APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Fugu – O peixe baiacu e seu veneno perigoso e mortal

Teria coragem de comer um peixe que se não for preparado da maneira correta poderia te matar? O peixe fugu, também conhecido como baiacu, pode ser muito perigoso por causa do veneno encontrado em seu corpo. Ele contem quantidades letais de tetrodotoxina venenosa nos seus órgãos internos, principalmente nos olhos, pele e fígado. Então deve ser preparado cuidadosamente para remover essas partes tóxicas e não contaminar a carne.

Em certos períodos da história japonesa, a especiaria foi proibida. E até hoje é o único prato que o imperador japonês não pode comer, para sua segurança. Mesmo o fígado sendo considerado uma das partes mais saborosas, foi banido dos restaurantes em 1984, por ser a parte com mais veneno do baiacu.

Tal veneno bloqueia os canais de sódio, paralisando os músculos enquanto a vitima continua consciente. A pessoa envenenado é impossibilitada de respirar, morrendo por asfixia. A carne do fugu é realmente deliciosa, sem gordura, sem gosto acentuado e de uma brancura ímpar, o que faz esse prato ser famoso e polêmico.

Fugu - o prato de peixe baiacu que pode matar

Preparação e consumo do fugu

A lei no Japão estritamente controla a preparação desse peixe nos restaurantes. Apenas chefs que se qualificam após um treinamento de três ou mais anos são liberados a prepara-lo. É necessário muita habilidade para tirar as partes venenosas do peixe sem contaminar toda a carne. Há tanto veneno no fígado que o chef não pode por lei joga-lo em lixo comum. Após a retirada, o órgão deve ser colocado em um compartimento fechado e isolado. Uma empresa especializada recolhe os fígados e os incinera.

Só depois desses processos e de lavar muito bem a carne o chef começa a prepara-lo. O Fugu é servido principalmente com sashimi e chirinabe. Mas também pode ser servido em saladas, como churrasquinho e até cozido. O interessante é que o chef não consegue eliminar por completo a toxina, mas sim reduzi-la. Os clientes experimentam efeitos como euforia e sensações de formigamento. Mesmo assim a carne do peixe é dita como tendo um sabor suave e delicado. Os pratos geralmente custam entre 2.000 e 5000 ienes.

Fugu - o peixe baiacu e seu veneno perigoso e mortal

Curiosidades sobre o prato de baiacu

  • Entre 1996 e 2006, foram relatados 30 envenamentos por Fugu no Japão. Sendo a maioria das vitimas pescadores, que não o prepararam da maneira correta;
  • O peixe é considerado o segundo vertebrado mais venenoso do mundo, ficando só atrás de uma rã encontrada principalmente na Colômbia;
  • Não existe antídoto para o veneno de baiacu;
  • A substância venenosa não é fabricada pelos baiacus, mas por bactérias que ficam alojadas nos peixes;
  • Apenas dois gramas do veneno do baiacu é capaz de matar uma pessoa;
  • Alguns baiacus podem viver tanto em água doce como salgada;
  • A quantidade total de veneno encontrada em um único peixe é capaz de atingir fatalmente até 30 pessoas;
  • A substância do veneno não é produzida pelos próprios peixes, mas sim por baterias que se alojam neles;

Teria coragem de comer algum prato feito com o fugu? Nos diga nos comentários e compartilhe com os amigos. O pessoal do Ciência Maluca do Himalaia teve a chance de experimentar o fugu, vamos deixar um vídeo da experiencia abaixo:

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?