APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Os animes passam uma visão errada do Japão?

Muitos acreditam que os animes e mangás passam uma visão errada e distorcida para os estrangeiros e ocidentais de como é o verdadeiro Japão. O Japão realmente é diferente dos animes? Vamos discutir isso nesse artigo.

É claro que no Japão não encontramos lutas com poderes, coisas sobrenaturais e absurdas como acontecem em muitos animes. Tirando isso, os animes costumam representar muito bem a visão do Japão para os japoneses.

O Japão é diferente dos animes?

Os animes parecem bastante com a vida real porque os produtores e criadores vão até às escolas ou locais de destaque apenas para tirar fotos e fazerem suas animações baseadas em ambientes e cenários da vida real.

Os japoneses também criam suas obras baseado-se em suas histórias de vida, cidades, estabelecimentos, lojas, festivais, eventos, cantores, ídolos e muitas outras coisas que representam a vida real no Japão.

Os animes distorcem sua visão do japão?

É claro que ainda assim, as animações são uma forma dos japoneses saírem de sua realidade. Por isso muitos são fantasiosos ou não condiz com a vida real. Podemos ver isso no cabelo, corpo e nos olhos dos personagens.

Eu afirmo! A maioria dos animes representam perfeitamente a vida real no Japão. Ainda assim, brasileiros que moram no Japão e até japoneses, dizem que o Japão vai decepcionar aqueles que o conheceram através dos animes. Será?

Algumas pessoas só acreditam nas coisas vendo. Durante minha viagem ao Japão, me deparei com diversas situações que me fez pensar estar dentro de um anime. Infelizmente muitos nem se quer procuram viver experiências.

Os animes distorcem sua visão do japão?
Tada-kun é um exemplo da visão que os otakus podem ter do Japão.

Eu pessoalmente acredito que os jornais brasileiros generalizam mais do que os animes. Por mais que eles apenas apresentam determinado acontecimento, eles manipulam muito mais as pessoas usando a emoção que os próprios animes.

Vale lembrar que o fato dos animes deixarem de mostrar certas coisas, não significa que ele está causando uma visão errada do Japão, ele apenas está mantendo um foco em determinado assunto ou realidade que pode ser diferente para alguns.

Os japoneses são iguais nos animes?

Nos animes temos japoneses hospitaleiros, divertidos e que fazem a gente se apaixonar cada vez mais pela cultura e costumes do Japão. Infelizmente alguns ocidentais e brasileiros que moram no Japão tem uma visão diferente.

Muitos não conseguem se dar bem com a maioria dos japoneses, que em grande parte são idosos ranzinzas ou adolescentes babacas. Isso não significa que os animes deixam de representar esses maus-caracteres.

Os animes distorcem sua visão do japão?

É obvio imaginar que cada ser humano é diferente um do outro, mas aqueles que são apaixonados pelo Japão e aqueles que odeiam viver no Japão, não conseguem chegar a nenhum meio termo.

Os animes representam perfeitamente a personalidade, cultura e costume dos japoneses. Se você discorda disso, você provavelmente está se associando com os japoneses errados, ou simplesmente está generalizando.

Até os gritos, línguajar, roupas, sotaque e outras características são representadas perfeitamente. Sim, realmente os japoneses falam e agem daquela forma. O Japão é realmente bizarro como parece nos animes e doramas.

Os animes distorcem sua visão do japão?

Até mesmo a personalidade mais estranha que você encontra em algum anime, pode ter certeza que provavelmente tem algum japonês parecido. Os japoneses escrevem suas histórias baseado na vivencia e na sua própria cultura.

A maioria dos japoneses não gostam de animes ou apenas assistem um e outro. Então nem tente conversar aleatoriamente com qualquer um sobre sua paixão pelos animes. Para eles são apenas desenhos!

Quais as mentiras apresentadas nos animes?

Raramente você vai tropeçar e cair sobre os peitos ou calcinha das japonesas nas escolas. O uniforme escolar não é curto como apresentado nos animes, apesar de realmente as japonesas enrolarem as saias para ficarem curtas.

Algumas escolas fazem vista grossa, mas a maioria não permite encurtar a saia dentro da escola. Fora da escola no trajeto ou nos trens você vai encontrar estudantes japonesas com saias extremamente curtas.

Os animes distorcem sua visão do japão?

Alguns detalhes nas escolas são alterados nas animações. A maioria das escolas não deixam os alunos almoçarem no telhado. Muitas coisas que acontecem nos animes acabam sendo menos intenso na vida real.

