Você conhece as duas famosas raças de cães japoneses chamadas de Akita Inu e Shiba Inu? Neste artigo, vamos aprofundar e falar a origem dessas raças, curiosidades e suas diferenças.
As semelhanças de personalidade e aparências entre um Akita e Shiba são grandes. Tanto o Shiba como o Akita podem ser chamados de Nihonken [日本県] que índica sua origem e nacionalidade japonesa.
Os Shiba costumam ser menores que os da raça Akita. Shiba é considerado a raça mais antiga, com mais características de lobo, o Shiba também é o mais independente do Grupo.
Já o Akita Inu, é uma raça de grande porte, ambos são considerado uma riqueza natural do Japão. Tanto o Akita como o Shiba são bonitos, calmos, dignos, limpos e quietos (raramente latem), por isso é uma das raças de cães mais desejadas do Japão.
Muitos gostam de sua aparência de urso e lobo e da sua personalidade complexa e dominante. Eles são discretos, silenciosos, determinados e corajosos. A altura do Akita varia de 58 a 71cm e seu peso de 29 a 58kg. Já o Shiba costuma ser bem menor.
Uma escolha perfeita para quem quer um cão robusto, poderoso, imponente, obstinado e independente. Apesar de sua beleza o Akita não é recomendado para pessoas que querem um cão fofinho e mansinho.
Apesar de ambos os Shiba e Akita serem um pouco feroz, eles são afetuosos com sua família e devotado e protegerá os membros da casa.
Diferenças entre Akita E SHIBA
Existe uma raça chamada Akita Americano, ambos com mesmo temperamento. Os Akita foram levados para os EUA e cruzados com Pastores Alemães. A diferença está nas cores, o Akita japonês costumam ser apenas branco, vermelho e tigrado. Já o Akita Americano costuma ter várias combinações de cores.
Tanto o Shiba como outras raças japonesas possuem semelhanças com Akita devido as mesmas origens. Eles costumam ter orelhas triangulares eretas, cauda enrolada na vertical e um temperamento meio agressivo. O Shiba costuma ser mais dócil e afetuoso que o Akita.
Origem do Akita Inu E SHIBA INU
Acredita-se que o Akita surgiu a cerca de 3000 anos ou que tenha aparecido pela primeira vez na Europa. Já o Akita moderno que conhecemos surgiu por volta do século 17 na Prefeitura de Akita (por isso o nome).
Inicialmente esses cães eram usados para lutas e se chamavam Odate. Eles se destacavam na baixa temperatura da região, eram utilizados como poderosos cães de caça. Os Akita caçavam ursos, javalis, veados e diversos outros animais.
A raça Shiba é uma das mais antigas, com ossadas referentes ao período Jomon-jin. Ela chegou a quase ser extinta na segunda guerra mundial.
Curiosidades sobre o sHIBA E AKITA
- O Akita mais famoso foi Hachiko, que ficou conhecido por aguardar por muitos anos o retorno de seu dono que havia falecido;
- O preço de um Akita pode variar de 2.000 reais até 10.000 reais;
- Os cães Akita gostam muito de neve;
- Os Akita e Shiba gostam de exercícios físicos e mentais diariamente. Ele precisa de um longo espaço para correr e também fazer longas caminhadas;
- Para treinar um Shiba e Akita é necessário habilidades e um pouco de paciência, mas não é tão difícil como alguns imaginam;
- Pesquisas revelam que cebolas acabam causando alterações nas células sanguíneas dos Akitas;
- Shiba Inu são propensos a doenças de pele;
- Os Akita e Shiba são territorialistas;
- Existe um Shiba Inu treinado e famoso em uma tabacaria chamada Shibamada em Tokyo;
O que você acha dos cães Akita ou Shiba? Conheçe algum? Possui Algum? Conte-nos sua experiência nos comentários e compartilhe com os amigos.