APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Influências coreanas na cultura japonesa

Talvez poucos sabem disso mas, dentro da cultura e sociedade japonesa há influências da Coréia. Toda a arquitetura, vestimenta, língua, budismo e os caracteres chineses são resultado de uma importação cultural vinda da península coreana.

De meados do século V até o século VII, os coreanos introduziram ao Japão a metalurgia, cerâmica de pedra, legislação e a religião budista. Até hoje acredita-se que a introdução disso tudo foi feita diretamente pelos chineses. No entanto, essas influências culturais só chegaram no Japão através da Coréia.

Influências coreanas na cultura japonesa

Muitas influências coreanas no Japão se originaram na China, mas foram adaptadas e modificadas na Coréia antes de chegar ao Japão. O papel dos antigos estados coreanos na transmissão da civilização continental há muito tem sido negligenciado. Frequentemente, ideologias nacionalistas japonesas complicam a interpretação dessas influências.

Influências no Japão Antigo

A influência coreana no Japão remonta à migração de coreanos para o Japão. No início do século IX, uma pesquisa com clãs japoneses importantes mostra que, de 1.182 famílias nobres, 247 eram de reinos coreanos e 176 eram da China.

Muito do conhecimento que os coreanos passaram para o Japão veio originalmente da China. No entanto, se os japoneses confiassem apenas em fontes chinesas para influência externa e estímulo, a extensão da influência chinesa teria sido muito menor do que é.

Influências coreanas na cultura japonesa

As rotas marítimas para a China eram muito mais longas e perigosas do que as da Coréia. Durante séculos, o contato direto com a China era impossível devido à fraqueza política do Japão. O contato com a Coréia foi ininterrupto, então a influência chinesa, filtrada e modificada pela Coreia, continuou.

Negação das influências coreanas na sociedade japonesa

Influências coreanas na cultura japonesa
Imperador akihito

Desde a declaração do Imperador Akihito sobre a descendência coreana presente no sangue da Família Imperial, movimentos nacionalistas no Japão tem perdido força. Esses mesmos movimentos baseavam-se em um mito de que a cultura e sociedade japonesa é o que é por causa de seu próprio desenvolvimento, não por causa de relações externas. Apesar de que, esses movimentos nunca negaram as influências que o Japão teve da China.

Até então, era considerado tabu falar sobre as influências coreanas na cultura japonesa. E esse tabu era fortificado graças às relações políticas da Coréia e Japão. No entanto, desde a declaração do próprio imperador, esse tabu foi quebrado.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?