No artigo de hoje vamos conhecer o arquipélago de Okinawa (沖縄県) e suas culturas bem diferentes do resto do Japão. Esse arquipélago se localiza e se estende no sul do Japão até Taiwan com total de 169 ilhas.
Índice de Conteúdo
História de Okinawa
Até o século 19, Okinawa era conhecida como Ilhas Ryukyu, um reino independente do Japão. Assim ela desenvolveu não só uma língua, mas uma cultura própria.
Após o termino da Segunda Guerra Mundial, Okinawa continuou sendo administrada pelos Estados Unidos durante mais 27 anos, em 1972 foi devolvida à administração nipônica.
O arquipélago é subdividido em três grupos menores de ilhas: Miyako, Yaeyama e Okinawa-shi onde se encontra a capital Naha. Cada uma delas possui arquitetura distinta e variações na própria línguagem.
Naha é a cidade capital de Okinawa-shi, estimam-se aproximadamente 320 mil habitantes, é a maior prefeitura de Okinawa-ken. Nela existem dois grupos da Yakuza, sendo o maior deles o “Okinawa Kyokuryu-kai”.
Cultura de Okinawa
O Tanabata, também conhecido como o dia neutro, para os okinawanos é o dia proprício para que sejam efetuadas limpezas em túmulos e nos butsudans (altares familiares) para que não seja acarretado contágio de energia negativa. De acordo a tradição, a família limpa os túmulos, como um sinal para seus antepassados que o Obon aproxima-se.
O Obon é uma espécie de finados onde as famílias reúnem-se fazendo homenagens aos sues antepassados. Acredita-se que nesse dia os espíritos retornam à Terra para visitar seus entes.
O Eisa (エイサー) uma dança com origem de cantos e preces budistas acompanhados por melodias. São tocadas através dos Taiko (tambores) em homenagem aos espíritos ancestrais.
Sanshin (三振) instrumento musical composto por três cordas com uma caixa acústica coberta por couro de cobra. Acredita-se que o instrumento possui mais de 4000 anos e sua criação é contada através da Lenda do Akainku.
Pontos de destaque de Okinawa
O Castelo Shuri é considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO.
Okinawa-shi, possui o segundo maior aquário do mundo e apresenta algumas lojas e restaurantes para que você possa otimizar seu tempo sem precisar ir embora para comprar comida ou algo que seja necessário, no site do Okinawa Churaumi Aquarium é possível ter acesso a diversos tipos de guias, mapas e informações.
Outro ponto turístico é o Okinawa World, onde se encontra plantas, artesanatos, animais, comidas, e diversas apresentações típicas.
Okinawa-ken possuí cerca de 1800 hotéis, e são muitos procurados devido a suas praias de areia branca e a tonalidade da água que variam do azul cristalino ao turquesa e também para ver os fogos de artifícios comemoração de ano novo, por não ser um local que apresenta muita poluição.
Shisa são imagens de origem chinesa, usados como amuletos espalhados por todas as partes da cidade, acredita-se que colocando um Shisa em cima dos telhados, proteja as casas de acidentes naturais.
Okinawa situa-se numa área de clima temperado, sendo assim cultiva-se muita cana-de-açúcar, abacaxi, banana, goiaba, jabuticaba e frutas como a dragon fruit e o mangostin. Logo para quem está, ou viajará pro Japão e gostaria de matar a saudade de alguns alimentos que comem aqui no Brasil, Okinawa é uma ótima escolha..
Há muito mais a ser explorado nesse paraíso. Uma terra de cantores como Gackt e Amuro Namie, também do grupo Da Pump e da banda Begin. Hoje encerro por aqui, muito obrigado, Gabriel.