Você já ouviu falar da famosa cerimônia do chá japonesa? Nesse artigo vamos falar tudo sobre a origem, curiosidades, requisitos, formalidades, casa e objetos utilizados na cerimônia do chá chamada de Chanoyu.
A cerimônia do chá japonesa é uma atividade tradicional com influências do Taoismo e Zen Budismo, na qual o chá-verde em pó pulverizado "matcha" [抹茶] é preparado cerimonialmente e servido aos convidados num ambiente de simplicidade e boa vontade, envolto de paz, respeito, harmonia e pureza.
A cerimônia do chá é conhecida pelo nome de "chanoyu" [茶の湯] que significa literalmente "água quente [para] chá"; também é conhecido como "chadō" ou "sadō" [茶道], que significa "o caminho do chá".
Recomendamos ler também:
- Por que as japonesas não depilam os pelos pubianos?
- Olhos Sanpaku – Superstição, Morte e Significado
- Kimono – Tudo sobre a roupa tradicional japonesa
A história do Chá no Japão
Não está claro quando o chá foi introduzido da China no Japão, mas geralmente se diz que Saisumi, que voltou de Tang em 805, trouxe as sementes de chá e as plantou em Sakamoto, no sopé do Monte Hiei.
Além disso, consta na tabela de dedicatória que Kukai também estava familiarizado com o chá quando dedicou o livro que solicitou durante sua estada ao imperador Saga. De acordo com pesquisas recentes, é altamente possível que já tenha sido introduzido na era Nara.
Existem sete poemas que incluem a história do chá sendo servido em um templo, sendo apontado que a tradição de saborear o chá principalmente em templos em Kyoto foi herdada durante o período Heian. Acredita-se que o chá introduzido nos tempos antigos foi o "Tencha".
Origem da cerimônia do chá no japão
A degustação do matcha foi introduzido no final do século XII pelo monge Eisai. Nessa altura, o chá era uma bebida preciosa que era também usada para fins medicinais.
O costume de beber matcha difundiu-se entre os sacerdotes dos Templos Budistas e as classes superiores. No século XVI, durante o período Momoyama, beber chá ficou popular entre outros grupos da sociedade japonesa.
Sen no Rikyu - Considerado o mestre japonês da cerimônia do Japão, estabeleceu um conjunto de ensinamentos que persistem até aos nossos dias.
Sen Rikyu definiu 4 princípios básicos: harmonia (Wa), respeito (Kei), pureza (Sei) e tranquilidade (Jyaku) e considerava que cada cerimônia era única e não podia ser reproduzida.
Requisitos e formalidades para cerimônia do chá
Realizar a cerimônia do chá de maneira correta é bastante difícil. O praticante de cerimônia do chá precisa ter conhecimento das artes tradicionais, arquitetura, jardinagem paisagística e artes florais.
Incluindo o cultivo e variedades de chá, vestimentas japonesas (kimono), caligrafia, cerâmica, etiqueta e incensos. Além dos procedimentos formais de seu estilo de chanoyu. Assim, estudar a cerimônia do chá praticamente nunca termina.
Até mesmo para participar como convidado em uma cerimônia formal é preciso conhecer os gestos e frases pré-definidos, a maneira apropriada de portar-se na sala de chá, e como servir-se de chá e doces.
As formalidades associadas a esta cerimônia revelam a complexidade das posturas a adotar na sociedade japonesa.
As cerimônias do chá podem assumir um carácter mais simples (chakai - “encontro para chá”) com doces típicos, chá suave (usucha) e um aperitivo (tenshin) ou um pode assumir um carácter mais formal (chaji – “assuntos do chá”) que pode durar até 4 horas e que também inclui uma refeição tradicional (Kaiseki) e um chá forte (Koicha).
Como se realiza a cerimônia do chá varia conforme a escola a que o anfitrião pertence, a ocasião e a estação do ano. Contudo, há semelhanças básicas:
Casa do chá - sukiya e chashitsu
A casa do chá é chamada de sukiya [数奇屋] e também de chashitsu [茶室] que significa literalmente sala do chá. Esta casa localiza-se, geralmente, numa zona arborizada como um jardim tradicional japonês.
