Já viu um bebê todo enrolado por panos? E um adulto? Essa nova terapia japonesa promete corrigir qualquer tipo de problema de postura, também aliviar dores nos ombros e costas e reduzir ate mesmo o estresse. O paciente então é amarrando dentro de um cobertor ou tecido de malha de algodão. Essa técnica e chamada de Otonamaki (大人巻き) que significa "embrulho adulto".
Ela foi criada pela parteira Nobuko Watanabe em 2015, e popularizada pela fisioterapeuta Orie Matsuo. Foi tirado por base outra técnica praticada em bebês chamada Ohinamaki que envolve enrolar bebês recém nascidos em panos para imitar o sentido de conforto e bem estar do útero, ajudando eles a melhorar o sono e também no seu desenvolvimento físico.
Índice de Conteúdo
Por que recorrer ao Otonamaki?
Os japoneses são conhecidos por se dedicar demais ao trabalho, tanto é que muitos desenvolvem problemas de postura e rigidez corporal. E muitos tentam obter solução para esses problemas por meio de massagens, alongamentos e terapias. Isso tem tornando muito popular esses tipos de praticas.
E no Japão não existe escassez de tratamentos de bem-estar que talvez para os ocidentais possam parecer estranhos e inadequados e até mesmo não muito funcionais como é o caso do Otonamaki. Mesmo não tendo nenhuma pesquisa científica realizada sobre a veracidade e a eficácia desse novo procedimento, várias pessoas alegaram que tal terapia os ajudaram muito, desde corrigir a postura, ansiedade e até mesmo ajudou mães com depressão pós-parto.
Alguns comentaram que os resultados são surpreendentes, acabando com as dores dos ombros, pescoço e costas. Nem todos ficaram satisfeitos com essa ideia de se embrulhar em panos. Alguns acharam bizarro, outros disseram que essa terapia saiu de um filme de terror.
Informações sobre Otonamaki
No começo o Otonamaki não se tornou uma pratica popular no Japão. Foi até mesmo comparada a técnica da mumificação ou fazendo referências a filmes de terror. Mas depois que apareceu em programas populares de televisões e ate mesmo em reportagens internacionais, mais e mais pessoas estão falando e procurando essa nova terapia.
As sessões duram por volta de 20 a 45 minutos, custando em torno de 4,800 ienes. Mas a terapia pode ser experimentada em casa, basta apenas enrolar-se em um cobertor. Mas para alguns especialistas, a pratica do Otonamaki pode prejudicar a saúde se não for feita corretamente. Pois a maneira com que as pessoas são enroladas nos panos pode causar lesões ou desgaste muscular.
Você sabia que a palavra otonamaki já foi um palavrão que ficou em desuso na época de 1980? Abaixo vamos ver um vídeo do Otonamaki na prática:
Outras terapias japonesas
Terapia de Gong (ou terapia do som) - É uma massagem sonora para corpo e mente, usando frequências vibratórias. Esse procedimento promete ajudar contra a insônia a ansiedade e o estresse.
Acupuntura - Mesmo sendo uma terapia milenar originária da China, é muito popular entre os japoneses, que é basicamente a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, servindo para tratar doenças e melhorar o bem estar pessoal.
Técnica da toalha - Alguns utilizam a técnica criada por Toshiki Fukutsudzi que consiste em colocar uma toalha nas costas. Acredita-se que essa técnica ajuda na postura e até a perder peso. (detalhes no artigo de segredos para emagrecer).
Quiropraxia - Ajuda a encontrar possíveis problemas de coluna, nos nervos e nas articulações, por meio de massagens. A técnica promete aliviar e prevenir por exemplo dores de pescoço, ombros, costas e ate mesmo dores de cabeça. E não é utilizado nenhum medicamento ou procedimentos cirúrgicos.
O que acha da ideia de ser selado em uma posição fetal em um pano branco e macio? Gostaria de fazer algumas dessas terapias? Acha que realmente funciona? Esperamos seu comentário e compartilhamento. Abaixo vamos deixar outros artigos que falam sobre terapias e tratamentos japoneses.