APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Escala Hirajoshi: a escala pentatônica das músicas japonesas

As músicas japonesas são muito bonitas. A letra, a melodia, a entonação, todas elas costumam estar em harmonia para que a canção se torne agradável para os ouvidos.

Para os que não são do ramo, descobrir qual a causa da qualidade das músicas produzidas pelo Japão é uma missão complicada. Por outro lado, os músicos e os estudantes de música já devem ter ouvido falar, pelo menos uma vez, na famosa escala pentatônica japonesa.

Também chamada de Escala Hirajoshi, a escala pentatônica japonesa é a escala típica das músicas e trilhas sonoras que ouvimos nos animes e na cultura musical nipônica de forma geral.

Neste artigo, veremos o que é a escala pentatônica japonesa e no que ela se diferencia das outras estruturas musicais.

- escala hirajoshi: a escala pentatônica das músicas japonesas

O que significa “Hirajoshi”?

O termo Hirajoshi, escrito em japonês como 平調子 (ひらぢょうし, Hirajoushi), é composto pelo kanji 平 (ひら, hira) que significa calmo, tranquilo, harmônico e pela palavra 調子 (ちょうし, Choushi) que significa afinação, condição, melodia, tom. Juntando os dois significados, temos que a expressão Hirajoshi possui o sentido de "melodia harmônica" ou "melodia calma".

Em grande parte dos estilos musicais, mas sobretudo no rock, no pop e no jazz, os japoneses costumam se utilizar deste padrão, tendo em vista que a música japonesa costuma ter como objetivo final a harmonia entre cada um dos sons, de modo que o primeiro som conecte-se com o segundo e assim por diante, para que a canção se torne agradável, suave e transmita a sensação de bem estar para quem escuta.

Evidentemente, este tipo de padrão não está presente em todas as músicas orientais, mas em uma boa parte delas sim.

Escalas exóticas

No ramo da teoria musical, sabemos que uma escala consiste num agrupamento de notas e intervalos sonoros, que costumam ser expressos em um papel para que, assim, possam ser reproduzidos pelos instrumentos. Existem vários modelos e classificações de escalas musicais, estas podendo ser divididas em: diatônicas (5 tons e 2 semitons), artificiais (cromáticas, com 12 semitons) e exóticas (chinesa, hirajoshi, nordestina, oriental, árabe, etc).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é vlcsnap-2013-07-24-17h42m28s52-4. Jpg

Em geral, as escalas exóticas são escalas com alterações em graus ou que se utilizam de intervalos musicais menores, isto é, a distância entre duas notas é pequena em comparação aos outros modos de construção.

A escala hirajoshi e as escalas pentatônicas

De modo geral, existem dois tipos de escalas pentatônicas, que possuem esse nome por conterem 5 tons (ou notas), que são: a escala pentatônica maior e a escala pentatônica menor.

A escala pentatônica teve origem, provavelmente, no oriente (mais especificamente na China) e é o tipo de escala mais comum nas músicas japonesas.

Obs: Não irei entrar em detalhes sobre a estruturação das notas ou as subdivisões mais específicas. Neste artigo, o objetivo inicial é apenas introduzir a temática para o público geral.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Escala hirajoshi: a escala pentatônica das músicas japonesas
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Música japonesa Vs Música ocidental

Como dissemos, a música oriental têm como característica a harmonia entre cada tom. Sendo assim, a escala hirajoshi e as demais escalas pentatônicas são as principais norteadoras do músico nesse processo de composição.

Nesse sentido, percebe-se que, enquanto a música japonesa é composta por 5 tons, as músicas ocidentais (americanas, inglesas, entre outras) costumam ter a característica diatônica, isto é, estruturada em 7 notas (por isso, outra nomenclatura possível para ela seria escala heptatônica), sendo 5 intervalos de tons e 2 de semitons. Esse sistema consiste no clássico conjunto "Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Sí", que aprendemos na escola.

Outro fator bastante característico do som japonês, e que o diferencia do ocidental, advêm da existência do seu idiossincrático silabário (hiragana e katakana), exercendo assim grande influência na harmonia das letras musicais, tendo em vista que determinadas silabas são retiradas ou trocadas nas músicas para se evitar cacofonia.

- escala hirajoshi: a escala pentatônica das músicas japonesas
Escala hirajoshi: a escala pentatônica das músicas japonesas

Por fim, recomendamos que você escute todos os tipos de canções, pois dessa forma poderá perceber mais facilmente quais são as diferenças e peculiaridades de cada uma delas.

E aí? Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe com seus amigos!

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?