Acabe com sua ansiedade, depressão e estresse com essa técnica de meditação Japonesa e Chinesa chamada Zazen [座禅]. O objetivo do zazen é “apenas sentar”, com a mente aberta, sem apegar-se aos pensamentos.
O zazen é a forma principal de meditação zen-budista. Onde o za [座] significa sentar-se; Já o zen [禅] refere-se a um estado de meditação profunda e sutil. Difícil explicar o zazen com palavras, melhor pratica-lo.
A prática do zazen consiste em sentar-se em uma posição confortável, com a coluna ereta, em períodos de até 40 minutos, intercalados com meditação Kinhin.
Como Fazer o Zazen
Recomendamos fazer o zazen em um lugar calmo, limpo e sem perturbações. Não deve ser um local escuro e nem muito claro. A meditação pode ser feita sozinha, mas em grupo pode ser mais estimulante.
Os praticantes zen-budistas costumam usar uma imagem de Monjushri Bodisatva ou outra imagem do Buda. Não se deve fazer essa meditação cansado, bêbado, com fome ou de barriga cheia.
As roupas devem ser confortáveis e não devem ser sujas, luxuosas e pesadas. Posicione um zabuton em frente a uma parede e coloque um zafu sobre ele (são almofadas).
Sente-se, posicionando a base da coluna no centro do zafu, de forma que metade do zafu fique atrás de você. Depois de cruzar suas pernas, apóie com firmeza seus joelhos sobre o zabuton.
Observe tudo em sua volta. Deixe seus pensamentos e sentimentos irem e virem, não tente controlá-los ou eliminá-los, deixe-os livres. Mantenha a respiração abdominal, com inspirações curtas e expirações longas.
Durante o zazen, nossas mãos posicionam-se formando um elipse, que representa o cosmos em nós, e nós no cosmos. Com as palmas voltadas para cima, apoiamos os dedos da mão esquerda sobre os dedos da mão direita. Isso é chamado de Hokkaijoin.
O Kinhin é zazen em movimento, caminhando. Geralmente tem a duração de dez minutos e é feito na sala de zazen. Ele serve para estimular a circulação e permitir que nos sentemos novamente em zazen.
Na meditação você também pode balançar o corpo com as palmas voltadas para cima sobre seus joelhos. Balance seu corpo da esquerda para direita, para frente e para trás, depois forme novamente o hokkai-join.
Não se concentre em nenhum objeto, nem tente controlar seus pensamentos. Quando você mantém uma postura correta e sua respiração se acalma, sua mente ficará tranquila de forma natural.
Bem melhor Respirando
O meu amigo e Sensei Roberto Pedraça tem um curso chamado Bem Melhor Respirando que foca bastante na meditação junto com a respiração e trás resultados 50 vezes melhores que uma meditação Zazen.
Enquanto a meditação Zazen se baseia no budismo, Bem Melhor Respirando trata-se de diversas metodológicas de respiração comprovadas cientificamente. Ou seja, pode ser praticado por qualquer um que não seja Budista.
Na verdade, não precisa de todo esse ritual, adoração, planejamento, almofadas, tempo e postura para conseguir bons resultados com meditação e respiração. O Bem Melhor respirando existe para simplificar isso tudo.
O curso é completo e ensina também meditação, dietas, PNL, EFT e algumas técnicas para resolver os principais problemas da sua vida. Acho que vale a pena você dar uma olhada clicando no link abaixo.