APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Jajangmyeon: O macarrão chinês de estilo coreano

Para quem gosta de massa, mais precisamente de macarrão, deve conhecer o jajangmyeon (자장면) ou jjajangmyeon (짜장면), um macarrão que surgiu na China mas que possui adaptações coreanas. Geralmente é colocado por cima da massa molho espesso de chunjang, carne porco em cubos e vegetais.

O prato teve origem em Incheon, na Coréia do Sul, na qual trabalhadores chineses iniciaram o processo para fazer zhajiangmian, que é basicamente um molho de feijão frito, já no final do século XIX. O que diferencia no sabor na versão coreana é o molho mais escuro e adocicado. Também tem pessoas com preferência de usar frutos do mar ou outros tipos de carne. Afinal de contas, a culinária permite muitas adaptações de acordo com cada gosto!

Jajangmyeon: o macarrão chinês de estilo coreano

História do jajangmyeon

O jajangmyeon chegou Coréia por meio de migrantes da província de Shandong, na China. Durante esse período havia uma competição entre Qing (última dinastia imperial da China) e japoneses. Mas o jajangmyeon só foi oferecido pela primeira vez em 1905 em um restaurante chinês em Incheon Chinatown chamado de Gonghwachun ( 공화춘 ;共和春). Atualmente, o restaurante não existe mais, porém se tornou o Museu Jajangmyeon.

O molho original introduzido pela China é um marrom clarinho com sabor mais salgado. Mais tarde chefs coreanos acrescentaram caramelo para adoçar, além do uso de grãos para deixar mais escuro.

Por volta dos anos 50 na Coreia do Sul, o jajangmyeon passou a ser vendido com valor bem abaixo do mercado para que mais pessoas pudessem ter acesso. O prato começou a chamar a atenção dos visitantes e comerciantes de Incheon e o resultado foi a popularização nacional.

Origem do nome

Basicamente na cultura oriental todo nome vem acompanhado de alguma história principalmente no que se refere a alimentos. Jajang (자장) é de origem chinesa zhájiàng (炸酱), que significa de forma literal "molho frito" e Myeon ( 면 ) "macarrão".

Já os caracteres chineses são pronunciados da seguinte forma jak ( 작 ;炸) e jang ( 장 ;醬) em coreano. Contudo, o nome correto é jajangmyeon , devido a sua origem que não é sino-coreana, mas trata-se de uma conversão da pronúncia chinesa. Apesar disso, a maioria dos restaurantes usam a grafia: jjajangmyeon, por conta da pronúncia chinesa zhá que parecia com jja ao invés de "ja" para os -coreanos.

Até o 22 de agosto de 2011, o Instituto Nacional de Língua Coreana não reconhecia a palavra jjajangmyeon como uma transliteração idiomática aceita.

Características

Para fazer o jajangmyeon é usado um macarrão mais grosso, com massa caseira ou puxado na máquina. Para essa massa usa-se farinha de trigo, sal, bicarbonato de sódio e água. Já o molho é feito com chunjang (pasta de soja) frita com molho de soja ou de ostra; carne ( de porco ou bovina); frutos do mar (lula ou camarão); cebolinha; gengibre e alho; legumes variados; caldo e pasta de amido.

O prato é servido comumente com pepino, cebolinha, gunição de ovo, ovo cozido ou frito, camarão escaldado ou fatias de broto de bambu frito. Também pode ser usado por cima do jajangmyeon pronto rabanete, cebola crua e molho chunjang (para mergulhar as cebolas).

Jajangmyeon: o macarrão chinês de estilo coreano
Jajangmyeon: o macarrão chinês de estilo coreano

Aprenda a fazer jajangmyeon

Receita da https://www.receiteria.com.br/

Ingredientes:

  • 500 gramas de macarrão udon
  • Óleo neutro
  • 150 gramas de jajang
  • 400 gramas de lombo suíno em cubinhos (pode ser outro corte suíno macio ou carne bovina)
  • 2 cebolas médias picadas em cubos
  • 1/4 de repolho cortado em cubinhos
  • 1 abobrinha cortada em cubinhos
  • 1 colher de chá de amido de milho dissolvido em um pouco de água
  • 4 ovos
  • 1 pepino japonês cortado em tiras finas

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, esquente o óleo e refogue o jajang, mexendo sempre, para que não queime.
  2. Retire da panela e reserve.
  3. Na mesma panela, refogue a carne, a cebola e o repolho, mexendo sem parar.
  4. Volte a pasta para a panela, acrescente água, diminua o fogo, misture bem, tampe e deixe apurar e terminar de cozinhar os ingredientes.
  5. Junte a abobrinha e deixe cozinhar por mais 2 a 3 minutos.
  6. Coloque o amido de milho dissolvido, misture e mexa até engrossar.
  7. Desligue o fogo e reserve.
  8. Em outra panela grande, ferva bastante água.
  9. Coloque o macarrão e deixe cozinhar.
  10. Caso espume muito, adicione 1/3 de xícara de chá de água fria.
  11. Quando chegar ao ponto desejado, desligue o fogo e escorra a água.
  12. Monte colocando em um prato fundo o macarrão. Por cima o molho, um ovo frito de gema mole e o pepino.
  13. Agora é só servir. Bom apetite.

Já conhecia esse tipo de macarrão? Ficou com vontade de experimentar?

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?