Todos nós ficamos estressados diariamente por causa dos problemas, correria, ansiedade, etc. Os japoneses possuem maneiras diferentes de aliviar o estresse que vamos compartilhar com vocês neste artigo.
Embora uma certa quantidade de estresse em nossas vidas seja normal e até mesmo necessária, o estresse excessivo pode interferir nas atividades diárias normais e ter um impacto nas nossas vidas pessoais e saúde. Vale lembrar que nem todas as técnicas e dicas mencionadas neste artigo são de origem 100% japonesa.
Básico japonês para aliviar o estresse
Meditação Zen – A meditação zen é espiritualmente eficaz para aliviar o estresse e a pressão diária. Feche os olhos, respire bem e afaste-se, tente ficar sem pensar em nada. Você pode esvaziar sua mente e se desestressar em qualquer lugar. A meditação tradicional você encontra nos templos japoneses pelo nome de zazen.
Terapia com incenso – Queimar esses aromas e senti-los vai te ajudar a ficar calmo e aliviar seu estresse. O cheiro deixa sua mente calma, assistir a queima também pode acalma-lo. Existem vários aromas como lavanda, sakura, madeira, sandai e outras misturas para meditação.
Onsen e casas de banho – A maioria dos japoneses vão a uma fonte termal para relaxar. Alguns vão todos os dias depois do trabalho para acabar com o estresse e se sentir revigorado. Esses locais são repletos de opções para relaxamento além de diversas piscinas você encontra saunas, massagens, cadeiras de massagens e até uma boa leitura.
Ashiyu – Prática popular nas cidades com onsen, consiste em um spa para os pés. Encha uma banheira de água morna, adicione aromas e sais de banho, coloque os pés e aproveite o relaxamento.
Ouvir músicas – As trilhas japonesas costumam dar prazer e relaxamento, você encontra diversas trilhas naturais, tradicionais ou até modernas na internet para ouvir e relaxar.
Faça o chá verde – Tente você mesmo fazer um chá verde da maneira tradicional, amassando o pó com chasen. Tanto beber o chá como faze-lo pode ser relaxante e resulta em muitos benefícios a saúde e a emoções negativas.
Visitar locais relaxantes – A cidades japonesas são cheias de verde, pontos turísticos, parques, jardins que você pode visitar para relaxar e apreciar a natureza. Caso queira algo radical, visite um café de gatos e relaxe com muita fofura. Animais de estimação podem ser relaxantes.
Praticando exercícios e artes marciais
Akido – Diferente do karate ou taekwondo, essa arte promove a serenidade mental e o respeito pelos outros, ao mesmo tempo que rejeita a violência. Os movimentos são tipicamente circulares e podem melhorar a sua capacidade de concentração enquanto equilibram a mente, eliminando o estresse e tonificando os músculos.
Shiatsu – Aqui você exerce pressão sobre vários pontos específicos do corpo relacionado ao sistema nervoso e órgãos vitais. O shiatsu pode reduzir a tensão, dar energia, eliminar toxinas, regular pressão, aliviar ansiedade e distúrbios do sono.
Andar descalço – Essa técnica é conhecida como Shinrin Yoku, onde você deve andar descalço num parque ou floresta. Acredita-se que essa prática melhora seu humor, níveis de criatividade e saúde. De acordo com estudos, isso também reduz a pressão arterial, níveis de cortisol (hormônio do estresse) e a ansiedade. Além de fortalecer seu sistema imunológico e melhorar a função cognitiva.
Reiki – Terapia que serve para estimular certos pontos do corpo que permite canalizar a energia positiva.
Outros métodos não originados no Japão podem te ajudar como Do-in, Tai chi e Yoga. Fazer outras coisas como respirar fundo, rir e descansar os olhos são úteis para aliviar o estresse.
Você sabia? Algumas empresas e pessoas costumam trabalhar junto com gatos, cães e cabras nos escritórios para evitar o estresse.
O método japonês com as mãos para reduzir o estresse
Existe uma técnica japonesa que consiste em entender que cada um dos dedos da mão representa um sentimento e atitude diferente. Essa técnica japonesa é capaz de restabelecer o equilíbrio energético do corpo e aliviar dores físicas e emocionais.
Quando conhecermos o que cada dedo representa, podemos tirar de 2 a 5 minutos por dia e prender cada um dos dedos com a mão contrária, exercendo uma pressão neles e, assim, trabalhando a emoção que desejamos eliminar. Comece com a mão direita e repita com a esquerda. Você também pode massagear os pontos da mão.
- Polegar: ajuda a combater a preocupação, nervosismo e ansiedade;
- Indicador: ajuda a combater o medo;
- Coração: ajuda a controlar a raiva, a ira e a indignação;
- Anelar: ajuda na tomada de decisões e a combater tristeza e depressão;
- Mindinho: ajuda a aliviar o estresse e aumenta seu otimismo e autoestima;
Esta técnica tão simples emprega vários conceitos da medicina oriental tradicional, mas os integra em um método fácil para que qualquer pessoa possa realizá-la sem dificuldades em casa. Ela é baseada em uma arte oriental chamada “Jin Shin Jyutsu” a arte da felicidade.
Nossas mãos liga em nossos corpos
Pode parecer algo espiritual, mas realmente cada dedo de nosso corpo se liga a algo de nosso corpo que influencia certos sentimentos e emoções. Na realidade essas técnicas podem até mesmo ajudar a resolver determinados problemas de saúde ou evita-los:
- O polegar: o estômago e o baço, dores de cabeça, problemas de estômago e distúrbios da pele;
- O dedo indicador: seus rins e bexiga, dores musculares e problemas digestivos;
- O dedo do meio: a vesícula biliar e o fígado , dor menstrual ou dores de cabeça, problemas com a visão, problemas circulatórios e fadiga;
- O dedo anular: o cólon e os pulmões, problemas com a digestão ou o sistema respiratório (especialmente a asma);
- O dedo mindinho: o coração e os intestinos, problemas ósseos;
Existem diversas técnicas envolvendo pontos de nosso corpo que ajuda a aliviar o estresse e resolver problemas de saúde. Espero que você tenham gostado do artigo, se lembrar de alguma técnica ou algo adiciona deixe nos comentários. Agradecemos aos compartilhamentos!