APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Estrangeiros são discriminados no Japão?

Cultura, Japão

Por Kevin

Compartilhe e Ganhe um Presente Secreto!

Obrigado por compartilhar! Seu Presente se encontra no Final da Página! Boa Leitura!


Será que os estrangeiros são discriminados no Japão? Artigos envolvendo preconceito, racismo e xenofobia são recorrentes em nosso site e sempre geram polêmicas. Dessa vez vamos ver ocasiões que os estrangeiros acabam sendo discriminados no Japão.

Tenha muito cuidado ao ler meu artigo, muitos leitores levam o que eu escrevo a sério demais e generalizam achando que todo Japão e os japoneses são preconceituosos. Lembre-se que as coisas são relativas, se eu digo isso ou aquilo, estou falando de uma minoria e não da maioria.

Se por algum motivo, após ler esse artigo, você achar que japoneses são preconceituosos, você é o verdadeiro preconceituoso. Discriminação com estrangeiros existe em qualquer país, pode ser preconceito, pode ter outro motivo. Apenas leia o artigo sem generalizar.

Recomendamos ler nossos outros artigos envolvendo preconceito:

Significado de Discriminação - Diferenciar, distinguir, classificar, agrupar, segregar, separar; Uma atitude adversa perante uma característica específica.

Não generalize

Não vamos tentar diminuir os casos de discriminação e preconceito do Japão, eles vão estar nos próximos parágrafos com uma escrita forte. Só queremos dizer para não se preocupar com isso.

Apesar de você encontrar japoneses que são preconceituosos de coração, ou que agem preconceituosamente por estar em grupos e não pensar no assunto, saiba que existem outros japoneses.

A população japonesa é de 127 milhões de habitantes, então mesmo que tenha 1 preconceituoso a cada 10 pessoas, faça amizade com o restante dessas pessoas. Não deixe que o ódio de uma dúzia de pessoas tire sua alegria de morar no Japão.

Não estamos dizendo que existe 1 pessoa preconceituosa a cada 10 pessoas no Japão, é bem provável que esse número seja menor. Infelizmente o ser humano gosta de generalizar.

Veja, por exemplo, os suicídios no Japão são propagados de forma generalizada no mundo. Japoneses tem fama de serem suicidas, mas apenas 16 a cada 100.000 pessoas cometem suicídio, é um número alto em comparação com alguns países, mas nada a ponto de criar rótulos.

Tokyo, japan june 28 - 2017: crowd of people walking at night in the streets of ikebukuro, a commercial and entertainment district in toshima, tokyo

Medo dos Estrangeiros?

Nos últimos anos, tem havido um afluxo de estrangeiros que vêm ao Japão para trabalhar ou estudar. Enquanto a maioria desses estrangeiros são recebidos de braços abertos, há alguns que sentem que estão sendo discriminados.

O Japão tem uma longa história de xenofobia e, embora tenha se tornado mais receptivo aos estrangeiros nos últimos anos, ainda há quem sinta que eles estão sendo tratados como cidadãos de segunda classe.

Há vários relatos de estrangeiros sendo recusados a prestar serviço em restaurantes ou sendo mandados sair dos estabelecimentos, e também tem havido casos de empregadores que se recusam a contratar estrangeiros.

Há quem argumente que a discriminação contra os estrangeiros é resultado do medo do terrorismo, já que o Japão é frequentemente alvo de ataques terroristas. No entanto, não se pode negar que os estrangeiros algumas vezes são levados a sentir que não são bem-vindos no Japão.

Isso muda caso você seja um turista, muitas vezes essa discriminação acontece mais em escolas, trabalho e talvez vizinhos de uma localidade. Em geral, os japoneses são bem receptivos e bondosos.

Recomendamos ler: Conheça os valores culturais japoneses

Karoshi – morte por excesso de trabalho no japão

Ocasiões em que os estrangeiros são discriminados no Japão

Infelizmente estrangeiros acabam encontrando prédios e apartamentos no Japão que ao tentar alugar, não conseguem pelo fato de serem estrangeiros.

Há muita discriminação contra os estrangeiros no Japão. O Japão é uma sociedade muito homogênea e eles não gostam de pessoas que são diferentes.

Os estrangeiros são frequentemente tratados como cidadãos de segunda classe. Eles não recebem as mesmas oportunidades que os japoneses e muitas vezes são tratados com desconfiança.

Os estrangeiros são discriminados no local de trabalho, no sistema educacional e na vida cotidiana. É muito difícil para os estrangeiros encontrar trabalho no Japão e, mesmo que o façam, muitas vezes são pagos menos do que os japoneses.

Um dos exemplos mais comuns de discriminação contra os estrangeiros é quando as empresas oferecem descontos ou acordos especiais aos japoneses enquanto cobram dos estrangeiros o preço total.

No sistema educacional, os estrangeiros frequentemente não recebem as mesmas oportunidades que os estudantes japoneses. Eles não recebem a mesma ajuda financeira e muitas vezes têm que pagar mensalidades mais altas.


Outra forma comum de discriminação contra os estrangeiros no Japão é como eles são retratados na mídia. Os estrangeiros são muitas vezes estereotipados como sendo preguiçosos, sujos e não confiáveis. Eles também são frequentemente mostrados como incompetentes, o que pode dificultar a obtenção de empregos ou ser levados a sério.

Às vezes eles não recebem o mesmo respeito que os japoneses na vida cotidiana, e muitas vezes têm que suportar racismo e preconceito. Em geral, a vida é muito difícil para os estrangeiros no Japão. Eles são constantemente confrontados com discriminação e preconceito, e isso pode ser muito isolador e solitário.

Recomendamos ler: Pensando em trabalhar nas fábricas do Japão? Pense direito!

Existe preconceito com tipos e cores de cabelo no japão?

Estrangeiros são discriminados no japão?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

O que fazer se sofro discriminação no Japão?

Se você sente que está sendo discriminado, há algumas coisas que você pode fazer. Primeiro, você pode tentar falar com a pessoa ou organização que você sente que está discriminando você.

Se eles não estiverem dispostos a ouvir suas preocupações, você pode apresentar uma queixa à Comissão de Igualdade de Oportunidades de Emprego. Você também pode contatar sua embaixada ou consulado local para obter assistência. Eles podem ajudá-lo a resolver o problema ou colocá-lo em contato com alguém que possa.

Se você está sofrendo discriminação, é importante lembrar que você não está sozinho. Há muitos outros estrangeiros que passaram pela mesma coisa. Você pode encontrar apoio de seus amigos, família ou outros estrangeiros que tenham estado em sua situação.

Lembre-se, caso sofra alguma discriminação no Japão, lembre-se que nem todos os japoneses são assim. Você provavelmente está em um ambiente errado.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?

Obrigado por ler e compartilhar! Pegue o seu presente: