Omotenashi – Hospitalidade e educação Japonesa

Desde cedo os japoneses se esforçam em ter educação e hospitalidade como uma filosofia de vida, um hábito enraizado na cultura e sociedade japonesa, e essa cultura é chamada de Omotenashi.

No artigo de hoje vamos falar sobre essa hospitalidade japonesa que impressiona pessoas do mundo inteiro. Vamos examinar e entender todos os significados por trás da palavra omotenashi.

Significado de Omotenashi

Omotenashi é uma expressão bastante popular que pode ser traduzida como hospitalidade em japonês, mas seus significados e conceito vão bem além disso. Ela remete educação, polidez, harmonia e paz.

Wyrażenie Omotenashi é escrita "[お持て成し] ou [御持て成し]" que pode ser literalmente traduzida como hospitalidade, recepção, tratamento, serviço e entretenimento. Além desses significados, essa expressão indica "fazer tudo o que é possível".

Vamos examinar o significado de cada ideograma:

  • - honorifico de educado, humilde, honrado;
  • 持て - Verbo que significa ser capaz, aguentar, receber;
    • Ideograma - Segurar, ter;
  • 成し - Verbo - realizar, terminar, cumprir, ser capaz, construir;
    • - Ideograma - transformar, crescer, tornar-se;
Omotenashi - hospitalidade e educação japonesa

A origem do omotenashi

A origem dessa expressão é bem desconhecida, alguns afirmam que se originou da expressão motenasu [持て成す] que utiliza os mesmos ideogramas, mas que significa "entreter e dar boas vindas". Outros afirmam que nashi [無し] da a entender uma Hospitalidade sem Superficialidade.

Segundo alguns registros antigos, a frase mono wo motte nashitogeru [モノを持って成し遂げる] deu origem a omotenashi utilizada atualmente. Essa frase traduzida significa "realizar com coisa", o que não faz nenhum sentido no português.

Mas filosoficamente, significa que devemos receber o visitante ou cliente da melhor forma possível, sem segundas intenções e com coração puro.

Słowo mono no japonês significa coisa, mas nessa frase ele foi escrito exatamente em katakana para referir não apenas as coisas literais, mais coisas invisíveis como sentimentos.

Omotenashi - hospitalidade e educação japonesa

Os japoneses são ensinados desde criança a cuidarem um dos outros e agirem com etiqueta, hospitalidade e educação. Grande parte da etiqueta japonesa tem origem nos rituais formais de cerimônias de chá e de artes marciais.

A delicadeza e compaixão eram valores centrais do bushido (caminho do guerreiro), o código de ética dos samurais. Hoje, o conceito de omotenashi é adotado principalmente nas gestões comerciais.

O que está envolvido Omotenashi?

Omotenashi envolve tratar seu convidado, cliente ou próximo da melhor forma possível. É como a regra de ouro que diz "Tratar os outros como gostaria de ser tratado". E tudo isso sem esperar nada em troca ou com segundas intenções.

Toda essa hospitalidade é feita sem alarde e com muita discrição, de forma silenciosa, delicada e sutil. É um sentimento que envolve humildade, honestidade, amizade e amor.

Apesar do Japão ter problemas com classes sociais, no omotenashi não existe distinção entre anfitrião e hóspede, ou atendente e cliente, ambos são tratados de igual para igual, com respeito mútuo.

Envolve ajudar com sorriso, empatia e gentileza de todo o coração. É por causa dessa gentileza que o Japão têm fama do país mais educado do mundo. Mesmo que pareça impossível todos praticarem o omotenashi, vale lembrar que Gentileza atrai Gentileza! Às vezes até mesmo a máfia pratica o omotenashi.

O omotenashi também envolve pensamento positivo, a pessoa não fica vendo defeitos ou problemas dos outros, ela não tenta se intrometer na vida alheia, não pensa em coisas como vingança, nem fica tentando discutir e criar contendas.

Omotenashi - hospitalidade e educação japonesa

A pessoa que quer ter um estilo de vida humilde, honesto e hospitaleiro deve evitar pensar e focar em coisas negativas, limpar sua mente e ver apenas coisas positivas. Visto que é impossível agir e tratar todos bens, sabendo que todos possuem defeitos, falhas e imperfeição.

Infelizmente alguns seguem mais omotenashi pela disciplina e não por educação. Algumas empresas e lojas possuem regras escritas e precisas descrevendo como o anfitrião deve atender e se comportar na frente do cliente.

O verdadeiro omotenashi envolve tratar as pessoas bem, sem precisar de regras, claro que elas são vitais para ensinar e enraizar a educação e hospitalidade nas pessoas, principalmente nas crianças.

Omotenashi - hospitalidade e educação japonesa

Artykuł jest dopiero w połowie, ale polecamy również przeczytanie:

Exemplos de Omotenashi

Abaixo vamos ver alguns aspectos do Japão e de sua cultura que mostra o Omotenashi:

  • Utilizar máscaras cirúrgicas aby nie zarażać innych;
  • Presentear vizinhos com caixas de sabão antes de começar uma obra;
  • A pratica de curvar-se e usar o keigo;
  • Przepraszam za cokolwiek, nawet jeśli nie jestem winny;
  • Japoneses não aceitam gorjetas.
  • Czystość, nie wyrzucać śmieci na ulice;
  • Punktualność, w tym transport publiczny;
  • Spróbować pomóc, nawet jeśli się nie ma zdolności;
  • Znaleźć portfel i zanieść go do policji.
  • Drzwi taksówki otwierają się same;
  • Pokrywka muszli klozetowej podnosi się sama;
  • Placas indicativas feitos de forma fofa e às vezes pedindo desculpas;
  • Dzieci sprzątają szkoły;
  • Bater cinza do cigarro na mão e colocar no bolso;
  • Dostępność dla osób niepełnosprawnych w Japonii;
  • Sztuka i wygląd kuchni japońskiej;

Claro que nem tudo é mil maravilhas, nem todas as pessoas são iguais, isso significa que nem todos os japoneses praticam essa filosofia e estilo de vida.

Entenda que tudo é relativo e que sempre vai existir em qualquer lugar pessoas boas e ruins, pense nisso antes de comentar asneiras. O que importa é cada um fazer sua parte e praticar o omotenashi.

Espero que tenham gostado do artigo. Se gostou, compartilhe e deixe seus comentários. Conhece outro ponto que serve de exemplo para mostrar a cultura do omotenashi?

Przeczytaj więcej artykułów na naszej stronie.

Dziękujemy za przeczytanie! Będziemy jednak bardzo zadowoleni, jeśli spojrzysz na inne artykuły poniżej:

Przeczytaj nasze najpopularniejsze artykuły:

Czy znasz to anime?