Nos animes os personagens riem alto e fazem caretas. Na vida real isso pode acontecer sim, mas não é comum. Eles prezam o respeito no ambiente e riem baixo. A forma de conversarem e reagirem as coisas ainda é idêntico aos animes.

O conselho estudantil não tem nenhum poder supremo sobre a escola igual os animes mostram. Eles apenas ajudam os professores a realizar os eventos e organizar as coisas.

Os animes distorcem sua visão do japão?

Os jovens nos animes usam um línguajar diferente que não se deve ser usado na vida real. Apesar de realmente alguns jovens conversarem de tal forma, os animes meio que exageram um pouco, fazendo com que alguns ocidentais aprendam japonês da forma errada.

Abaixo vou listar mais uma vez algumas mentiras apresentadas nos animes:

  • Não apalpam seios nem puxam calcinhas;
  • Não almoçam sempre em telhados;
  • São livres e fazem o que quiserem;
  • Não tem poder sobre a escola;
  • Não falam gírias o tempo todo;
  • Não tem um línguajar informal;

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Os animes passam uma visão errada do japão?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Quais as verdades apresentadas nos animes?

Algumas pessoas desconfiam dos pais ausentes nos animes e os filhos no colegial já serem independentes ou até morarem sozinhos. Na realidade, eu conheci uma japonesa que seu filho de 15 anos era totalmente independente e já até pensava em morar sozinho.

Conheci também um casal de amigos, filhos de brasileiros que foram simplesmente abandonados no Japão desde criança. Quando você encontra personagens nos animes com um passado assim, não pense que é impossível.

Os animes distorcem sua visão do japão?

Todos aqueles clichês românticos, timidez, perversão, praticamente tudo é verdade. Nas escolas os clubes escolares, festivais, eventos e todo sistema educacional é verdadeiramente representado nos animes.

Muitos discordam dos animes por apresentar personagens com uma vida cheia de aventuras, enquanto eles sofrem trabalhando. Muitos japoneses trabalham como condenados, mas também reparei que tem muito japonês atoa.

Claro que existem muitas outras verdades do Japão que os animes representam bem.

Vou listar abaixo mais uma vez as verdades que os animes representam:

  • São independentes;
  • Passado trágico;
  • São tímidos;
  • Conversam estranho;
  • Eventos escolares;
  • Viajam bastante;
  • Fazem caretas;
  • Encurtam as saias;

O Japão de verdade vai decepcionar os otakus?

O Japão só decepciona quem quer, infelizmente a vida não é fácil para estrangeiros ou até mesmo japoneses que dependem de uma carga horária apertada cheia de horas extras. A vida realmente não é divertida assim.

Os animes na maioria das vezes escolhem personagens que tem uma vida atoa ou são jovens estudantes. A realidade de um estrangeiro adulto é totalmente diferente, não é fácil se adentrar na sociedade japonesa.

Os animes distorcem sua visão do japão?
Trata-se de um Onsen em Hokkaido, ao entrar tive essa surpresa!

Até mesmo jovens tem dificuldade de socializar na escola por causa de certa exclusão social em conjunto. Você já deve ter visto em animes um aluno sendo excluido por toda turma por causa de uma pessoa influente.

Pode ser difícil se adaptar aos costumes e normas que os japoneses possuem. Ainda assim, depois que você fizer isso, vai ver que as portas vão se abrir e toda sua visão negativa do Japão vai sumir.

Os que se consideram Otaku e são apaixonados por animes, vão precisar de cautela, por não serem bem vistos pela sociedade japonesa. Ainda assim, acredito que vocês vão se sentir nas nuvens ao se deparar com traços de anime em toda parte.

Os animes distorcem sua visão do japão?
Tudo no Japão é fofo, até as reformas de Rua.

Se você é um turista e gosta de animes, não vai ter decepções além dos preços dos produtos de animes (rsrsrs). Todo Japão vai te encantar, você não precisa ter medo nem ficar receoso por causa de alguns críticos.

Caso você esteja indo morar no Japão, prepare-se bem para a rotina cansativa e para encarar situações embaraçosas com alguns japoneses idiotas. Mas lembre-se, pessoas boas e ruins existem em qualquer lugar.

