APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Furin – Os sinos de vento japonês

Você já tenha visto algum desses sinos em filmes, mangas, jogos ou anime. O Fūrin (風鈴) é usado com mais frequência no verão. São geralmente pendurados sob telhados ou na entrada da casa. O nome vem de "Fu" que é vento e "rin" que é sino em japonês.

Esses são feitos em sua maioria de vidro e ferro contendo um pêndulo dentro dele. Nele se pendura por meio de uma corda um pedaço de papel. Isso permite, que quando o vento sopre no papel ele se move, produzindo um som suave e agradável. O uso dele muitas vezes não é só para fins decorativos. Mas, acredita-se que eles ajudavam a proteger a casa ou a pessoa contra males e espantar maus espíritos.

Furin - os sinos de vento japonês

A história dos sinos japoneses - Furin

Os sinos de vento são originados da China. Os chineses usavam para fazer previsões baseando-se na direção do vento e do seu som. Esses sinos foram introduzidos no Japão pelos budistas, e eram usados para expulsar espíritos malignos nos templos. Os japoneses também acreditavam que nada ruim aconteceria, enquanto o som do sino tocava. E por emitir um som, era bom para espantar pequenos animais de perto das casas.

Nos séculos 12 a 17, as cidades e aldeias foram afetadas em grande escala pela epidemia da peste. E é uma crença dos japoneses que quando um vento forte sopra, uma epidemia se espalha. Mas nesse período, somente famílias de nobres e samurais conseguiam pendurar os sinos do vento. Pois, eles eram feitos de bronze fosforoso e eram muito caros. Desde esses tempos os Fūrins também são usados para evitar epidemias e doenças.

Somente entre o século 18 e 19, esses sinos passaram a serem confeccionados com vidro. Essa técnica foi introduzida pelas os holandeses que entravam principalmente pelo porto de Nagasaki. Logo, esses sinos de vidro e outros produtos, que eram novidades no Japão, chegaram as cidades grande, fazendo muito sucesso.

Furin - os sinos de vento japonês

Curiosidades sobre os sinos japoneses

Uma característica interessante nesses sinos é que sua pintura é feita por dentro, para aumentar a durabilidade das cores. Hoje continua se produzindo esses sinos de forma artesanal. Cada região produz de uma forma, usando matérias, cores e estilos típicos de cada área do Japão.

Se desejar comprar um, é bem comum em lojas de conveniência ter esses sinos de modelos variados e diversos. Os Fūrins atualmente não só servem para representar ou simbolizar algum tipo de proteção, mas também se tornou uma artigo decorativo usado em todo o mundo.

Existem muitas variações desses sinos japoneses, um deles é o famoso Teru Teru Bozu.

Furin - os sinos de vento japonês

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?