APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Japanophile, O que é? Você pode ser um…

Você sabe o que é um Japanophile ou Japanophilia? Muitas pessoas gostam de animes e mangas, por isso elas tendem a se autodenominar “Otakus”. Mas como já foi dito em outro post, o sentido desta palavra no Japão não é muito bem visto. Aliás,este termo tende a ser usado como uma forma de depreciação pelos japoneses.

Em contrapartida, tem pessoas que gostam da cultura japonesa, das pessoas, da história entre outros. E mesmo assim algumas insistem em se autodenominar “Otaku”. Mas depois desse post, se você é uma dessas pessoas, você vai ter outro termo para si.

Sim, com uma brilhante dedução, o termo da pergunta do primeiro parágrafo, é o termo correto. Mas calma, vamos explicar melhor para você saber o motivo. Aliás, ao contrário do Otaku, este termo é muito bem visto pela cultura japonesa.

Japanophile, o que é? Você pode ser um…

O que significa Japanophile?

Antes de explicar este termo, temos que ditar um termo mais primitivo, o Japanophilia. Japanophilia refere-se à apreciação e amor da cultura japonesa, pessoas ou história. Em japonês, o termo para Japanophile é"shinnichi" [親日]. O termo foi usado pela primeira vez no início do século XVIII, mudando de escopo ao longo do tempo.

Ou seja, um Japanophile é uma pessoa que é, tem, usa ou pratica japanophilia. Sendo uma pessoa que tem uma apreciação e uma certa paixão para com os aspectos do Japão.

Um pouco de história do Japanophile

O termo "Japanophile" remonta ao final do século XVIII e início do século XIX. Antes do Japão se tornar mais aberto ao comércio exterior, (leiam sobre o Período Edo). Carl Peter Thunberg e Philipp Franz von Siebold ajudaram a introduzir a flora japonesa, obras de arte e outros objetos na Europa, o que aumentou o interesse.

Lafcadio Hearn, um autor irlandês-grego que fez sua casa noJapão no século 19. Este homem foi descrito como "um Japanophile confirmado" pela Charles E. Tuttle Company no prefácio de vários de seus livros. Outros podem incluir Jules Brunet, um oficial do exército francês que desempenhou um papel famoso na Guerra Boshin japonesa.

Japanophile, o que é? Você pode ser um...

Século 20

Na primeira década do século 20, vários escritores britânicos elogiaram o Japão. Em 1904, por exemplo, Beatrice Webb escreveu que o Japão era uma "estrela em ascensão do autocontrole e da iluminação humanos". E elogiou o "inovador coletivismo" dos japoneses e a"estranha" propensão e mente aberta da sua “elite profissional esclarecida”.

HG Wells da mesma forma denominou a elite de seu samurai A Modern Utopia. Em parte, isso foi resultado do declínio da primazia industrial britânica, com o Japão e a Alemanha aumentando comparativamente.

A Alemanha era vista como uma ameaça próxima, mas o Japãoera visto como um potencial aliado. Os britânicos buscaram eficiência como solução para questões de produtividade. Este interesse, no entanto, terminou com a Primeira Guerra Mundial.

Vai trocar de “otaku” para “Japanophile”?

Japanophile, o que é? Você pode ser um…
Japanophile, o que é? Você pode ser um...

Se você só assiste os animes, lê light novel e mangas, tudo bem, você ainda é um Otaku ao menos no Ocidente. Mas se você é como nós, que tem um interesse maior do que apenas isso, está na hora de trocar de título. Até por que ficar se autodenominando Otaku, nem sempre vai ser bem visto. Principalmente quando for o caso de visitar o Japão.

Por incrível que pareça, o termo apesar de descrever perfeitamente alguns tipos de pessoas, não é tão conhecido. Talvez por ser um termo em inglês, os “otakus” apaixonados pelo Japão, tendem a se rejeitar. Sem mencionar que a pronúncia é estranha e difícil.

Na realidade existe outro termo além de Otaku e Japanophile que é weeabo e contém diversas semelhanças. A diferença é que Otaku e weeabo são pejorativos e negativos. Acredito que o melhor é não se intitular de nada.

Claro que ninguém está forçando ninguém a nada. Mas enfim, fica a seu critério. Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou algo do gênero, basta deixar aí nos comentários. Obrigado por ler o artigo até aqui, Tchau.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?