No Japão, para comemorar o Natal, um dos pratos tradicionais que não pode faltar no jantar é o "Kurisumasu Keeki").
Adotando uma tradição diferente da tradição ocidental, trazendo de fato algo que representa toda cultura japonesa, e consigo traz diversas historias e representações através de cada detalhe que compõe a receita a esta tradição.
Acredita-se que essa tradição tenha surgido no final da era Meiji (1868-1912). Em 1910, a Fujiya, uma confeitaria de estilo europeu na cidade portuária de Yokohama, lançou o chamado "primeiro bolo de Natal japonês", um simples bolo inglês de frutas.
Essa ideia se popularizou em 1921, quando o dono da empresa visitou os Estados Unidos para estudar a indústria de doces e conhecer os mais diversos recursos do país como o suplemento mineral.
Tendo inspiração e trazendo consigo diversas influencias e estudos do país, as ideias e diversas possibilidades estavam afloradas na mente do dono da empresa, fazendo com que a ideia tomasse cada vez mais forma.
Desde então, o empresário abriu uma loja especializada em Ginza, um bairro comercial sofisticado de Tóquio, vendendo bolos de Natal decorados com creme à base de manteiga, mas o preço era inacessível para a maioria das pessoas pelo rescaldo da guerra.
Trazendo dificuldades e diversas barreiras a serem superadas, o pôs guerra foi um momento delicado para a grande maioria que integravam o país, trazendo as mais diversas dificuldades e marcas deste acontecimento.
Na década de 1960, quando o país retomou a prosperidade econômica após a guerra, a Fujiya lançou uma campanha publicitária para promover um novo tipo de bolo macio feito com creme branco e morangos frescos.
A publicidade sendo trabalhada no momento certo, foi de suma importância para que se houvesse êxito com a campanha e divulgação do Kurisumasu, fazendo com que os mais diversos públicos do país adotassem o costume e se tornando sucesso nos serviços de alimentação.
Representando de fato toda essa superação do pôs guerra, junto com a inovação através de toda publicidade, e de toda a significância que o Kurisumasu carrega consigo, como podemos observar nas cores que fazem parte do bolo o branco e vermelho, representando o país.
Kurisumasu – O Tradicional Bolo de Natal Japonês
A clássica receita de massa light de merengue de morango, recoberta com maçapão enfeitado em forma de figuras de Natal, é muito apreciada na mesa de jantar das famílias japonesas.
O tradicional bolo de Natal é redondo, feito de massa macia e camadas de morangos e chantilly ou chocolate, e é lindamente decorado com enfeites de Natal feitos de açúcar ou maçapão.
Essa nova receita de bolo se espalhou por todo o Japão, e confeiteiros de todo o país adotaram esse método e começaram a decorar suas sobremesas de Natal com chantilly e morangos. Assim como as embalagens de papelão preço.
Fazendo com que se tornasse uma tradição em todo o país, e que a popularidade do Kurisumasu só aumentasse, e que cada vez mais as pessoas consumissem, e se tornasse tradição entre todos do país.
De acordo com a tradição japonesa, Kurisumasu Keeki deve ser apreciado na véspera de Natal, no dia 24 de dezembro. A procura por bolos é tão grande que neste dia tão especial a fila é grande e muita gente gosta de pedir com antecedência.
Caindo de fato no gosto de todo o país a procura por esse bolo na data de natal, realmente se tornou uma tradição, que se passa através das gerações e só aumenta a procura com os anos.
Diferentes tipos de Kurisumaru Keki
A partir de novembro, padarias, hotéis, restaurantes, lojas de departamentos, supermercados e lojas de conveniência anunciarão suas séries de bolos, muitas das quais esgotadas antes da data.
Mostrando toda sua popularidade e o quanto a cultura dessa receita só tem crescido, e cada vez mais tem representado o natal Japonês.
Confeitarias famosas como confeitarias de renome mundial e fabricantes de chocolate como Pierre Hermé, Frédéric Cassel e Jean-Paul Hévin oferecem suas próprias versões para o mercado japonês.
