O Daruma (だるま) é uma espécie de boneco japonês que representa o Bodhidharma, um monge da Índia que fundou o Zen Budismo na China. Dharma atingiu o que ele chama de iluminação budista após meditar por um período de 9 anos. Dizem que ele permaneceu sem mover ou fechar os olhos. Daruma é literalmente a pronuncia japonesa de Dharma. Ele também pode ser escrito com os ideogramas 達磨 onde (達) significa alcançar, chegar, atingir e (磨) significa moer, polir, cortar e melhorar.
O daruma é um boneco feito artesanalmente e geralmente da cor vermelha. O boneco feito de madeira é representado como uma figura assustadora e horrenda mas não é do mal. Ele é feito sem braços e pernas e seus olhos não possuem pupilas. As pessoas costumam usar um daruma para fazer pedidos ou simplesmente como decoração e brinquedo. Apesar disso, o Daruma é rico em simbolismo e é considerado um talismã da sorte e perseverança para os japoneses. Neste artigo, vamos ver alguns detalhes, curiosidades e significados do boneco.
Os significados do boneco Daruma
O daruma é vermelho porque essa cor representa o manto de um sacerdote de alto nível. Acredita-se também que essa cor afasta o mau olhado e as doenças. Um daruma não possui olhos (pupila) porque a lenda diz que o monge Dharma cortou suas pálpebras para evitar cochilar durante seus 9 anos de meditação em uma caverna. É devido a essa dedicação e sacrifício que o daruma se relaciona com esperança, perseverança, realização de sonhos e paciência.
Os bonecos são vendidos sem olhos, mas segundo a tradição, você pode pintar um olho e fazer um pedido e quando ele for realizado você pinta o outro. Alguns escrevem seu desejo no coração (atrás dele). Deixe ele em um local visível para você lembrar do seu desejo e correr atrás dele. É recomendado queimar o daruma quando seu desejo for realizado, costumam fazer isso em uma festividade no templo final do ano.
O daruma é redondo, gordo e não possui braços e pernas porque o monge ficou anos se meditando com os braços e pernas encolhidos e atrofiados sobre o manto vermelho. Ele é feito de forma arredondada para evitar deita-lo significando que já mais devemos desistir de nossos sonhos. Suas sobrancelhas são pinceladas artesanalmente em forma de pássaro tsuru e a barba em forma de tartaruga. Esses são símbolos de vida longa no Japão.
Veja abaixo o significado das diferentes cores de um daruma:
- Vermelho: Boa sorte e felicidade;
- Amarelo: Segurança;
- Azul: Saúde e longevidade;
- Preto: Fortuna e evita má sorte;
- Branco: Amor, Harmonia e pureza;
- Dourado – Riqueza e prosperidade;
- Purpura – Saúde e Longevidade;
- Laranja: sucesso escolar;
- Verde: Saúde e Fitness;
- Prata: Status Social;
- Roxo: auto-aperfeiçoamento e personalidade;
- Azul: Educação e Status do Trabalho;
Encontrando o boneco da sorte
Takasai em Gunma representa 80% da produção desses bonecos feito a mão no país. Essa cidade tem uma longa história na produção de darumas desde o século XVII, onde os agricultores dependiam de uma boa colheita e usavam os bonecos como amuleto. Existe até mesmo um santuário especial para os Daruma.
Os darumas existem em diversos tamanhos e formatos, eles costumam ter entre 6 a 75 centímetros. Existem versões femininas chamadas de Hime Daruma, que costumam ser compradas pelos pais para proteger os bebês. Apesar de venderem os bonecos, não é recomendado comprarmos para nós mesmos, pois isso não da sorte! Então caso queira um daruma, peça de presente para um amigo.
Antigamente alguns artistas trolls do Período Edo retratavam darumas de forma fálicas. Eles o relacionavam com pénis porque ambos não conseguem se deitar. Até mesmo as prostitutas da época ganharam o apelido de daruma por que deixavam o Malaquias dos clientes em pé…
Tirando as piadas e intenções comerciais de lado, um boneco Daruma representa três coisas: seu objetivo, sua ação e o resultado. O que você acha desses bonecos japoneses? Sabe alguma informação adicional para acrescentar por meio de um comentário? Agradecemos o seu compartilhamento e recomendamos ler também: