O Japão gosta de coisas simples, e uma dessas coisas é dormir no chão dentro de um aconchegante futon. São colchões enroláveis feitos para colocar em pisos do tipo tatami. Neste artigo, vamos ver os benefícios de dormir no colchão japonês.
Será que é desconfortável? Por que não uma cama? Essa é a pergunta que muitos fazem ao ver japoneses dormindo em um colchonete no chão. Vamos ver também porque os japoneses preferem o futon a uma cama tradicional.
O que é um futon?
Os futon [布団] são finos, com cerca de apenas 5 cm de altura, e têm no interior algodão, lã ou material sintético. Vendem-se conjuntos no Japão que incluem o colchão (shikibuton), edredom (kakebuton) e a almofada (makura). Estas almofadas são enchidas com feijão verde, trigo negro ou peças de plástico.
O futon é um tipo de acolchoado ou manta flexível o suficiente para ser dobrado e guardado durante o dia e utilizado à noite, com o objetivo de se poupar espaço. É formado por um shikibuton (inferior) e um kakebuton (acolchoado grosso).
Pode ser um grande choque cultural aos ocidentais, eles são bem finos, e até mais duros que um colchão, mas isso é visto como benefício. Os moradores irão dizer-lhe que uma cama macia faz com que seu corpo fique mole. Eles são projetados para fazer bem ao corpo e a mente. Você não vai pegar um monge japonês dormindo em uma cama macia.
É possível encontrar esses colchonetes japoneses em pousadas ryokan, minshuku e alguns albergues. A experiência da maioria dos viajantes estrangeiros que desfrutaram o futon, relataram uma excelente noite de sono.
a origem dos futons
A origem do futon é incerta, já que desde o século 13 as pessoas dormiam em esteiras de palha. Os nobres da época dormiam em tatami, mas nenhum deles eram confortáveis como é hoje. A maioria não usava cobertor, dormiam pelados e cobriam-se com suas roupas.
As roupas de cama apareceram no século 17, elas eram enchidas de algodão e lã. Básicamente foram essas roupas de cama que deram origem ao futon. No século 18 os futons ainda eram caros por causa do preço do algodão. Alguns chegavam a custar 1.200.000 ienes.
Futon [布団] pode ser literalmente traduzido como grupo [団] de panos [布]. O conjunto de futons compõe todas as peças da cama e não apenas o cochonete ou seu cobertor. Futon também pode ser o nome daquela almofada redonda que usam para meditação zen.
Uma das empresas mais antigas e populares por fabricar futons se chama Nishikawa e já tem mais de 440 anos.
COMO USAR UM Futon
O futon deve ser exposto no sol para evitar que se torne um pão amanhecido. Por isso é comum encontrar prédios cheios de futons estendidos.
Muitas pessoas costumam bater no futon com uma vara de bambu especial chamado de futon tataki para sacudir o pó. Quando molhado, os japoneses utilizam o futonkansōki (secador), que força a entrada de ar quente no colchão.
Os futons devem ser dobrados e guardados durante a manhã. Isto impede ele de se modelar e também libera espaço para o uso durante o dia. Se você estiver em um ryokan você não precisa se preocupar que alguém vai dobrá-lo para você. Alguns convidados costumam dobrar por hábito.
Se você é convidado na casa de alguém, é considerado boas maneiras dobrar o seu próprio futon na parte da manhã. As casas japonesas têm armários especiais para guardar esses colchões. No entanto, como convidado é melhor dobrá-lo e deixá-lo em um canto da sala fora do caminho.
O Futon foi feito para ser usado em Tatami, um tipo de piso especial feito de palha de arroz. Se o quarto estiver sem tatami, é comum encontrar uma cama ocidental.
Os benefícios de dormir no futon
Um dos principais benefícios de usar o futon é sua portabilidade que economiza um gigantesco espaço. Você pode simplismente enrolar todo colchão e ter um espaço gigantesco livre no seu quarto.
Os colchonetes também costumam ser mais baratos que as camas ocidentais, é uma pena que no Brasil é o contrario e um futon pode custar muito mais que uma cama. Estamos falando de futons de verdade e não colchonetes que encontramos no Brasil.
Além de economizar espaço e dinheiro, usar um futon é muito mais higiênico que uma cama ocidental. É mais fácil higienizar, carregar, mover e usar. Existem futons de qualidade que são bem mais confortáveis que uma cama ocidental.
Os japoneses também costumam simplesmente juntar os tatamis de solteiros para formar uma gigante cama confortável que pode ficar maior que uma cama King. As noites podem ser mais quente quando usamos um tatami.
O futon também ajuda em sua saúde, ele obriga as pessoas a dormir numa posição correta, ajuda na correção da coluna, articulações, cabeça, costas e ombro. Ele pode ajudar a diminuir suas dores e estresse.
E você? Qual sua experiência? Tem vontade de experimentar? Eu pessoalmente acho bastante confortável.
Onde comprar um futon?
Infelizmente futons no Brasil são confundidos com simples almofadas, ou às vezes são um pouco diferentes do Japão. O melhor é importar de algum site esses colchonetes japoneses. Mesmo assim, vou deixar alguns futons disponíveis na Amazon abaixo: