APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

10 Coisas ruins de morar no Japão

Que o Japão tem coisas maravilhosas todos sabem, mas o Japão está longe de ser perfeito, muitos que moram no Japão enfrentam diversos problemas. Pensando nisso hoje vamos falar sobre 10 coisas ruins que as pessoas enfrentam ao morar no Japão.

Cuidado para não levar o que está escrito neste artigo como algo absoluto. Existem diferenças de uma região do Japão para outra, existem casos e casos, tudo é relativo. Melhor ter sua experiência do que sair fazendo escolhas ou conclusões baseado no que outros falam.

Esse artigo foi escrito baseado no artigo do meu grande amigo Rodrigo Coelho, recomendamos ver o vídeo abaixo sobre 10 coisas ruins de morar no Japão. O texto foi apenas baseado, eu agrupei alguns tópicos, então é bastante diferente.

1 - Dificuldade de conseguir moradia no Japão

Conseguir alugar apartamento no Japão é difícil para os próprios japoneses, imagina para os estrangeiros com costumes diferentes? Muitos afirmam que uma das coisas mais chatas e difíceis é conseguir arrumar um local para alugar.

Os japoneses às vezes precisam adiantar meses de aluguel, arrumar um fiador, cumprir diversas exigências do local e muitos outros. Imagina os estrangeiros que não sabe o idioma ou conhece as normas culturais enfrenta?

Os proprietários costumam rejeitar na maioria das vezes os estrangeiros, afirmando que eles fazem muito barulho, festas e por causa das barreiras culturais e de línguagem. Infelizmente a culpa é de alguns estrangeiros que fazem muita besteira e criam essa má fama.

10 coisas ruins de morar no japão

Até mesmo os que recorrem a empresas que se prontificam em cuidar do processo de alugar um imóvel, enfrenta dificuldades. Já aceitamos que muitos apartamentos não aceitam animais, mas existem apartamentos no Japão que não aceitam nem mesmo crianças.

2 - Atendimento médico no Japão

Os hospitais do Japão são de fazer inveja, com uma super infraestrutura e atendimento. O grande problema está no atendimento dos médicos que parecem não entender do assunto, ou mesmo que entendam, não sabem lidar ou interagir com os pacientes.

Os médicos do Japão não sabem explicar as coisas direito nem sabem dar notícias ruins. Eles não costumam ouvir os pacientes, até porque os japoneses não falam muito. Isso resulta em muitos erros médicos e passam remédios fracos ou que não resolvem os problemas.

10 coisas ruins de morar no japão

Sem mencionar que a saúde é cara e não existem certos tipos de tratamento. Já se perguntou por que os japoneses possuem dentes tortos? No Japão dentistas são caríssimos e usar aparelhos não comum no Japão.

3 - Rotina cansativa de trabalho

Não importa se você trabalha em fábricas ou no escritório, muitos são obrigados a trabalhar demais e fazer horas extras. Alguns ainda precisam aguentar desaforos dos patrões e colegas de trabalho. No Japão, sua vida gira em torno do trabalho.

Mesmo que você não trabalhe em uma fabrica ou local que exige horas extras, os patrões costumam dar mais serviços para fazer do que o possível dentro de 8 horas. Deixando você sem saída, obrigando a ficar depois do expediente para terminar o que começou.

10 coisas ruins de morar no japão

As férias no Japão são curtas, existem poucos feriados o que dificulta bastante sua vida social e descanso. Outro grande problema é as diferenças salariais entre os estrangeiros e japoneses.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

10 coisas ruins de morar no japão
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

4 - O medo que os japoneses possuem de estrangeiros

Os japoneses são super tímidos, rigorosos e com vergonha de errar. Isso resulta num certo medo de conversar ou se relacionar com os próprios japoneses, imagina com os estrangeiros? Muitas vezes você se sente excluido e chega a pensar que os japoneses estão sendo preconceituosos.

Muitos japoneses não falam inglês, e não entende o seu japonês. Alguns simplesmente ficam longe ou passam direto com medo de se envolver em uma conversa com estrangeiros. É complicado, mas essa vergonha que os japoneses arrumam incomoda bastante.

