Que o Japão é lugar que se encontra peixe com facilidade nos cardápios dos restaurantes isso é fato. Mas já imaginou um restaurante em que você mesmo pode pescar a sua refeição? Também existe e se encontra no Japão!
Essas redes de restaurantes são chamados de Zauo (釣船茶屋) que significa no sentido literal ‘’casa de chá de pesca’’.
Uma das redes desse restaurante fica em Tokyo e muitos que já passaram por lá relatam boas experiências.
Vamos conhecer melhor esse lugar e quem sabe não entra na sua lista de lugares para visitar no Japão!
História do Zauo
A rede de “restaurantes de pescaria” Zauo foi criado em 1986 no Japão e conta com treze unidades no país.
A criação foi de dois irmãos Kazuhisa e Takuya Takahashi. A rede tem unidades nas principais cidades japonesas.
E o objetivo é expandir em cidades fora do Japão que sejam grandes e de referência. Até o momento os Estados Unidos já abraçou a ideia do restaurante e já recebeu uma franquia.
Conceito do Zauo
Para os que são amantes de pescaria com certeza vão amar ter essa experiência e o peixe é preparado na hora então a comida é fresquinha! Mas pescar não é obrigatório para jantar no Zauo.
Assim que chega no restaurante os clientes recebem a vara de pesca e após capturado o peixe os chefs fazem o prato ao gosto do cliente.
Para quem trem o costume de ir ao pesque pague aqui no Brasil vai ter facilidade com esse restaurante!
As variedades de pratos vão de peixes fritos como o tempurá as fatias de peixe cru como o sashimi, sashimi, ‘caldos’ como o sukiyaki e vários outros. Você que escolhe!
Mas e se você não souber pescar? Não se preocupe porque não vai ficar sem comer o seu peixe, pois os funcionários podem te auxiliar e até mesmo usar uma rede de pescar para pegar mais rápido o seu peixe.
Os Zauo são um dos lugares mais procurados pelos próprios japoneses e turistas em busca de experiências.
Design do local
O jeito de pedir a comida já difere, então com certeza o design do lugar não poderia ser diferente!
O restaurante é no formato de um barco tendo todo seu acabamento e estrutura em madeira. Nas laterais do restaurante, a parede é feita em forma de popas e proas como em verdadeiros barcos.
O restaurante também é cercado por tanques de água cheios de peixes simulando perfeitamente um ambiente aquático navegável.
Os tanques de pesca possuem uma variedade de peixes e o garçom do local o direciona para os tipos de peixes de sua preferência.
Algumas das opções de peixes são: pargo, cioba, cavala, enguia de água salgada, tubarões, caracol do mar japonês ou lagosta.
Pode escolher até entre água salgada ou doce!
Nem tudo são flores
Uma coisa que não gostei muito foi o fato de existirem alguns peixes que ficam nos aquários que são bem caros e uma vez pescado não podem devolvê-los.
Se acabar pescando eles vão ter de pagar o valor que é mais que o dobro em relação as outras opções que o restaurante possui.
Mas tem as informações e orientações para que isso não aconteça por engano.
Outra coisa que no meu caso eu não acharia legal, por falta de costume mesmo, é que como os peixes são frescos e a maioria dos preparos são crus eles podem acabar dando espasmos e se mexer.
Os japoneses no geral não são intimidados por isso…
Será que compensa mesmo?
Ao que tudo indica nos comentários da página dos restaurantes e vídeos compensa demais ter uma experiência em algumas das redes da Zauo!
O atendimento é bom e o valor em ienes é boa. Dá para comer bem pagando por volta de 3 mil ienes. Mas o valor varia conforme o peixe, preparo, aperitivos entre outros.
O atendimento é diferenciado até porque os funcionários são avaliados pelos clientes ao fim da estadia do local, então se esforçam em atender bem.
Se você mesmo pescar o peixe vai receber um desconto, por exemplo, preço normal de um cioba é de aproximadamente 3.360 ienes (uns cem reais). Ao pescar ele custa uns 2,5 mil ienes (uns setenta e cinco reais). Um linguado é 3.990 ienes e pode receber o desconto de 861 ienes.
Popularidade do restaurante
O Zuo é muito popular no Japão e já tem suas redes bem estabelecidas por lá.
Desde o início de 2018, também há uma unidade em Nova York, nos Estados Unidos. O lugar comporta cento e setenta e cinco lugares. E tem a mesma estrutura da ideia original.
O objetivo dos diretores é expandir ainda mais. Ficou com vontade ir jantar ou almoçar nesse restaurante? Será que tem chances de chegar no Brasil?
Uma coisa é fato se este restaurante chegar no Brasil será um sucesso, pois os brasileiros gostam muito de comida japonesa, e sem dúvidas iriam querer conhecer o local.