APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Pobreza no Japão – Existem japoneses pobres?

Japão é considerado uma nação rica e uma das maiores economias do mundo com uma taxa negativa de desemprego, uma boa segurança e um uso organizado dos impostos. Muitos acabam criando a ilusão de que no Japão só existem pessoas ricas, e se imaginarmos o salário mínimo de 5000 reais e um custo de vida que chega a ser mais baixo que do Brasil, podemos sonhar que no Japão a pobreza é zero ou bem diferente que a pobreza no Brasil.

A cultura japonesa também possui seus problemas, a forma que o Japão funciona acaba deixando 20 milhões de pessoas na linha da pobreza, grande parte mulheres solteiras e idosos. É claro que a pobreza no Japão é diferente da pobreza que muitos imaginam ao redor do mundo, mas grande parte da população vive no limite de seus salários.

A pobreza pode ser raramente visível mas está presente nos bairros pobres e favelas, entre os moradores de rua, pessoas que perdem toda a credibilidade no mercado de trabalho, pessoas que perdem seus bens materiais em desastres naturais ou aqueles que usam todo seu salário para pagar despesas e dívidas. Não importa o país, a pobreza é inevitável, pois, fazemos parte de um sistema capitalista que não beneficia todos.

Pobreza no japão - existem japoneses pobres?

Mães solteiras e idosos pobres no Japão

O Japão dificulta a vida financeira para as mães solteiras, principalmente se elas tiverem os filhos durante a escola. Muitas estudantes gravidas acabam largando ou até sendo obrigadas a larga os estudos e ficam sem fazer faculdades. Isso acaba com as possibilidades de encontrar empregos decentes, fazendo a mãe recorrer a trabalhos em fábricas e de meio perigo enquanto cuida do filho sozinha.

As perspectivas de emprego para mulheres solteiras e idosos não costumam ser boas. Muitas empresas japonesas contratam apenas jovens fortes e evitam contratar pessoas sem formação, que estão se aproximando da terceira idade ou com outros problemas específicos. Os empregos que essas pessoas conseguem são de baixa remuneração (50% da média salarial) e sem esperança de promoção.

Não importa se a mãe solteira recebe ajuda do governo ou se o idoso está aposentado. O valor que eles recebem é insuficiente para se sustentar, fazendo com que eles dependam da família ou façam bicos para ganhar um dinheiro extra. Alguns chegam até mesmo a roubar, o índice de aposentados furtando no Japão, subiu muito nos últimos anos.

Pobreza no japão - existem japoneses pobres?

A pobreza visível nas ruas do Japão

É difícil dizer quantos japoneses são tecnicamente "pobres" no Japão, mas é certo dizer que não encontramos facilmente fileiras de casas e famílias vivendo em condições terríveis ou pessoas passando fome. O Japão esconde tão bem a pobreza que dificilmente vamos imaginar que existem japoneses pobres.

Em grandes cidades como Tokyo vamos acabar encontrando pessoas deitadas em papelão à noite na rua, tentas e barracas de sem-tetos surgindo em parques e desaparecendo ao amanhecer. E principalmente pessoas famintas em uma fila esperando ganhar uma sopa. Claro que nem todos estão morando na rua por serem pobres.

Existem muitos aspectos pessoais que fazem a pessoa viver na pobreza, como o orgulho ou a ideia de nunca aceitara ajuda do governo ou da família. Outros simplesmente são expulsos de casa ou fogem por algum motivo pessoal. Alguns simplesmente são loucos, abordamos tudo isso em nosso artigo sobre moradores de rua no Japão.

A verdade é que existem pessoas pobres que vivem na rua recolhendo latinha e fazendo trabalhos que oferecem uma remuneração muito baixa. Podemos ver esses exemplos de pobreza em animes e doramas como Hinamatsuri e Yamada tarou monogatari.

Pobreza no japão - existem japoneses pobres?

Outros motivos que causam pobreza no Japão

Por mais que o Japão seja um país rico e barato, algumas coisas acabam fazendo com que a pobreza se alastre de forma diferente na sociedade japonesa. Criar um filho no Japão é extremamente caro, a saúde é paga, as escolas públicas são pagas, diversos serviços que poderiam ser gratuitos exige um certo custo, mesmo que pequeno, pode ser um causador da pobreza.

Os impostos apesar de serem bem usados também não costumam ser baixos. Grande porcentagem do seu salário costuma ser usado para manter as despesas de casa e a alimentação. O Japão também é um país capitalista dominado por um grande lazer e entretenimento apelativo que faz com que você torre seu dinheiro sem menos perceber, deixando muitos falidos.

Os aspectos da pobreza no Japão são tão óbvios e ainda é inexplicavelmente difícil convencer as pessoas de que eles existem. Agiotas, hostess clubes, shows, prostituição, pachinko e diversos outros fatores contribuem para falência e trabalho escravo de muitos japoneses. Alguns filhos até mesmo vivem com os pais na fase adulta como hikikomori sem trabalhar.

Existem inúmeras razões pelas quais os japoneses enfrentam dificuldades financeiras, o importante é deixar claro que mesmo que a pobreza não seja em níveis elevados ou pesada como em outros países, ela existe e está entre e sociedade como em qualquer país. Qual a sua opinião sobre o assunto? Espero poder abordar mais aspectos sobre o assunto em outros artigos. Agradecemos os comentários!

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?