Não deixem os animes distorcerem sua visão

Apesar dos animes retratarem bem a vida real, lembre-se que o Japão é muito mais do que mostra os animes. Mesmo que uma animação apresente o cotidiano ou cultura, ele foca apenas em uma pequena coisa.

Geralmente aqueles que são viciados em animes e dizem amar o Japão, não costumam dar os verdadeiros passos para conhecer o país. Às vezes nem se quer tem a verdadeira motivação para aprender o idioma.

Os animes passam uma visão errada do japão?

Não pense que conhece todo Japão apenas por assistir animes. Na maioria das vezes nem os brasileiros ou os próprios japoneses conhecem absolutamente tudo do país no qual vive.

Eu mesmo já perguntei diversas coisas sobre o Japão para os japoneses e eles não sabiam responder. Conhecimento é algo crescente, você vai levar a vida inteira, mas não vai saber tudo. Por isso, não tente parecer mais inteligente que ninguém.

Alguns acreditam ficar mais inteligentes por assistir animes, mas na realidade ele pode prende-lo na zona de conforto e impedir de você realizar seus sonhos ou dar os primeiros passos para a realidade. Então, tenha cuidado e controle para diferenciar o mundo dos animes e o mundo real.

Eu acho o Japão diferente dos animes?

Quando eu cheguei no Japão pela primeira vez, achei ele absolutamente idêntico aos animes. Praticamente tudo que vi e vivenciei é igual a maioria das animações japonesas que mostram o cotidiano.

Na verdade tive até dificuldade em escrever esse artigo, já que não consigo pensar em coisas que são mentira nos animes. Eu sei que tem muitas, mas meio que são bem obvias ou apenas não representa a maioria.

Os animes distorcem sua visão do japão?
Alunos no Matsuri, igualzinho nos animes.

Os animes ensinam detalhes importantes da cultura japonesa, dos costumes tradicionais, festivais, templos, santuários e castelos. São detalhes que muitos brasileiros que moram no Japão nem conhecem ou respeitam.

O Japão é o único país estrangeiro no qual sou capaz de andar livremente para todo canto sem ter medo e sem me perder. Aprendi tudo o que precisava assistindo animes e eles tornaram minha viagem bem mais satisfatória.

Não me decepcionei nenhum pouco com Japão no qual conheci. Fiz amizade com diversos japoneses e brasileiros, até com desconhecidos que encontrava na rua. Tive uma visão de que muitos japoneses amam estrangeiros.

Se você tem uma visão deprimente do Japão, não se prenda nela. Eu sei que deve ser chato se deparar com situações de preconceito nas escolas ou no trabalho onde os tiozão japoneses já são estressados e descontam em você.

Os animes distorcem sua visão do japão?
Japoneses que conheci do nada na rua de Ginza já me levaram para um clube de música.

Tente mudar essa sua visão negativa! Infelizmente essa negatividade apenas estraga sua vida, te deixa infeliz e não ajuda você a encontrar a felicidade nas pequenas coisas. Procure se associar apenas com pessoas positivas e alegres, no qual você encontra aos montes no Japão.

Animes que representam bem a vida real

Abaixo vou comentar um pouco sobre meus animes favoritos que me ajudaram a conhecer a vida no Japão. Geralmente os animes seinen que são direcionado para adultos, representam melhor a realidade do Japão.

Um dos meus animes de cotidiano favoritos é Uchuu Kyoudai, que retrata um japonês de 30 anos que tenta virar astronauta, mostrando todo processo e dificuldade para realizar tal sonho.

Outro anime muito popular que a maioria dos japoneses já assistiram, se chama Detective Conan, ele aparentemente é infantil e tem alguns detalhes ilógicos, mas ele é um dos que mais ensina sobre a cultura e as tradições do Japão. Um anime para toda família, muito inteligente, lembra CSI e até minha mãe assiste.

Os animes distorcem sua visão do japão?

Você também pode procurar por animes do gênero slice of life. Esse gênero mostra a fatia de vida dos japoneses, o realismo e a experiências quotidianas que os japoneses vivem nas escolas ou no trabalho, geralmente envolvendo arte, romance, música ou esporte.

Bem, espero que esse pequeno artigo tenha ajudado a explicar que os animes não distorcem a visão de ninguém do real Japão. Só se a pessoa for doida de achar que no Japão tem dragões, magos, samurais voadores, etc.

Você acha que os animes representam bem a vida real no Japão? Acha que eles criam uma visão deturpada da realidade? Espero ver seu compartilhamento e comentário sobre o assunto!

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?