APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Período Asuka – Era da Arte e Budismo

O Período foi o Asuka (飛鳥時代) aconteceu entre o quinto e o sexto século de 538 a 710 d.C. No Japão uma forma de contagem de tempo é por períodos ou eras (元号; gengō ou 年号; nengō). Esse período foi marcado pela arte, arquitetura, budismo e a evolução do governo Yamato. Vamos agora entrar um pouco na história do Japão por saber mais a respeito dessa era importante para a história.

História e origem do Período Asuka

Atualmente Asuka é uma cidade situada no sul da cidade de Nara. Ainda é possível observar algumas características desse período por meio das arquiteturas ainda existentes no local.

Quando se fala de Período Asuka o mais comum é associar com a era responsável por artes e arquiteturas japonesas. Inclusive quem deu a proposta para esse nome foram estudiosos de arte, Sekino Tadasu e Okakura por volta de 1900.

Durante esse período também o Japão estava passando por um processo de troca de nome, ainda não tinha essa denominação tal como conhecemos hoje. O nome passou de Wa (倭) para Nihon (日本).

Período asuka - era da arte e budismo

Governo Yamato no Período Asuka

Governo Yamato também conhecido como ‘Período Yamato’ foi um domínio centralizado do Japão realizado pela Corte de Yamato. Foi durante esse governo que perdurou pela era Asuka no qual o Japão passou por grandes mudanças principalmente relacionadas à cultura e religiosidade.

Antes o território Japonês era disputado por clãs, mas a dinastia Yamato conseguiu unificar a nação por volta do século dois. Apesar de alguns conflitos esse governo conseguiu manter relativa paz. Então os japoneses começaram a desenvolver mais com relação a cultura e arquitetura, mas tinham de ínicio como base a China.

Durante o início do período o clã Soga-no-Umako conseguiu chegar a corte por meio de casamentos. Ao final so século sete a Imperatriz Suiko tomou posse e seu sobrinho , o príncipe Shôtoku se tornou governador.

Período asuka - era da arte e budismo

O príncipe Shôtoku era budista e seguia os ensinamentos confucianos. Ele acabou expandindo a religião budista. Por isso esse período é visto como a construção de grandes templos budistas.

O príncipe Shôtoku desenvolveu também Constituição de Dezessete Artigos (十七 条 憲法), nela era enfatizada os ensinamentos budistas e confucionistas com destaque na moral e as virtudes esperadas dos funcionários governamentais e seus súditos.

Além disso, ele passou a adotar o calendário chinês. Mas principalmente ele se dedicou para a divulgação do budismo no Japão também por mandar estudantes para a China. Essas mudanças ajudaram de maneira significativa o Japão em especial na relação com a China.

Caso você queira saber mais sobre esse príncipe e as mudanças que ele conseguiu fazer no Japão tem o filme Shotoku Taishi. Ele é um filme japonês que se passa durante o século seis.

Período asuka - era da arte e budismo

Reforma após a morte do príncipe

O Príncipe Shotôku morreu aos 48 anos em 622 d.C. Após sua morte o clã Soga aumentou sua força. Em 645 o Imperador Kotoku (孝徳天皇) estabeleceu um conjunto de doutrinas que foram escritas, depois que o príncipe morreu conhecida como as Reformas Taika (大化の改新) .

Então, foi instituído um novo sistema de controle que tinha como origem a estrutura governamental chinesa e acabou afetando positivamente a reforma agrária e fortalecendo o poder da corte imperial.

O final do período Asuka foi marcado pela reorganização administrativa chamada de Código de Taiho (uma renovação do Sistema de Ritsuryo). Esse código de início teve inspiração chinesa, mas depois passou por mais adaptação. O confucionismo foi tirado como inspiração para esse código, por isso suas punições eram mais leves.

Período asuka - era da arte e budismo

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Período asuka - era da arte e budismo
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Taoísmo e sua influência no Japão

Além do Budismo, o Taoísmo também passou a ter mais atuação no Japão durante o Período Asuka. O Taoísmo é mais considerado um conjunto de ensinamentos e filosofias do que uma religião. Essa crença parte da ideia de que o ser humano deve viver em harmonia com a natureza por fazer parte dela.

Assim como o Budismo o Taoísmo teve influência chinesa. No século sete foi construído o templo no Monte Tonomine. Pouco tempo depois os ensinamentos taoístas foram fundidos com o Shinto e o budismo no qual surgiram novos rituais.

Período asuka - era da arte e budismo

Cultura do Período Asuka

As crenças marcaram esse período, então com certeza tiveram muitos templos destinados para isso. Mas além dos templos tiveram as pinturas e esculturas, algumas também voltadas para o budismo.

Esculturas eram essenciais para a adoração, por isso ainda hoje existem algumas usadas naquela era. Muitas se encontram em museus, pois é a melhor forma de preservar a história.

Cada uma das peças mostram influências locais, mas de outros lugares também, como a China e a Ásia. Infelizmente não tem muitas pinturas desse período, pois se perderam com o tempo.

E algo que sempre se destaca quando se passa por períodos de tempo são as vestimentas. É uma forma de saber a época que viveu, portanto igualmente contribui para a cultura. Durante a Reforma de Taika (645) uma peça comum usada por Imperadores e homens ligados a corte era uma espécie de chapéu denominada Kanmuri.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?