APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Conheça refeições japonesas leves e saborosas

Muitos brasileiros amam a culinária japonesa. Pratos como combinados de sushi e sashimi estão entre os mais pedidos nos aplicativos de entrega e os restaurantes especializados já estão por todos os cantos.

Em São Paulo, é maior o número de restaurantes especializados na culinária japonesa do que em churrasco. Mas esses restaurantes muitas vezes oferecem sabores mais abrasileirados e menos ligados à gastronomia própria do Japão, o que pode frustrar quem quer provar os reais temperos do país oriental.

A diversidade da culinária japonesa é enorme. Há pratos para todos os gostos e paladares. Muito além do sushi e do sashimi, existe muito com o que você pode se deliciar. Inclusive naqueles dias que deseja apenas algo mais leve e saboroso.

Vamos listar agora pratos japoneses leves e saborosos, ideais para dias de muito calor, para quem se recupera de uma enfermidade ou, claro, para quem é fã do sabor!

Somen

Além de ser muito leve, o somen tem mais uma característica que faz dele especial para dias muito quentes: É gelado. Sim, trata-se de um macarrão gelado!

O macarrão é muito fininho e há a adição de dashi ou tsuyu e de alguns vegetais. É um dos pratos que os japoneses mais gostam de consumir no verão.

15 tipos de macarrão japonês

Hiyashi Chuka

Mais um macarrão gelado, o hiyashi chuka se difere do somen principalmente pelo tipo de molho usado, que aqui é o tarê, e pelos ingredientes que o acompanham.

É comum adicionar vários ingredientes coloridos e leves ao hiyashi chuka. Os mais comuns são pepino, cenoura, tomate, frango e tamagoyaki. Leve e saboroso, tem também ótimo valor nutritivo.

Hiyashi chuka – macarrão gelado

Tokoroten

O tokoroten também é um macarrão, mas de algas e não de massa. Sua textura é gelatinosa e sua composição tem 98% de água, o que faz dele muito procurado por pessoas que estão de regime.

Outra grande facilidade do tokoroten é o quanto ele é fácil de se fazer. É vendido nos supermercados e basta adicionar um tempero ao seu gosto, como vinagre ou shoyu.

15 tipos de macarrão japonês

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Conheça refeições japonesas leves e saborosas
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Missoshiro

Nós, brasileiros, amamos sopas. Os japoneses não são diferentes e a versão mais famosa que eles têm desse clássico da culinária mundial é o missoshiro.

O missô, uma pasta de soja fermentada, é o ingrediente base do missoshiro. O caldo normalmente conta com katsuo-konbu dashi, que é usado em variadas receitas japonesas. E, claro, essa sopa também tem muitos outros ingredientes que podem mudar de acordo com o gosto de quem a consome.

O hábito dos japoneses é servir o missoshiro em uma sopeira de porcelana, o que o mantém quente por mais tempo e faz com que a distribuição do calor seja uniforme.

O segredo da beleza, magreza e longevidade japonesa

Tsukimi Udon

O tsukimi udon é ideal para quem deseja um prato já mais encorpado, mas ainda leve. Além disso, leva a vantagem de ser uma das refeições de mais fácil preparo da culinária japonesa.

Em resumo, o tsukimi udon é um macarrão cozido em caldo quente com um ovo cozido. Se já mencionamos aqui pratos que são muito procurados no verão, esse é um dos queridinhos do inverno japonês!

Udon – o macarrão grosso japonês

Espero que tenham gostado do artigo. Para finalizar, vamos deixar um vídeo que mostra alguns pratos da culinária japonesa;

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?