APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Referências japonesas em Star Wars

É definitivamente impossível que alguém nunca tenha visto ou ouvido falar de Star Wars, pois essa é uma das maiores (se não a maior) franquia da história do cinema, e fez ou até hoje faz parte da vida de muitas fãs da saga. Mas você sabia que é possível encontrar diversas referências ao Japão ou a cultura japonesa em Star Wars?

Na verdade, Star Wars faz referência a vários povos e culturas espalhadas pelo mundo, além de diferentes épocas, mas as mais evidentes são as que fazem menção à cultura japonesa. Uma das principais delas é o característico capacete de Darth Vader, criado conforme os traços originais do kabuto, capacete usado pelos samurais.

Essa é um dos mais notáveis exemplos de elementos da saga inspirados na cultura japonesa. Ainda existem diversos outros personagens, nomes e roupas da franquia ligados ao Japão, e nesse artigo vamos apresentar a você as principais referências ao Japão contidas em Star Wars.

Recomendamos ler também nosso artigo sobre frases de Star Wars em Japonês.

Darth Vader e os samurais

Vamos começar com o mais famoso personagem da saga, que está recheado de referências aos samurais, Darth Vader. Ao criar o visual do personagem, o diretor George Lucas e o diretor de arte Ralph McQuarrie tiveram uma conversa sobre como o vilão seria.

Inspirados nos samurais japoneses, eles decidiram que além do já citado capacete, ele também usaria uma máscara inspirada numa espécie de máscara de metal chamada menpo. Essas máscaras de metal só podiam ser usadas pelos mais respeitados guerreiros do Japão, e era moldada à imagem de demônios, animais ferozes e fantasmas.

Além disso, ele também usa um tipo de manto, igual aos que eram utilizados pelos samurais para enganar os inimigos durante um combate, impossibilitado que o oponente conseguisse ver direito o movimento de suas pernas do samurai, dificultando a previsão de ataques.

Referências japonesas em star wars

As artes marciais

Agora falando sobre as artes marciais utilizadas no filme, novamente observamos a presença dos samurais, até porque os jedis são bastante semelhante aos samurais em vários aspectos, como, por exemplo, a obediência total ao seu mestre e a ligação quase religiosa que tinham com a arma utilizada nas batalhas. Mas, além disso, podemos notar que a arte marcial usada pelos jedis é a mesma que os samurais usavam.

Estamos falando da técnica do kendo, a arte marcial usada em Star Wars e pelos samurais. Essa arte marcial atingiu o auge no Japão entre as eras Kamakura e Muromachi e era usada pelos samurais para aprimoramento espiritual e mental, coisa que era muito importante para a formação do caráter do guerreiro. Características importantíssimas para um jedi.

Qualquer pessoa que pratica o kendo consegue reproduzir os movimentos dos personagens do filme. Uma semelhança, por exemplo, é o fato de Lorde Vader lança muitos de seus golpes partindo de uma posição chamada hasso (posição onde a espada é posicionada perto da cabeça). Outros golpes também são usados por Qui-Gon Jinn, Obi-Wan, Luke e Qui-Gon Jinn como chudan, jodan, gedan e waki. Até a forma com que se segura o sabre é semelhante à descrição da arte marcial japonesa.

Referências japonesas em star wars
Luta de Kendo

Rainha Amidala

A influência do Japão em A Ameaça Fantasma afetou bastante o visual dos personagens, principalmente o de rainha Amidala (interpretada por Natalie Portman) – que futuramente se tornaria mulher de Anakin e mãe da princesa Leia e de Luke Skywalker.

A escolha de sua vestimenta - um quimono cinza - não foi por acaso, já que o traje ajuda bastante a tornar o encontro ocorrido entre a rainha Amidala e o senador Palpatine (que foi vivido por Ian McDiarmid) em uma cerimônia muito especial. Com a ajuda dessa roupa, a rainha Amidala passa uma imagem de uma rainha soberania.

O chefe da equipe de maquiagem desse filme, Paul Engelen, comentou sobre o look da personagem: "Combinamos muitas influências para compor o visual da rainha. O look oriental prevalece: a base branca, a boca vermelha, o penteado elaborado” lembrando uma Gueixa.

Star wars - referências japonesas em star wars
Referências japonesas em star wars

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Referências japonesas em star wars
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Darth Maul

O último personagem da nossa lista promete deixar uma legião de fãs por todo o mundo, é claro que não podia faltar o Darth Maul (Ray Park). Esse personagem já é um sucesso, antes mesmo da estreia no Japão, era fácil encontrar camisetas, bonecos e várias coisas relacionadas a ele.

Mas segredo desse sucesso todo está muito mais no visual que na atitude do vilão. A incrível “tatuagem” preta e vermelha, junto dos vários chifres que circundam a sua cabeça, ajudam muito para que Maul se pareça com o demônio em pessoa. E no Japão, o demônio tem a cara das máscaras oni.

As máscaras oni tiveram sua origem em uma antiga lenda japonesa que dizia que as pessoas que morressem sem ritual fúnebre apropriado, tornava-se um demônio.

Essa palavra também servia para intitular pessoas que não eram praticantes do budismo ou que cometiam o pecado da gula. Quem efetuava isso caia imediatamente no inferno da fome, e virava um gaki, ou seja, um oni da fome.

Star wars - referências japonesas em star wars

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?