10 coisas ruins de morar no japão

5 - A falta de comunicação do Japão

Comunicação no Japão é algo difícil, precisa pelejar e deixar as diferenças de lado. Às vezes você está acompanhado de um amigo que parece ser japonês mas não fala o idioma. Mesmo se você falar perfeitamente em japonês, a pessoa com quem conversa vai acabar olhando sempre pro seu amigo.

Os japoneses também são muito fechados, eles usam o respeito e educação como uma carapaça para se esconder de amizades e relacionamentos. Se socializar com os japoneses no Japão é realmente muito complicado. Eles se importam bastante com os que os outros pensam.

Às vezes os próprios japoneses pegam seu contato, pessoalmente vocês se divertem, conversam e se dão bem. Só que ao tentar comunicar-se pelas redes sociais ou celulares, alguns simplesmente somem, não respondem ou não conversam. Alguns provavelmente devem estar com celular na mão coçando a cabeça pensando o que responder, e acabam não falando nada.

10 coisas ruins de morar no japão

Com um pouco de dedicação e calor humano você é capaz de fazer os japoneses se abrirem e experimentarem o calor humano. Os japoneses levam tudo ao estremo, quando você conhece um japonês caloroso você vai ver o quão maravilhoso pode ser. Basta tentar quebrar essa trava que os japoneses possuem.

6 - Desastres Naturais

Muitos tem medo dos terremotos no Japão, mas na maioria das vezes eles são inofensivos. Devemos ficar preocupados com os tsunamis, vulcões, tufões, deslizamentos de neve e as fortes chuvas e o calor do verão.

Existem mais de 100 vulcões ativos por todo Japão, mesmo que eles nunca causaram nenhum dano, ainda sim é assustador pensar nessas coisas. Felizmente o Japão está bem mais preparado para qualquer desastre em comparação com nosso Brasil.

10 coisas ruins de morar no japão

7 - Bullying - Ijime nas escolas

Uma das coisas ruins do Japão são os frequentes ijime que acontece nas escolas do Japão. Não importa se a pessoa é estrangeira ou japonesa, se ela se destacar por ser diferente vai acabar chamando atenção e atraindo valentões.

Na maioria das vezes as mulheres são as valentonas, a timidez dos japoneses e a lerdeza dos professores fazem com que casos de bullying aconteçam sem muita solução. Enquanto para alguns as escolas do Japão são um paraíso, para outros é o verdadeiro pesadelo.

10 coisas ruins de morar no japão

8 - Machismo

Infelizmente o machismo é bastante forte no Japão, mesmo que de forma inconsciente. No trabalho as mulheres costumam receber menos que os homens. Existem empresas que contratam apenas homens.

Mesmo que os japoneses são educados e respeitosos, no Japão ainda existe a cultura de esposas serem submissas, existem diversos costumes que diferencia homens de mulheres, na maioria das vezes são inofensivos, mas que pode assustar alguns.

10 coisas ruins de morar no japão

9 - Lançamentos atrasados

Alguns devem pensar que as primeiras tecnologias e lançamentos acontecem no Japão. Infelizmente as coisas não são bem assim com filmes, jogos e outros produtos internacionais. Existem filmes no Japão que demoram 6 meses para sair, mesmo depois de ter saído no Brasil.

Os japoneses priorizam seus produtos, então as coisas americanas e ocidentais acabam sendo deixadas de lado e chegando tarde no Japão. Só que existem situações que até jogos desenvolvidos por japoneses saem primeiro no ocidente que no Japão.

10 coisas ruins de morar no japão

10 - Muitas taxas e impostos

Já estamos acostumados a pagar taxas altas no Brasil, sem mencionar que os impostos no Japão realmente são bem usados. Ainda assim os impostos e taxas do Japão podem ser um incômodo na nossa vida.

Essas taxas geram burocracias e dificuldades para realizar determinadas tarefas. Até para mudar de apartamento existem excessos de taxas. Provavelmente tem menos impostos e frescuras que o Brasil, mas ainda assim assusta os estrangeiros de outros países.

10 coisas ruins de morar no japão

No Brasil não estamos acostumados a ver o valor dos impostos nas etiquetas das lojas. Parece ser algo maravilhoso, mas às vezes pode causar uma confusão.

Esse artigo não foi feito para comparar o Japão com outros países, mas sim mostrar que o Japão, assim como todos os outros países, também tem seus problemas. Eu pessoalmente ainda acho o Japão mil vezes melhor que o Brasil.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?