tipos diferentes de restaurante yakiniku. Os mais populares são rodízios onde os próprios clientes assam suas carnes em grelhas dispostas no centro da mesa que comporta uma família.

Existem também outros restaurantes que levam nome de yakiniku, mas que servem apenas pratos prontos de carne bovina e suína. Uma vez entrei num restaurante errado pensando que pegaria um rodízio de carnes.

Restaurante yakiniku - o churrasco japonês

Nos restaurantes de rodízio, geralmente você tem acesso a diversos tipos de carne, peixes, legumes e alguns oferecem até sobremesas, sushi, soba, udon, tempura, crepes e outros pratos, tornando-se um restaurante bem variado.

Alguns locais também costumam oferecer bebidas à vontade gratuitamente, ou cobram uma pequena taxa de 100 ou 200 ienes por elas. Geralmente existem dias e horários que o rodízio custa mais barato.

Das vezes que eu fui, paguei cerca de 1.500 ienes por 2 horas para comer a vontade. Na primeira vez eu encontrei um lugar mais barato de apenas 1.000 ienes no horário de almoço.

Lá você enche sua bandeja de carne e grelha todas em sua mesa, quantas vezes quiser. A carne é cortada fina, então grelha em poucos minutos, e você pode mergulhá-la em alguns molhos para realçar o sabor.

Restaurante yakiniku - o churrasco japonês

Uma hora é mais que suficiente para você ficar satisfeito em um restaurante de yakiniku. Tudo isso por um valor mais baixo do que rodízios de churrasco em restaurantes no Brasil.

Em alguns restaurantes de yakiniku, você deve ir até um local e pegar sua carne, mas alguns entregam a carne na mesa. Também existem carnes especiais que precisam ser pedidas aos atendentes, ou pratos com valor adicional.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Restaurante yakiniku - o churrasco japonês
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

tipos de carne de um yakiniku

Nos churrascos e nos restaurantes de yakiniku geralmente você encontra diferentes tipos de corte de carne bovina e suína. É possível até mesmo comer carne premium como kobe bife e wagyu.

Abaixo vamos listar alguns cortes de carne encontrados em um yakiniku, junto com outros ingredientes bastante populares que acompanham esse churrasco japonês.

Restaurante yakiniku - o churrasco japonês
  • Carne bovina:
    • Rōsu – fatias de lombo;
    • Karubi ou baraniku – costelas;
    • Harami – carne macia em torno do diafragma;
    • Tan – carne da língua;
    • Misuji – carne macia em torno do joelho;
  • Porco:
    • Butabara – barriga de porco;
    • P-toro / Tontoro – carne gordurosa em torno do rosto e do pescoço;
  • Horumon ou motsu - Vísceras:
    • Rebā - fígado bovino;
    • Tetchan - intestino;
    • Hatsu - coração;
    • Kobukuro – Útero de porco;
    • Tēru - Fatias da cauda cortadas transversalmente, com ossos;
    • Mino / Hachinosu - tripa bovina;
    • Gatsu – Estômago do porco;
  • Frango;
  • Frutos do mar – lula, marisco, camarão;

Você também encontra verduras como pimentão, cenoura, cogumelos, cebolas, berinjela, repolho, broto de feijão, alho e polpa de kabocha. Na verdade existem milhares de outros cortes não citados.

Minha experiência em um Yakiniku

Eu fui em um yakiniku na cidade de Hamamatsu, não me lembro o nome dele. Paguei 1.000 ienes para comer 2 horas, lá tinha aproximadamente uns 30 tipos de carne diferentes. E lá também tinha sushi, tempura, crepe, sorvete e todas as outras coisas que eu já citei.

Em uma hora eu já não conseguia mais comer. Nem sei o que dizer, foi uma experiência maravilhosa, e tudo uma delícia, além de ser super barato.

Restaurante yakiniku - o churrasco japonês

Ainda aconteceu algo interessante, eu esqueci minha bolsa com câmera e passaporte no local. Eu só voltei para pegar 3 horas depois, e estava lá como eu já esperava.

Outra coisa que pude observar era um grupo de quatro jovens brasileiros que estavam na porta do local atrapalhando o caminho. Desde quando saí, e três horas depois, quando voltei, eles estavam lá na porta do local, sentados na escada, atrapalhando e incomodando a entrada das pessoas. Qual a necessidade?

Em Osaka, em Nipponbashi, eu também fui em um restaurante que tinha yakiniku no nome. Mas era apenas um restaurante comum, onde você escolhe um prato e pronto. Pedi um prato super apimentado e me arrependi, mas estava gostoso.

Restaurante yakiniku - o churrasco japonês

Novamente, em 2018, na minha segunda viagem ao Japão, eu fui três vezes em um yakiniku. Assim que encontrei meu amigo Roberto Pedraça, fomos em um yakiniku em Kakegawa; na segunda vez, voltamos no de Hamamatsu.

Em Sapporo, na província de Hokkaido, também fui em um yakiniku onde tive a oportunidade de comer a especialidade local, a famosa carne de carneiro chamada Jingisukan.

O que acharam do churrasco japonês? Já tiveram a chance de experimenta-lo? Recomendo fortemente visitar um yakiniku quando estiver no Japão.

Agradecemos os comentários e compartilhamentos!

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?