O Dia das Mães no Japão, "Haha no Hi" (母の日), já foi comemorado no dia 6 de março, data do aniversário da mãe do Imperador Akihito. Mas desde 1949, o feriado segue o calendário ocidental, sendo também comemorado no Japão no segundo domingo de maio.
A celebração de um dia para as mães é antiga. Sua origem remonta à Grécia antiga, onde o início da primavera era celebrado em honra a Réa, mãe dos deuses. O dia das mães como conhecemos hoje só foi instituído nos Estados Unidos no ano de 1914. Anna Jarvis é reconhecida como idealizadora do feriado. Depois da morte de sua mãe, ela fez um memorial à sua mãe. Depois iniciou a campanha que levou a instituição do Dia das Mães como feriado. O atual Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez no segundo domingo de maio de 1914 (8 de maio).
No Japão, o feriado foi originalmente instituído pela União imperial da Mulher em 6 de março de 1931. Durante a Segunda Guerra Mundial, feriados ocidentais foram totalmente proibidos no Japão. Só depois da guerra, por volta de 1949, o Dia das Mães voltou a ser comemorado em todo o país. Dessa vez seguindo o calendário ocidental, como mencionado no início do artigo.
Índice de Conteúdo
Como o Dia das Mães é comemorado no Japão
Nesse dia, algumas famílias ficam em casa para degustar refeições do dia a dia. Mas, com uma diferença importante - os filhos são os cozinheiros no dia das mães. Outras famílias preferem comer fora e passear nos lindos parques e praças em todo o Japão. Tudo depende do talento culinário de cada um. Também são realizados grandes eventos em todo país para celebrar o Dia das Mães no estilo japonês. Desde o primário as crianças são incentivadas a comemorar o feriado, fazendo desenhos e retratos da mãe.
Algumas Iguarias japonesas para o Dia das Mães - A comida da mãe é sempre a melhor. Jamais esquecemos o gosto e muitas vezes herdamos o talento culinário de nossa mãe. O famoso sushi é uma boa opção para saborear no Dia das Mães. Os japoneses também gostam de:
- Nimono (pratos fervidos);
- Tamagoyaki (omelete rolado);
- Sopa do miso;
- Chawanmushi (creme do ovo com as sementes do ginkgo);
- Tofu;
- Sashimi e outros;
Presentes comuns no Dia das Mães
O presente mais comum no dia das mães japonês é o cravo vermelho. O cravo vermelho no Japão é símbolo de pureza, doçura e resistência. Assim, não é a toa que essa bela flor seja tão associada às mães no Japão. E também não é sem motivo o aumento dos preços. Mas dar flores não é uma regra. Existe uma variedade enorme de presentes e lembretes para a ocasião.
O Dia das Mães no Japão não é tão diferente do que é comemorado no resto do mundo. Mas as tradições e culturas tornam o Haha No Hi um dia único no Japão. Fica a dica: Nossas mães trabalham todos os dias do ano. Então, vamos dar o melhor presente para elas todos os dias do ano: Respeito, amor e carinho.
Recomendamos ler também: