Condimento ou tempero é uma substância (erva, legume, pimenta) que acrescenta sabor, aroma e cor ao alimento. No Brasil é comum utilizarmos açafrão, alho, cebola e muito sal. E no Japão? Quais são os principais condimentos japoneses?
No Japão, tempero ou condimento é chamado de supaisu [スパイス] ou kooushinryou [香辛料]. Neste artigo, vamos ver os principais condimentos, ingredientes ou temperos utilizados na culinária japonesa.
Dentre os ingredientes comuns, o Japão costuma utilizar vinagre, limão, gengibre e outros temperos para dar riqueza de sabor em seus pratos. Vamos ver uma lista e um pequeno resumo sobre cada um deles.
Furikake – Combinação de temperos
Furikake é um condimento seco que costuma ser consumido sobre o arroz branco ou misturado. Ele é feito de ingredientes secos e moídos e normalmente é colorido e brilhante.
Furikake é uma mistura de peixe seco e moído, sementes de gergelim, amêndoas e diversos ingredientes variados. Ele pode ser encontrado em dezenas de variedades nos supermercados e konbinis do Japão.
Shoga – Gengibre Ralado
Shoga é um dos tipos de gengibre ralado que está presente na maioria dos pratos japoneses, com objetivo de dar riqueza e sabor.
O gengibre é bastante importante na culinária japonesa e pode ser encontrado de diversas formas diferentes, desde inteiro, ralado, picado, molho, etc.
Misso – Pasta fermentada
Misso – Uma pasta feito a partir da fermentação do arroz, cevada e soja que pode ter sabores variados. Ela dissolve na água quente e costuma ser misturado em vegetais, legumes e para fazer receitas de sopa como missoshiru, tonjiru, etc.
Curry – Tempero indiano
Curry – Os japoneses costumam comer bastante curry, o que resulta em diferentes tipos como barra e em pó. Ele acaba estando presente em diferentes tipos de pratos.
Katsuobushi – Carne de atum seca
Katsuobushi – Carne de atum bonito seca em conserva e ralada que costuma estar presente em pratos como okonomiyaki, takoyaki, saladas e diversos outros.
Karashi – Mostarda japonesa
Karashi – Karashi é a versão japonesa da mostarda, diferente do wasabi esse realmente é picante e vai deixar um ador na sua boca. Às vezes pode ser misturada com wasabi e costuma acompanhar pratos como tempurá, tonkatsu, oden, natto e gyoza.
Wasabi – raiz forte
Wasabi – Um dos temperos mais conhecidos na culinária japonesa pelos ocidentais. O Wasabi é uma raiz forte que costuma ser consumida com sushi e sashimi, mas que também faz parte de diversas outras receitas e pode ser encontrado em pasta, pó, raiz, etc. Alguns até confundem com pimenta ou acham ele ardido, mas seu gosto é único e formiga na boca.
Rayu – Óleo de pimenta
Rayu (ラ ー 油) – Óleo de pimenta japonês, costuma ser encontrado em casas de ramen, pois aromatiza o ramen e gyoza.
Shichimi Togarashi – Tempero de pimenta
Shichimi Togarashi – Sete sabores, um tempero comum que costuma ser encontrado em restaurantes para colocarmos em cima dos pratos. Consiste em 7 ingredientes que costumam ser pimenta chilli, casca de laranja, gergelim preto, gergelim branco, pimenta japonesa, algas e gengibre.
Ponzu – Molho de limão
Ponzu – Molho a base de limão e frutas citrícas com ums sabor ácido e uma consistencia fina. Esse molho costuma ser utilizado em diversos pratos como panquecas coreanas, hambúrgueres, carnes, etc.
Tsuyu – Molho de macarrão
Tsuyu – Famoso molho que é usado para imergir alimentos como soba, udon, somen, etc. Existem diversas variações, recomenda-se colocar água porque ele é salgado e forte.
Sake – Pinga de Arroz
Sake ou saquê – Apesar de ser uma bebida feita de arroz, ele costuma ser utilizado em diversas receitas japonesas para temperar grelhados, cozidos, molhos e diversos outros pratos.
Mirin – Vinho de arroz
Mirin – Um vinho feito de arroz, semelhante ao sake, mas com teor alcoólico menor. Ele é utilizado para adoçar pratos, reduzir o cheiro e dar brilhos em alguns pratos e legumes.
Shoyo – Molho de soja
Shouyu – O famoso molho de soja japonês que costuma ser utilizado como tempero na maioria dos alimentos japoneses para substituir o sal. Existem diversos tipos de molhos de soja diferente, cada um para uma finalidade.
Komezu, Awasezu, Kurozu – Vinagre de Arroz
Vinagre de arroz – Existem diversas variações como komezu, awasezu, kurozu. Ele pode ser utilizado em diversos pratos, saladas, conservas, etc.
Além de condimentos e temperos, existem diversos ingredientes que fazem parte da culinária japonesa como a alga, tofu, cogumelos, ameixas em conversa, katsuobushi, etc.
Espero que tenham gostado do artigo, não se esqueça de compartilhar com os amigos e deixar seus comentários. Conte-nos se você lembrar de algum condimento ou tempero japonês que vale a pena ser lembrado.