A casa do chá é geralmente composta de uma sala de preparação chamada de "mizu-ya", uma sala de espera chamada de "yoritsuki" e um caminho ajardinado chamado de "roji".
As características típicas das "chashitsu" são "shoji" janelas e portas deslizantes feitas de estrutura de madeira coberta por um papel translúcido japonês, tatâmis, um "tokonoma", e possui cores simples, suave e estilosas. O tamanho ideal de um piso de chashitsu é de 4,5 tatames.
Utensílios usados na cerimônia do chá
Os utensílios da cerimônia são chamados de dōgu [道具] que significa literalmente "ferramentas". A quantidade de dōgu necessários em uma cerimônia varia em função da escola e do estilo da demonstração.
A sua variedade, nomes específicos e combinações de utilização impossibilitam a criação de uma lista de todos os utensílios usados nas cerimônias do chá. Existem até mesmo dicionários específicos que chegam a centenas de páginas.
Abaixo temos uma lista simplificada com alguns dos itens essenciais utilizados em uma cerimônia do chá:
- Fukusa (lenço de seda)
- Chawan (taça)
- Natsume ou Cha-ire (boião para o chá em pó)
- Chasen (batedor para preparar o chá)
- Chashaku (espátula para servir o chá em pó)
- Chakin (pano para limpar a taça)
- Hishaku (concha de bambu)
- Kensui (recipiente para a água suja)
- Tana (pequena estante para colocar os utensílios)
- Kama (panela de ferro)
- Furo (braseiro)
A cerimônia do chá - Chanoyu ou chado
A cerimônia dura cerca de 4 horas, homens e mulheres vestem roupas de cores discretas e todos os movimentos têm um significado. Ao servir a primeira chávena de chá ao convidado, o desenho da chávena deve estar voltado para si.
Nas ocasiões mais formais, os homens vestem kimono de seda com três ou cinco brasões de família e meias tradicionais japonesas brancas chamadas de tabi. Os convidados devem ter um leque dobrável e uma almofada de pequenos guardanapos de papel chamados de kaishi.
Apesar das variações existentes na realização da cerimônia do chá, há um princípio comum: a simplicidade e a elegância dos gestos.
Ao circular pelo ambiente não se pode pisar nem apoiar objetos nas linhas pretas do chão. A regra é que o convidado principal fique diante do anfitrião e deve se ajoelhar exatamente na décima sexta faixa.
Só se deve pegar o chawan (tigela de cerâmica) após abaixar-se em agradecimento a quem o serviu. Não se fala nada durante todo o ritual. É um momento de meditação e silêncio absoluto.
Cerimônia do Chá no Brasil
É possível participar de uma cerimônia do chá fora do Japão. No Brasil algumas comunidades de japoneses realizam esse evento ou até ensina novas pessoas tudo o necessário para participar de uma cerimônia do chá.
Recomendamos fazer uma busca pelos sites da Chadourasenke e do Bunkyo que você encontra diversas informações sobre eventos e realizações da cerimônia do chá. Até mesmo cursos e ensinamentos podem ser adquiridos nessa comunidade.
Também existem sites em português brasileiro totalmente focado na cerimônia do chá. Se você mora em São Paulo, talvez queira visitar o Centro de Chado Urasenke do Brasil no prédio do Bunkyo na Liberdade.
Tipos de Chá Japoneses
Veja abaixo os 3 principais tipos de chás usados na cerimónia do chá no Japão:
Matcha [抹茶] – Chá-verde em pó ou moído, usado em cerimónias do chá e também para dar sabor e colorir doces e alguns alimentos japoneses.
- Usucha [薄茶] - Matcha fraco;
- KoiCha [濃茶] – Koicha é uma mistura densa e forte de matcha;
Recomendamos ler nosso artigo: 15 Tipos de Chá Japoneses
Utensílios e Produtos para cerimônia do Chá
Abaixo vamos compartilhar uma lista de produtos da Amazon Brasil com alguma relação ao chá:
Vídeos sobre a cerimônia do chá no Japão
Para entendermos mais a cerimônia do chá, vamos deixar alguns vídeos abaixo para encerrar o artigo. Espero que tenham gostado do artigo. Se gostou, compartilhe e deixe seus comentários. Abraços!