Se você tem o costume de assistir anime já viu algum tipo de Oni. Eles realmente existem, mas dentro da mitologia japonesa. E como já é de se supor essas criaturas são temidas por fazerem mau aos humanos.
Veremos agora mais detalhes de como surgiu esse personagem da mitologia japonesa, suas características e como ele ainda é retratado na atualidade.
Índice de Conteúdo
O Que significa Oni? O Que são?
O termo Oni (鬼) pode ser traduzido como ogro ou demônio ou a qualquer criatura considerada maligna que preda humanos. O Oni geralmente é caracterizado por ter uma aparência aterrorizante.
Acredita-se que esses seres são ‘’deuses com defeito’’, pois são o oposto do que um deus deveria fazer. Eles são conhecidos por carregar apenas coisas ruins como tragédia e maldade.
Os Onis são retratados das mais diversas formas, no entanto as mais comuns são: estatura imensa, unhas pontiagudas e a cor vermelha sempre estão presentes de alguma forma.
Existem teorias com relação a origem do Oni. A primeira é que quando um humano é uma pessoa ruim durante toda a sua vida, ao morrer ela se torna um Oni e tem como função torturar os que não foram maus (que não foram tão maus para serem Onis) a serem torturados no inferno.
A outra hipótese e mais comum é que quando uma pessoa é muito má ela se transforma em Oni ainda em vida contudo acaba infernizando a vida de humanos e até mesmo se alimentam deles.
E ainda dizem que só existem dois Onis, o ogro vermelho( Aka – Oni) e o outro azul (Ao-Oni) que são servos do grande rei demônio chamado Enma Dai Oh que é do budismo.
O Oni com a chegada do Budismo
O Budismo foi importante para a formação da cultura japonesa e teve influência até com relação a esses monstros. Quando o budismo foi introduzido no Japão o Oni passou a ter uma forma física bem característica com os demônios da mitologia hindu como o Kirtimukha e em Yama, o deus dos mortos.
Então depois dessas referências o Oni passou a ter as características que vemos hoje mais parecidas com um ogro. Ele é um ser humanoide enorme que embora tenha características humanas a face pode ser de algum animal como macaco, pássaro, entre outros. O chifre também é uma característica dessas criaturas, ás vezes tem apenas uma saliência e em outras chifres gigantescos.
A vestimenta é de uma tanga feita com pele de animal. A tanga também é uma referência do budismo. Eles também possuem o Kanabō (金棒) parecido com taco de basebol comumente feito de madeira ou metal e várias pontas afiadas.
Diferença entre Oni e Yōkai
Yōkai (妖怪) ou youkai é uma criatura sobrenatural que faz parte do folclore japonês e acaba tendo o Oni como uma subdivisão. A diferença é quem o Yōkai está mais relacionado com humanos com características de animais e outras formas não humanas.
Porém, ambos podem se referir ao termo direto ‘’ogro’’ ou ‘’demônio’’. Mas na verdade Yōkai é uma expressão que pode ser usado para se referir a qualquer criatura com traços sobrenaturais, não tem uma tradução cem por cento exata.
Existem casos de que os Yōkai são até bonzinhos. E dentro da ideia de Yōkai existem outras criaturas que se encaixam como subdivisões também como os seres que mudam de forma (Bakemono), objetos com algum espírito (Tsukumogami) e deuses (kami)
E ainda quando Yōkais e humanos se relacionam afetivamente eles geram os Han'yō (半妖) que geralmente são humanos com poderes.
Um anime que retrata bem Yōkai é o Midnight Occult Civil Servants (真 夜 中 の オ カ ル ト 公務員). Nesse anime Arata Miyako consegue aparentemente um emprego como funcionário público que na verdade foi parar no Departamento de Relações Noturnas e lá o protagonista deve resolver assuntos com relação ao ocultismo e seres sobrenaturais.
O Oni na atualidade
E olha só que curioso , tem uma festividade em que os onis são atração! Eles são representados em festividades japonesas como setsubun (節分) um festival japonês para o inicio da primavera.
Nesse evento alguns participantes fazem o uso de máscaras para simbolizar os Onis, pois tem a crença de que ao fizerem isso estarão se protegendo do mal.
O Oni está presente também na literatura, arte e teatro japonês. Eles também são retratados em animes.
Nos desenhos japoneses essas criaturas são vistas de várias formas, sexo e idade. E sempre estão lá para serem derrotados por grandes heróis. Existem animes que mostram muito sobre essas criaturas humanoides.
Oni nos Animes
Kimetsu no Yaiba tem praticamente todo seu enredo baseado e Oni, pois esses seres se alimentam de humanos e também quando são apenas feridos se transformam também. O protagonista Tanjiro tem sua família toda morta por um Oni e sua irmã foi transformada em uma e ele tem por objetivo achar uma forma de reverter a calamidade.
Em Naruto, o oni é associado com Juubi(十尾) ou Dez Caldas esse monstro trata-se de uma reencarnação de uma árvore que existia no tempo de Kaguya Ootsutsuki.
Já em Dragon Ball Z tem dois Oni iguais que só mudam de cor, um é vermelho e o outro é azul. Assim como muitos Onis eles passam muito tempo no inferno por isso eles até usam uma camiseta com a palavra Hell (inferno, em inglês), mas eles nem são tão maus assim, na verdade eles chegam até a ser cômicos no anime. A referência pode ser do Naita Aka Oni o Ogro vermelho que chorou.
Existem muitos Onis em animes só que na hora de traduzir nem sempre vai ser o termo original, geralmente será ogro, monstro criatura e demônio mesmo.
Mas independente de ser Oni ou Yōkai é melhor esses monstros ficarem só na mitologia e ficção não é mesmo?! Afinal eles deixam as histórias mais empolgantes, mas acredito que ninguém queira algum dar de cara com um!