Abaixar o corpo é a forma de cumprimento mais tradicional do Japão desde o século 8. Pode parecer simples, mas o ato de curvar-se em reverência, chamado de ojigi [お辞儀] que significa literalmente arco. Tal costume é cheio de significados.
Essa demonstração de respeito é tão importante que os japoneses se curvam mesmo quando estão falam ao telefone sem ninguém ver. No artigo de hoje vamos ver diversas ocasiões onde as pessoas devem se curvar.
Dependendo de como é feito, pode apontar o grau de importância tanto de quem é cumprimentado quanto de quem cumprimenta. Existem situações onde alguns se prostram no chão em outro comprimento chamado dogeza.
Veja uma lista de situações onde os japoneses costumam se curvar, depois vamos falar um pouco sobre cada uma delas.
Ao pedir desculpas Durante Saudações Agradecimentos Introduções Como forma de Respeito A clientes Nos Esportes Nas Performances Em situações religiosas
Índice de Conteúdo
Curvar-se ao pedir desculpas
Como mostra a gravura no começo do artigo, se você comete algum erro, você deve pedir desculpas e se curvar. Um pedido de desculpas leve exige que você abaixe levemente a cabeça em 10 graus.
Vamos dizer que você é um garçom e derrama o café quente em um cliente. Você pode fazer uma curva de 45 graus e dizer: Moushiwake Gozaimasen que significa literalmente "sinto muito".
Agora digamos que você cometeu um crime, e quer pedir desculpas a vitima. Você deve curvar em uma posição ajoelhada e dizer: Makoto ni Moushiwake Gozaimasen deshita que significa "sinceramente peço desculpas pelo que eu fiz".
Curvando durante Saudações
O cumprimento mais comum é abaixar levemente a cabeça e ombros em até 10 graus. Para os japoneses meio que tal movimento é automático e às vezes passa até despercebido de tão rápida e curta é a inclinação da cabeça.
Esse gesto de respeito é usado tanto para cumprimentar como para dizer adeus. Em circunstâncias extremamente formais um arco completo pode ser executado. Existe ocasiões em que o clássico aperto de mão pode ser realizado.
Curvar ao fazer Agradecimentos
Se alguém lhe cede um lugar na fila, é comum curvar a cabeça superficialmente em agradecimento. Também é muito comum motoristas curvarem a cabeça em agradecimento por pequenas cortesias.
Qualquer ocasião que você sinta necessidade de agradecer a uma pessoa, pode ser um momento para se curvar. É bem provável que a pessoa que também fez o favor, curva-se levemente a cabeça como um sinal de não foi nada.
Curvar-se nas Introduções
Em apresentações casuais e formais deve-se curvar a parte superior do corpo em um ângulo de até 30 graus. Se a pessoa é extremamente importante, você pode curvar até 45 graus. É importante manter a cabeça e ombros retos e os braços alinhados. Não há nenhuma razão para manter contato visual durante uma curva (é considerado rude).
Em negócios, após a troca do “meishi” (cartão de visita) os envolvidos devem se curvar e manter-se nessa posição por um momento antes de voltar à posição vertical. Mantenha uma distância para evitar colidir as cabeças (isso acontece).
Curvar como forma de Respeito
O ato de se curvar é uma expressão de humildade e sempre indica respeito. Alguns costumam curvar-se para animais ou até objetos. Até mesmo os animais se acostumaram, e em Nara é possível ver algum cervo se curvando. Na foto temos um zelador curvando-se para uma baleia.
Curvando-se a clientes
No Japão clientes são considerados de muita importância. É muito comum funcionários se curvarem perante os clientes. Algumas lojas e empresas instruem seus funcionários qual a maneira correta de se curvar a um cliente.
Curvando-se nos Esportes
Outras ocasiões em que os japoneses se curvam é antes ou depois de partidas esportivas, artes marciais, sumô, e até jogos de carta como o Karuta. Nessas ocasiões se costuma curvar em até 20 graus.
No início de um esporte, a pessoa curva é fala "yoroshiku onegai shimasu" e no final ao curvar ela diz "arigatou gozaimashita". Em alguns esportes como artes marciais, e karuta, você deve curvar-se não apenas a seu oponente mais ao treinador ou a quem está executando o jogo.
Curvando-se nas Performances
Como no ocidente, é comum os artistas se curvarem em resposta aos aplausos. Na apresentação de um teatro, gueixa, eventos onde atores, dubladores estão presentes realizando alguma apresentação, até mesmo shows de música.
No caso das gueixas ou apresentações tradicionais, os artistas costumam curvar-se completamente de joelho.
Curvar em situações religiosas
Também é comum curvar-se um pouco aos deuses em um santuário xintoísta. Cerimônias xintoístas exigem quase sempre um arco completo de uma posição ajoelhada.
Claro que existem diversas outras ocasiões em que deve se curvar. Se você conhece uma que não foi mencionada, comente aqui.