Fazendo com que também se tornasse um negocio de muito sucesso no país, trazendo as mais diversas variedades, e qualidades do produto para os diversos gostos que consomem a sobremesa.
Devido a popularidade e toda representação que está sobremesa trás na data de natal é observado todo um sistema para controle de delivery, para que todos as demandas possam ser atendidos, devido a sua alta popularidade.
Atendendo a todos os públicos e gostos diversificados, desde os mais tradicionais que consomem aqueles que já estão estabelecidos no país, e que carregam consigo toda sua popularidade, até confeitarias famosas.
Bem como favoritos nacionais, que já estabeleceram sua popularidade como Sadaharu Aoki e Hironobu Tsujiguchi. Até mesmo os sistema de entrega estão entrando no mercado de bolos durante o Natal.
Atualmente, a Fujiya é a primeira empresa a comercializar esse tipo de alimento e possui uma grande rede de lojas e restaurantes no Japão. Sendo a principal representante quando se trata do assunto Kurisumasu keki.
Evolução com os anos
Antigamente, os bolos eram mais simples e decorados com glacê à base de manteiga, mas agora são cobertos com chantilly e decorados com mais frequência.
Quando o Kurisumasu deu inicio no país o bolo realmente era algo que carregava algo mais simples, trazendo uma decoração sem muito rebuscamento, até pelo fato do momento que o país estava passando.
Com a evolução da tradição, e com o crescimento e superação do pôs guerra o Kurisumasu começou a ganhar as mais diversas formas, ganhando uma decoração bem mais repleta de detalhes.
Até pelo aumento da publicidade e a representação e relação do Kurisumasu com o natal, a forma de ser feito realmente ficou rebuscada de detalhes, tornando a sobremesa cada vez mais bonita, ganhando as mais diversas formas. Como os produtos sem glúten.
Os bolos de Natal japoneses são na sua maioria pequenos e bonitos, são muito decorativos e podem ser comidos com os olhos. Devido a toda sua beleza e riqueza de detalhes que a sobremesa carrega consigo.
As decorações estão sempre relacionadas ao Natal. Há Papai Noel, sinos, flores, etc. Geralmente há uma pequena placa de chocolate escrita em japonês ou inglês: "Mery Christimas / メ リ ー ク リ ス マ ス". Parecem esculturas.
Devido a riqueza de detalhes e a forma que hoje é apresentado para o publico, e em toda divulgação circulado através do produto, as correlações com os mais diversos itens que carregam beleza são inúmeras.
Apresentação dos bolos e seu espetáculo a parte em todo o país.
Com toda sua evolução e popularidade, caindo no gosto da grande maioria do país, trazendo de fato uma cultura, e toda uma representação através do bolo que carrega as cores e toda simbologia da data para cada japonês.
Através disso podemos ver as mais diversas decorações e espetáculos a parte que o kurisumasu carrega em todas as lojas do país, dando um toque a mais para a data e para toda a decoração desta celebração.
Carregando consigo as cores do país, o bolo é realmente comparado a uma obra de arte, sendo muito bonito aos olhos de quem admiram está sobremesa, e de quem decoram suas mesas e encontros na data de natal.
Ganhando praticamente todo a população japonesa, o gosto realmente é algo delicioso, carregando consigo também uma beleza incontestável, que da água na boca a quem vê, trazendo todas as decorações e símbolos do natal.
Junto com as luzes e todas soluções ambientais que todo o país e as mais diversas cidades carregam, fazendo com que a cada esquina e cada loja se torne em uma sensação e lembrança única, devido a sua beleza e espetáculo.
Sendo marcado na memoria de todos que podem presenciar o natal e toda sua cultura ali adotada, nas prateleiras e nos mais diversos locais podemos ver o Kurisumasu, trazendo toda leveza e representação carregada.
Através de toda sua beleza e de cada cor que formam o seu todo, carregando não só um simples pedaço de bolo, mas toda sua importância, superação e representação de cada pessoa, mostrando o quanto a sua beleza e história sempre estará presente.
Portando o Kurisumasu carrega consigo toda uma tradição, toda uma representação da data de natal para cada pessoa que integra o país, trazendo superação e toda beleza diante das lojas, encontros e mesa de cada família.