Já se perguntou exatamente do que os japoneses gostam? Quais suas paixões? O que eles tanto fazem? É um assunto muito extenso, e existem milhares de coisas e gostos diferentes para se discutir. Nesse artigo separamos 15 paixões japonesas, que descrevem o país e os japoneses.
Índice de Conteúdo
Karaoke
O Japão é claramente visto como o país do karaokê, é raro um japonês que não tenha ido num karaokê junto com amigos. Essa é uma das principais paixões japonesas difundidas por todo mundo.
Existem milhares de Karaokê Box espalhado por todo o Japão, fora alguns bares ou locais que oferecem a possibilidade de cantar com os amigos em qualquer lugar. Ao invés de ir para bares, por que não vamos no Karaokê?
Leia também: Karaokê – Origem, curiosidades e popularidade
Pachinko (パチンコ)
Um jogo de azar similar aos Pinball. Diferente dos jogos de azar brasileiro, os jogadores compram bolinhas para jogar na máquina, com intenção de ganhar mais bolinhas e trocá-las por prêmios como bichos de pelúcia. Parece um jogo infantil, sem falar nas milhares de máquinas diferentes que existe.
Mas a policia esta sempre de olho, visto que alguns costumam levar suas bolinhas para outro local e trocar por dinheiro. Esse mercado chega a ter rendimento de 400 milhões de dólares todo ano, e é bastante muito popular entre os homens de meia-idade.
Recomendamos ler também:
- Guia Pachinko – Máquinas de aposta no Japão
- 20 Animes de Jogos de Azar, apostas e manipulação
Viajar
Apesar de não parecer, os japoneses gostam muito de viajar. Pode notar as milhares atrações turísticas espalhadas dentro do próprio país, qualquer cidade que você for vai encontrar algo único e interessante.
Sem falar na enorme facilidade de se locomover por todo país de trens. Os japoneses também viajam muito para o exterior, todo ano mais de 15 milhões de japoneses viajam para o exterior, com os principais destinos EUA, China e Coreia.
Leia também: Os 50 pontos turísticos mais populares do Japão
Máscaras
Alguns japoneses são obcecados por limpeza e vermes, se tornando muito comum ver pessoas usando máscaras nas ruas. Muita das vezes a intenção é evitar passar doenças a outras pessoas, isso é muito elogiável. Os japoneses realmente parecem ser apaixonados por máscaras.
Leia também: Conheça 10 Máscaras Japonesas Famosas
Fofocas
Quem pensa que os japoneses são calados, estão enganado. Além das fofocas em grupinhos. O Japão tem uma enorme mídia de fofocas. Milhares de revistas e jornais são lançados toda semana contando a vida das milhares de Idols e pessoas famosas no Japão.
Chega a ser pior que as fofocas dos tabloides da América e Europa. Até mesmo o alfabeto japonês usa kanji de 3 mulheres para representar barulho, mostrando que mulher fala demais... 女三人寄れば姦しい
Leia também: Ideogramas estranhos que usam o kanji de mulher [女]
Coisas pequenas
Assim como os japoneses, eles gostam de coisas pequenas. Carros pequenos, pequenas porções de comida, eletrônicos, bares pequenos, casas pequenas, etc. Alguns podem pensar ser por falta de espaço, mas não é bem o caso.
Leia também: As casas japonesas são realmente pequenas?
Peixe
No Japão as pessoas consomem em média 70kg de peixe por ano. O consumo médio global é apenas 13 kg. Isso não se deve a falta de carne, visto que não é difícil achar carnes no mercado.
O peixe virou algo fundamental da cultura japonesa, quase todas as receitas levam peixes ou frutos-do-mar.
Leia também: 130 Tipos de Sushi – Urumaki, Hossomaki, Nigiri
Estética e aparência
Os japoneses se importam muito com a estética e aparência das coisas. Isso é notado nas artes japonesas como Ikebana, Bonsai, jardins japoneses, caligrafia, e cerimônia do chá tudo esta ligado a estética.
Fora isso notamos também como as coisas no Japão tem uma aparência chamativa, até mesmo as comidas são bonitas e organizadas. Os japoneses realmente amam cozinhar!
Recomendamos ler também:
- Ikebana – A arte japonesa dos arranjos florais
- Bonsai – A arte Japonesa de Árvores em miniatura
- Jardim Japonês – Guia sobre os jardins tradicionais do Japão
Educação e Comprimento
Chega até parecer estranho, mas os japoneses gostam de falar; desculpa, obrigado, bem-vindo em milhares de ocasiões. Qualquer loja que você entrar vai ouvir Irasshaimase variàs vezes e alto.
Qualquer esbarradinha, entrada em algum local, ou vai fazer alguma coisa, você vai ouvir, desculpe-me. Nem vamos falar do arigatou.
Recomendamos ler: Domo Arigato – 72 forma de dizer obrigado em japonês
Não desperdiçam - Mottainai
Todos estão por dentro que o Japão é um país limpo, faz uma coleta rigorosa do lixo. Mas também eles têm um sentimento de pesar quando acabam desperdiçando algo, chamado Mottainai (もったいない).
Os japoneses evitam o máximo o desperdício de alimentos e recursos. Uma das formas de evitar o desperdício é que a maioria dos produtos industrializados são embalados e unidade. Muito comum comprar sacos de biscoito com vários biscoitos dentro de um pacote.
Leia também: Guia de Separação, coleta e reciclagem de lixo no Japão
Beber e fumar
O Sake, a bebida japonesa, costuma ter uma baixa % de Álcool. Isso não impede o país de ter um grande número de bêbados, alguns homens assalariados sai do serviço e vai direto beber, e alguns fazem isso diariamente. Apesar da alta taxa de beberrões no Japão, dificilmente acontece algum acidente. Fora isso, fumar é algo comum no Japão, cerca de 25% da população fuma.
Leia também: Curiosidades sobre fumar cigarro ou tabaco no Japão
Manga
Manga são muito populares no Japão. Não tem idade para gostar de manga, são populares entre os jovens e Idosos, homens e mulheres.
Há Manga sobre todos os temas imagináveis - esportes, romance, animais, jogo, negócio, história, fantasia e crime. As pessoas não têm vergonha de lerem mangas, é possível encontrar pessoas lendo em trens e ônibus, até mesmo mangás eróticos.
Equipe
Enquanto alguns se empenham em crescer e se destacar, dizendo o ditado: Cada um por si, no Japão se valoriza o trabalho em equipe.
Existe até um ditado que diz: O prego que fura para cima, é martelado para baixo. Mostrando que no Japão quem quer ter destaque sozinho se lasca. Se alguém quer se dar bem no Japão, tem que aprender a viver dentro da sociedade.
Trabalho
Aqui está outro estereótipo sobre o Japão que geralmente é verdade. Muitos acham mesmo que os japoneses são obrigados a trabalhar 12 horas por dia? Não, eles por contra própria gostam de trabalhar, e amam fazer horas extras.
No Japão eles consideram falta de educação ir embora antes do chefe, e quando o chefe quer trabalhar mais um pouco, eles com orgulho ajudam.
Leia também: Arubaito – Trabalho de meio período no Japão
Onsen
Onsen são banhos em águas termais, popular em todo o país. Existem milhares de locais naturais ou não, que oferecem banhos em águas termais, muitas vezes público com muitas pessoas. Eles não têm vergonha de ficar pelado entre si.
Leia também: Onsen – Fontes Termais Naturais do Japão