APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Kobun: como e onde aprender textos clássicos japoneses

No Japão, o idioma predominante até o início do período Showa (como é chamado o reinado do Imperador Hirohito Showa, iniciado no fim de 1925) foi o kobun, como é chamado na versão moderna da linguagem japonesa. Anteriormente referido como kogo (no idioma antigo) ou bungo (na linguagem literária), o japonês arcaico era uma variação da língua antiga tardia, falada entre o período Heian até o Kamakura (entre os anos de 794 e 1333).

Assim como quase todos os idiomas, no século XX, o japonês também foi adaptado para uma versão mais moderna e simplificada, especialmente na escrita. Hoje o kobun existe apenas nos registros históricos do país, através de uma série de documentos escritos há vários séculos. Apesar de esses arquivos estarem disponíveis para todos, apenas alguns especialistas conseguem decifrá-los em sua totalidade, já que a escrita moderna se distingue muito da antiga.

O fato de ser um idioma difícil não faz do kobun impossível de ser estudado. Hoje em dia, buscar esse aprendizado não vem se limitando somente a historiadores ou tradutores, mas também aos amantes da cultura japonesa. É uma linguagem muito complexa e difícil de ser dominada, mas qualquer pessoa que se esforce e invista um tempo considerável nos estudos consegue aprender o básico, algo que pode ser útil de diferentes formas.

Muitos textos clássicos da literatura japonesa, como o Conto do Cortador de Bambus (também conhecido como Princesa Kaguya) e o livro Genji Monogatari, foram escritos em kobun, então é possível estudar o idioma através de diversos materiais originais, que datam do século X. É claro que, para aprender a língua arcaica, é necessário que a pessoa esteja ao menos em um nível avançado de japonês moderno, especialmente se tratando da escrita. Sendo assim, fica o alerta de que esse não é um conteúdo para iniciantes.

Old book isolated on white

Por que aprender kobun?

Antes de mais nada, vamos entender alguns motivos que podem estimular o aprendizado do kobun. Para começar, apesar de não ser mais utilizado no Japão, os estudantes de lá ainda aprendem seus fundamentos básicos no ensino fundamental, então ainda é uma matéria considerada importante no país.

No caso das pessoas que estão estudando japonês com o intuito de trabalhar no país ou imigrar em algum momento, provavelmente será necessário passar pelo famoso JLPT (sigla em inglês para Teste de Proficiência da Língua Japonesa). Essa é uma prova opcional que muitos estrangeiros se submetem a fazer para provar que estão aptos para se comunicar no idioma em diferentes graus, o que pode aumentar suas chances de conseguir bons empregos no Japão.

Em 2010, o JLPT passou por uma revisão, a fim de deixá-lo mais difícil, nascendo assim a versão N1 da prova (que é utilizada até hoje). O teste não é igual para todos e as questões variam para cada pessoa, então existe um risco de cair kobun em alguns casos. Quem deseja prestar o JLPT no futuro certamente vai tirar bom proveito dos seus estudos sobre a língua arcaica.

Já para aqueles que pretendem ingressar em alguma faculdade japonesa, também é comum que as provas de admissão incluam kobun na maioria das instituições. Em termos acadêmicos, acaba sendo um assunto praticamente obrigatório, então vale a pena estudar mais tanto pelo JLPT quanto para os exames de ensino superior do país.

Alunos que estiverem cursando História ou Turismo na UNIFACS ou  em qualquer outra universidade brasileira também podem se beneficiar do kobun em assuntos profissionais. O povo japonês é bastante nacionalista e aprova quando estrangeiros buscam aprender mais sobre sua cultura, então saber o básico de seu antigo idioma expande as oportunidades de emprego e até mesmo de hospitalidade.

Kobun: como e onde aprender textos clássicos japoneses

Como aprender kobun?

A parte mais difícil desse processo é encontrar formas de estudar o kobun por conta própria. Quem vive no Japão e já fala o idioma moderno de forma fluente certamente terá mais facilidade de encontrar cursos ou professores particulares para aprender essa variante. Já aqueles que moram em outros países e ainda estão estudando a linguagem atual encontrarão mais dificuldades.

A boa notícia é que existem vários sites e aplicativos que podem ajudar nesse processo. Todos estão disponíveis exclusivamente em inglês, então é necessário ter uma boa familiaridade com o idioma para conseguir entender o material, já que a tradução é feita diretamente do kobun para a língua inglesa. Contudo, muitos também disponibilizam a conversão direta do japonês arcaico para o moderno, sendo possível entender da mesma forma.

Para um estudo mais básico, que envolva apenas um entendimento superficial de conjugação de verbos e gramática, existem alguns sites que oferecem um bom panorama geral, como o Tofugu e o Sengoku Daimyo. Além de oferecer diversos exemplos visuais, eles traduzem alguns trechos e até comparam com o japonês moderno, tudo com uma linguagem simples e fácil de entender.

A variedade de dicionários dedicados ao japonês clássico disponíveis na internet também é interessante. A Universidade do Kansas possui um compilado com mais de 25 mil palavras do konbu, além de ter uma seção dedicada exclusivamente ao Japão em sua biblioteca virtual; intitulada JapanKnowledge, é possível ter acesso a diversos dicionários da língua japonesa e todas as suas variações. Já o weblio disponibiliza 23 mil palavras com conjugações completas e, alternativamente, também é possível pesquisar a versão arcaica de kanjis modernos no kanji.jitenon, com um acervo de mais de 12 mil símbolos.

Para um estudo mais avançado do japonês clássico, é possível utilizar a própria biblioteca virtual da Universidade do Kansas ou alguns sites dedicados a análises profundas de clássicos da literatura japonesa, como o Manabu Oshieru, que traz mais de 100 poemas antigos com explicações detalhadas a respeito da gramática utilizada.

Em termos de aplicativos para smartphone, a variedade também é alta. Para estudar kanjis antigos, o Jōyō Kanji Stroke Order Dictionary é uma boa opção, contando com mais de 6 mil símbolos e também auxiliando o usuário com correções gramaticais. Já para aprendizado geral, existem aplicativos que oferecem questionários para testar seu conhecimento e outros voltados para tradução e entendimento do japonês arcaico. Todas essas indicações estão disponíveis para Android e iOS.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?