O Japão é um país monarca e consequentemente ele terá um Rei que o represente, no Japão, conhecidos como Imperadores.
O Japão já teve mais de centenas de imperadores, porém, alguns Reis estão separados por “Períodos”. Um dos Períodos e bastante comentado e citado é o “Período Edo”. A Era Moderna possui atualmente 4 Imperadores, sendo um deles o atual Imperador, o Imperador Akihito.
E dentre eles estão o Imperador Meiji. Ele que foi aquele que deu o primeiro grande passo em sua época para a chamada “Era Moderna”. Abaixo veremos os feitos e um pouco sobre ele!
Nome póstumo
Póstumo pode ser literalmente traduzido como “Após a morte”, sendo também um nome honorário que é dado aos imperadores, nobres e em exceções e em algumas culturas, este título também é dado a oficiais e outros.
No caso do Japão e se ligando aos Imperadores, o póstumo, é dado a ele segundo o nome de seu reino. Na cultura Japonesa também existe o kaimyo, que é uma prática budista com o mesmo objetivo, porém, é mais usado enquanto vivo.
Mas não se deve confundir o nome póstumo com o nome de era e de templo. O nome de era se refere aos anos em que um Imperador/Governador comandou um país, e o seu nome após o reinado costuma ser lembrado com o de era, mas sempre se remetendo ao póstumo.
Imperador Meiji (Mutsuhito)
Seu nome é Mutsuhito (睦仁), o Imperador Meiji (明治天皇, Meiji Tennō) foi um dos Imperadores cruciais para o início da Era Moderna, ele quem tornou o Japão o que é hoje!
Ela viveu por 59 anos e o seu reinado durou 35 anos, um reinado duradouro por assim dizer.
O príncipe Mutsuhito sucedeu o trono com apenas 14 anos, em 1867, e no mesmo ano casou-se com Masako, mais tarde seu nome será Haruko. Ela foi muito importante para Meiji, pois ela também agia em assuntos políticos, algo que não acontecia a muitos anos. Ela não pode dar herdeiros para ele, porém, ele teve 15 filhos de 5 damas de companhia.
E foi durante o reinado de Meiji que o regime feudal e o xogunato foram abolidos. Xogunato é o título dado pelo Imperador a um general para comandar todas as tropas.
Outra mudança foi a da capital do Japão passar de Quioto para Edo, que hoje se chama Tokyo. E também houve o surgimento de uma nova constituição.
Um dos maiores feitos de Meiji, foi o de tornar o Japão um país mundialmente conhecido. Durante o século XIX, o Japão conseguiu ditar com clareza seus objetivos para outras potências ocidentais. As maiores potências estavam muito interessadas no Japão, e com isto, ele conseguiu crescer e se tornar a grande potência que é hoje. Nesta época, o Japão era um país em desenvolvimento industrial e econômico, também, um país devoto ao seu Imperador!
Restauração Meiji
- Ocorreu entre 1866 e 1868;
- Ditadura feuldal, Xogunato Tokugawa, foi abolida por conta de vitórias imperiais na guerra Boshin;
- Declaracão do fim do feudalismo e proclamação de um governo democrático e moderno ao Japão;
- Durante o período Meiji, foi declarado que o Japão agiria de acordo com as leis internacionais;
- Os Samurais, deixam de obedecer o seu senhor, daimiô, e então começa a obedecer o Imperador;
- Meiji, apesar de ser o Imperador, não possuía nenhum poder de fato, porém, ele era um símbolo para o povo. E hoje em dia ele é aclamado como fonte de orgulho dos japoneses por ter tornado o Japão o que ele é hoje!
Algumas curiosidades sobre Meiji
- Mutsuhito foi coroado com apenas 14 anos de idade;
- Assim como em muitos outros países monarcas, a educação de Meiji foi confiada a um Nobre;
- Ele recebeu dois títulos em um único dia, o de Príncipe Imperial e também o de Príncipe Herdeiro;
- Apenas 5 de seus filhos chegaram a idade adulta, dentre eles, 1 príncipe e outras 4 princesas;
- Ele foi um dos Imperadores que manteve a maior longevidade, isto após a abdicação do Imperador Ougimachi, por ter vivido mais de 50 anos;
Claro que isso é apenas um resumo do Imperador e do que aconteceu em sua era e depois. Esse é um assunto muito delicado e longo que pode exigir até um site inteiro estudando todo o assunto. Caso queira se aprofundar no assunto, prepare-se para ler um grande livro ou muitas páginas de wiki.