APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Kotatsu – Uma mesa com cobertor quentinho

Você já viu nos animes e doramas japoneses em uma mesa pequena e baixa sentadas e aquecidas por um cobertor? Nesse artigo vamos falar sobre essa mesa com aquecedor chamada kotatsu, uma mesa com cobertor quentinho.

Um Kotatsu é uma mesa baixa de madeira com uma fonte de calor por baixo, frequentemente usada no Japão durante os meses mais frios. É normalmente coberta com um cobertor pesado, o que não só aumenta o calor, mas também a torna mais confortável para sentar-se ao redor.

Os Kotatsu são usados tanto para relaxar como para trabalhar, e podem ser encontrados em casas, escritórios e restaurantes. A mesa cobertor é usado no Japão há séculos, e a tradição continua até hoje.

Não se trata apenas de uma mesa com aquecimento e cobertor, mas sim, uma invenção cultural que uni as famílias japonesas. Diversas cenas e histórias acontecem com amigos e famílias próximas usando um Kotatsu.

Recomendamos ler também:

O que é um Kotatsu?

O kotatsu [炬燵] ou [コタツ] é uma mesa pequena e baixa (para caberem as pernas das pessoas sentadas à volta) com um pequeno aquecedor elétrico ligado abaixo da mesa. Essa mesa é perfeita para aquecer no frio do inverno.

O kotatsu tem um acolchoado grosso ou edredom chamado de kakebuton [掛け布団]. Ele é usado para conservar o calor e esquentar, além de impedir que o ar quente escape. Embaixo da mesa também tem um tapete chamado de jiki [敷き].

Esse acolchoado é composto de 2 cobertores chamados de shitagake e outro mais pesado conhecido como kotatsu-gake. O nome kotatsu [炬燵] significa literalmente pés quentes. Essa é apenas uma das milhares invenções japonesas contra o frio.

A pessoa deve se sentar no chão ou em almofadas de zabuton com as pernas debaixo da mesa e o cobertor estendido sobre a parte inferior do corpo. Ele foi projetado para ser usado com roupas tradicionais que são abertas, fazendo o calor subir das pernas para o pescoço.

Kotatsu

Como surgiu o Kotatsu?

O Kotatsu foi inventado no século XIV no Período Muromachi e pode ser encontrado na maioria dos lares japoneses durante o inverno. Originalmente o aquecedor dele era  um poço de carvão que ficava embutido no chão. 

Leia também: O que tem em uma casa japonesa tradicional?

O kotatsu surgiu como uma espécie de evolução do Irori, uma lareira afundada usado para aquecer a casa e cozinhar alimentos. Seu antecessor, chamado de hori-gotatsu [掘り炬燵], era uma mesa com um buraco no chão para aquecer os pés.

Assim surgiu o kotatsu que pode ser móvel ao invés de ficar em um único lugar no caso do hori-gotatsu. Antigamente o kotatsu era aquecido por meio de um jarro com carvão. Atualmente ele é aquecido através da eletricidade.

Além do elétrico, hoje ainda pode se encontrar em locais tradicionais um aquecimento por carvão, que pode ser colocado em um buraco no chão ou em outro local passando o calor por meio de algum caminho.

Kotatsu

Quais as Vantagens do Kotatsu?

Os kotatsu são muito amados pelos japoneses, principalmente nas regiões frias. Famílias e amigos costumam sentar ao redor da mesa para estudar, comer refeições, beber ou assistir televisão juntos.

O cobertor cobre metade de seu corpo, e te mantém quentinho no inverno. Alguns até dormem dentro da mesa, porém não é aconselhável por causa do aquecedor e do desequilíbrio de temperatura. Apenas os animais de estimação fazem isso.

Muitas casas japonesas não são devidamente preparadas contra o inverno, nem todos acham barato criar um isolamento e aquecimento na casa por falta de estrutura e por sair muito caro.

A compra de um Kotatsu é uma alternativa barata para aqueles que desejam se aquecer no inverno. Sem mencionar que o Kotatsu pode ser usado como uma mesa comum durante o verão, basta remover os cobertores.

Kotatsu

Existem sistemas semelhantes em países ao redor do mundo: maneiras econômicas e muitas vezes sociáveis ​​de se aquecer enquanto estão paradas. Na Espanha e em Portugal tem uma mesa redonda com braseiro chamada de Camilla.

Nos Países Baixos também costuma-se usar um fogão para os pés. Na Primeira Guerra Mundial, os Engenheiros Britânicos construíram 'aquecedores de pés japoneses' nas trincheiras. Tajiquistão, Afeganistão e irã também tem suas criações semelhantes.

E você? Já teve oportunidade de usar essa mesinha quentinha? Qual foi sua experiência? Não esqueça de compartilhar com os amigos e deixar seus comentários. Quem dera no Brasil fizesse frio para precisarmos de uma mesinha quentinha dessas.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?