APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Homestay no Japão – Hospedando em casa de família

Já pensou em fazer Homestay no Japão? Quer se hospedar na casa de um japonês? Então você precisa ler este artigo e entender algumas coisas antes de começar essa aventura. Todos sabemos que o Japão tem uma cultura rica e única, então é de imaginar que os japoneses são totalmente diferentes dos brasileiros na forma de pensar e agir.

Os japoneses são alguns dos indivíduos mais gentis do mundo, eles vão ter o prazer de te hospedar. O Japão também é um dos países mais seguros do mundo, tornando a oportunidade perfeita para morar com os habitantes locais. Neste artigo, vamos ver algumas dicas e curiosidades para aqueles que vão se hospedar na casa de um japonês.

Você não sabe a definição de Homestay? Esse é um dos melhores modos de interagir com os japoneses e aprender sobre o Japão, seu estilo de vida e cultura. Homestay significa literalmente casa de família, onde japoneses nativos hospedam estrangeiros em sua casa, oferecendo diversão, alimento e interação social. O Homestay pode ser tanto pago, voluntário ou na casas de amigos e conhecidos.

Homestay no japão - hospedando em casa de família japonesa

Não importa se a pessoa não sabe japonês fluentemente. Essas famílias são pacientes e treinadas, e seu objetivo é ensinar vocês a se comunicarem. Às vezes sai muito mais barato e vantajoso se hospedar em uma casa de família japonesa. Isso porque pode incluir café da manhã, jantar, imersão cultural, aprendizado de japonês, conhecer e fazer amizades, além do conforto de estar em uma casa. E é super barato! Você encontra HomeStay de até mesmo 80 reais por dia.

Preparando para o Homestay no Japão

A primeira coisa que você deve fazer é escolher a localização e família que vai te hospedar. Seja por meio de sites, amigos, telefone, etc. Tente o máximo de informações possíveis do local como: estações de trem próximas, pontos turísticos e até clima. Tente conhecer a família que vai te hospedar.

Lembre-se também de verificar o que a casa oferece de alimento. Às vezes você pode não gostar de coisas como natto, peixe e alguns vegetais. Ou talvez você tem alergia a alguma coisa. Os sites de homestay mostram uma descrição completa da família, do café da manhã e janta. Certifique-se!

Homestay no japão - hospedando em casa de família japonesa

A primeira coisa que você tem que ter em mente ao ir para uma casa de família japonesa é levar um presente. Já escrevemos um artigo falando sobre esses presentes (omiyage), você pode levar algo de seu país, lembrancinhas, doces ou coisas do tipo. Só tenha em mente que levar presente ao visitar alguém no Japão é algo necessário e faz parte da cultura do país.

Na casa de família japonesa

Lembre-se que no Japão se tiram os sapatos para entrar nas casas. Você pode levar seus próprios chinelos, só não esqueça de tira-los ao entrar num quarto de tatami e no banheiro costuma-se usar outro calçado para entrar. Não se preocupe, os locais para tirar os sapatos vão estar bem visíveis, e os familiares vão estar lá para te ajudar.

Não importa de você está pagando pelo HomeStay, as famílias japonesas vão ter o prazer de te levar para conhecer sua cultura e cidade. Eles podem te levar em um restaurante local, num parque e até mesmo para caminhadas fora da cidade. Apenas certifique-se de estar preparado para participar de todas as atividades oferecidas pela família e comer o que eles oferecem!

Homestay no japão - hospedando em casa de família japonesa

Ao tomar o banho, certifique-se que possa usar a banheira, mas lembre-se de banhar antes de imergir na banheira, já que toda família vai usar a mesma água. Na hora do jantar, lembre-se de dizer itadakimasu e comer corretamente com hashi (pauzinhos) respeitando suas regras. Claro que existem muitas outras regras em relação ao alimentar-se em casa ou restaurantes. Recomendamos dar uma boa pesquisada em nosso site para estar totalmente preparado para essa experiência.

Os japoneses não costumam ter quartos para visitantes, possivelmente eles vão oferecer a sala de estar que costuma ser em tatami. Você vai dormir no chão, num colchão chamado futon, pode parecer estranho mas é uma experiência incrível, certifique-se de dobra-lo ao amanhecer. Uma coisa que você pode perceber ao se despedir da família japonesa, é que algumas pessoas ficam dando tchauzinho com a mão até você sumir de vista. Eu presenciei isso todo dia (xD) foi tão amoroso.

Minha experiência em um HomeStay

Durante minha viagem ao Japão em 2016 eu fiquei de forma gratuita em 5 casas de amigos. A diferença entre se hospedar na casa de alguém que cobra pelo HomeStay é que possivelmente eles vão estar grande parte do tempo disponível para te dar atenção. Já as famílias que me hospedaram trabalhavam, mas eu tive boas experiências em todas elas.

Homestay no japão - hospedando em casa de família japonesa

A primeira família que me hospedou era brasileira, a casa era enorme quebrando o paradigma de casas pequenas no Japão. Tinha 2 andares e eu dormi em uma cama de casal. Nessa casa eu fiquei apenas um dia, a família me levou para almoçar no KFC, fazer compras no costco e jantar num restaurante chinês. Teve outro dia que fiquei em Hamamatsu na casa de um Brasileiro que me levou para diversos locais, yakiniku e até mesmo onsen.

Outras 2 famílias me hospedaram por quase uma semana na cidade de Osaka. Elas me levaram para passear pela cidade, e proporcionaram experiências maravilhosas. Durante minha viagem ao Japão, estar hospedado na casa de família japonesa foi o que enriqueceu e tornou minha viagem mais divertida. É muito melhor estar acompanhado do que andando sozinho por ai.

Embora possa parecer assustador as diferenças culturais e passar o tempo com uma família desconhecida. O homestay no Japão é uma das experiências mais significativas que você pode ter no país. Você já teve essa oportunidade? Deixe nos comentários sua experiência! Agradecemos os comentários e compartilhamentos.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?