A resposta é sim! Mas continue lendo, pois ainda neste artigo vamos te explicar o motivo.
Algumas pessoas alegam que não é possível aprender japonês por animes, mas isso é uma inverdade. Claro que, se você ficar só no anime, você não vai chegar a fluência. Porem, o anime tem a capacidade de lhe tornar habituado ao idioma suficientemente para que você migre para outros tipos de conteúdos e continue entendendo.
Um dos primeiros objetivos quando começamos aprender um segundo idioma é entender, certo? e aí que está! o anime ou mais especificamente o conteúdo de entretenimento em japonês vai te garantir isso em uma velocidade muito superior a outros tipos de materiais por uma única razão.
Engajamento. Sim! O engajamento é uma das maiores armas para o aprendizado de um segundo idioma, afinal, você vai passar horas e horas do seu dia entretido assistindo ou lendo alguma coisa feita de nativos para nativos.
A verdade é que para aprender um segundo idioma não é necessário ter algum tipo de dom especial, é a somatória de duas coisas, um bom método e tempo que se passa com aquela língua em que se está aprendendo.
Abaixo temos um video onde comentamos a respeito do tópico deste artigo, veja:
Índice de Conteúdo
Aprender e Adquirir
Mas vamos separar duas coisas aqui. Aprendizado e Aquisição. São termos facilmente confundíveis, afinal parece que são as mesmas coisas, mas vamos definir o significado de cada um deles. Aprendizado é o ato de dominar, aprender algo de forma consciente.
Por exemplo, você está na autoescola e começa a aprender quais pedais pisar para exercer um comando no veículo, o que é o cambio, etc. Isso é aprendizado, você racionaliza o movimento, as ações, os comandos, você precisa analisar e pensar cada movimento antes de fazer.
A aquisição é quando você passa a aprender a fazer sem perceber, você passa pela faze de aprendizado consciente e vai para a fase inconsciente do aprendizado, você continua aprendendo, mas não percebe mais, afinal já automatizou as ações.
O mesmo acontece com o aprendizado de um segundo idioma, A fase de aprender vocabulário, frases, gramática e a fase de adquirir aquelas informações por meio de conteúdo feito de nativo para nativo. Em outros termos, assistir ou ler sem precisar parar para pesquisar, ou buscar significado. Isso é a aquisição.
E como encaixar o anime nesta discussão? O anime pode ser utilizado das duas formas, você pode muito bem pesquisar o significado das palavras, e termos ou assistir apenas buscando entender o que está sendo dito utilizando apenas o que já sabe previamente do idioma.
Legenda em japonês
A legenda é algo que pode te ajudar se feito do jeito certo e atrapalhar se feito do jeito errado. Qual o jeito certo? O ideal é que a legenda esteja no idioma que você está aprendendo e não no idioma que você já sabe. Ou seja, assistiu algo em japonês, coloque a legenda em japonês.
Não tem legenda em japonês. Se não tem, desafie-se, veja sem! Certamente vai ter alguma série que você vai curtir e descobrir que não tem legenda para ela, mas após ter assistido mais de 30 animes legendados em japonês você terá capacidade para fazer isso.
E é aí que você vai de fato desenvolver a capacidade de entender sem legenda.
Animelon - Aprenda Japonês com Animes
O que muda do anime para realidade
Os animes assim como na realidade utilizam as mesmas estruturas, grave essa palavra. Isto é, as frases usadas em animes, por exemplo, slice-of-life, (que é um gênero de anime cotidiano) costumam aparecer na realidade também. No video acima temos exemplos disso.
Mas o que muda? O anime tende em alguns contextos utilizar alguns linguajares extremamente informais, jargões, gírias, alguns vocabulários muito específico, falar de assuntos ultra nichados, e por ai vai. Quanto mais fantasioso, mais isso vai pesar.
Se eu aprender só por anime, vou falar de um jeito muito infantil ou irreal? Depende. Você só tem o anime como fonte de imersão? Você só aprende por obras fantasiosas? Se estes forem o caso, então, sim, tem uma chance. Mas não se preocupe, mesmo que isso aconteça com você o antidoto é simples. Passe a assistir outros estilos de conteúdos. YouTube japonês, jornais do japão, radio, etc.
O fato é que quando você entende o idioma de verdade, você muda o que assiste para reajustar ao seu nível e facilmente identifica onde soa ou não natural. E por que não começo logo com o jornal japonês de uma vez?
O motivo é simples. Você precisa escolher algo que lhe mantenha entretido e esteja no seu nível. Às vezes o jornal utiliza de um linguajar um pouco avançado. Outra observação importante que você deve fazer é que se você ficar só em uma coisa para sempre não vai ter oportunidade de evoluir, ou seja, independente se é anime, jornal ou qualquer outra coisa, se desafie, tente sair um pouco da zona de conforto conforme você avançar.
Jornada de quem começa com anime
Assim como eu e outras várias pessoas que começaram por animes, após alguns meses ou no máximo 1 ou 2 anos, já estavam lidando com o conteúdo mais diverso como o YouTube japonês, a televisão japonesa, os rádios, etc., e por já estar habituado ao idioma, não é tão difícil acostumar com esses outros formatos.
Como citado antes, o anime é apenas o combustível para você mais para frente migrar para outros assuntos.
Diversão no aprendizado
Talvez não seja surpresa para você, mas a arma mais poderosa durante o aprendizado é a “diversão”. quando você não se sente estimulado pelo atividade que faz na língua que você está aprendendo, você acaba enrolando ou nem fazendo.
Como aprender japonês com mangá e anime?
Qual a combinação mais poderosa para quem tá começando?
Quem está começando precisa se alfabetizar, é o primeiro passo, você precisa saber o básico do idioma: Hiragana, Katakana, partículas, alguns Kanjis, as estruturas e pontos gramaticais mais comuns. Porém, essa alfabetização não é o ponto mais difícil, você consegue dominar ela em poucos meses se esforçando.
Japonês Club - O Melhor Curso de Japonês Online
Ainda não entendo vendo legendado em japonês
Há 2 possíveis motivos para isso. Primeiro, você realmente não sabe vocabulário, estruturas, pontos gramaticais, e o básico para entender. E se esse for o caso, continue estudando, aprendendo no seu curso, e aprenda frases, com no mínimo 3 mil frases, você já consegue lidar sem dores com um episódio de anime.
Segundo, você sabe o suficiente, já dominou vários pontos gramaticais, sabe muito vocabulário, mas quando começa a assistir entende quase nada. Nesse caso, você está sofrendo com algo que é conhecido la fora como "ambiguity" que quer dizer, ambiguidade.
Como ela nos afeta? A ambiguidade acontece quando temos um sentimento de: repulsa, desgosto, tristeza ou raiva por não entender algo falado em um segundo idioma.
Como superar? A primeira coisa é sua mentalidade, você precisa ter em mente que é normal não entender e que eventualmente se continuar estudando e assistindo uma hora vai entender. A segunda são as atitudes que você deve tomar enquanto assiste algo, a primeira delas é: foque em entender o contexto da história, do que ela se trata, qual o assunto, você não precisa entender tudo, mas sim do que estão falando. de início sua dedução e intuição vai ser fraca, por conta da falta do hábito de entender as coisas, mas com o tempo você vai passar a entender do que estão falando.
A terceira atitude é não se aborrecer com o tanto que não sabe ou não entendeu, comemore por entender um trecho, e espere ansioso pelo próximo. De pouco em pouco que você vai desenvolver a habilidade entender mais e mais.
Outra atitude poderosa é assistir algo que já viu antes em português, você já vai saber a história, o contexto e o assunto, focando somente em ligar aquilo com o que estão falando.
Para além do anime
Você pode aplicar tudo isso para outras coisas que utilizar como aprendizado em japonês, como, por exemplo: Doramas, mangás, YouTube do Japão e dentre outros.
Quanto maior for sua resistência a ambiguidade, mais você vai avançar, isto porque você vai tentar estudar por coisas que te desafiem. O renomado linguista Stephen Krashen afirma que para adquirir um segundo idioma você precisa estar em contato com o que tem um degrau a mais de informações novas para você, isso implica que, se em algum ponto o anime ou qualquer outro tipo de conteúdo que você esteja utilizando para aprender ficar fácil demais, busque novos desafios.
Quanto mais você se desafia, mais você avança, mas sempre com a cautela para não cair no perfeccionismo que é algo que não existe.
Temos outro artigo falando do assunto, caso queira ainda mais informações sobre o assunto acesse: