Kabedon é uma palavra japonesa que literalmente significa "bater na parede". É frequentemente usada em referência a um homem encurralando uma mulher em um muro.
Kabedon é quando alguém bate a mão na parede na frente de alguém, geralmente para impedi-lo de sair; muitas vezes visto como um gesto romântico.
Essa palavra é frequentemente usada para descrever situações em que alguém se sente frustrado ou irritado e expressa suas emoções batendo sua mão contra uma parede.
Também pode ser usado para descrever situações em que alguém está tentando chamar a atenção de outra pessoa, batendo na parede mesmo sem encurralar.
Recomendamos ler também:
- Aiaigasa – Gesto romântico de dividir o guarda-chuva
- Gesto romântico japonês de pegar na roupa do rapaz
- Akanbe – Gesto facial com olhos
Índice de Conteúdo
Origem de Kabedon
As origens do kabedon não são claras, mas pensa-se que tenha tido origem no período Edo no Japão. É possível que o gesto tenha sido originalmente usado como uma forma de afastar os espíritos maus.
A palavra "kabedon" é derivada da palavra japonesa "kabe" [壁], que significa "parede". A palavra "don" [ドン] é uma forma truncada da palavra "dondon" [どんどん], que significa "som". Portanto, a palavra "kabedon" significa literalmente "fazer um som na parede".
Recomendamos ler: Como são as escolas no Japão? 50 Curiosidades e Regras
Kabedon Gesto Romântico
Apesar de o gesto ser uma reação natural de estresse e raiva, ele é considerado uma forma romântica de chamar atenção de uma pessoa. Kabedon Pode ser usada em uma variedade de situações.
O Kabedon é uma forma de surpreender apessoa amada e mostrar o quanto você se importa com ela. Pode ser assustador para mulher, mas na mesma hora ela pode ficar encantada.
O fato de existir uma palavra que define esse gesto, torna as garotas japonesas ciente disso, então diminui qualquer possibilidade de ser ofendida pelo gesto.
O máximo que pode acontecer é a garota não corresponder aos seus sentimentos, se sentir envergonhada e humilhada. Então tenha ciência antes de usar o Kabedon.
Alguns utilizam esse gesto como oportunidade de ganhar o primeiro beijo da mulher. Podemos ver diversas situações em animes e mangás.
A maioria das garotas acha esse tipo de gestos romântico porque o homem apresenta poder e autoridade, e mulheres gostam de homens que tomam iniciativa e mostram ser autoridade.
Recomendamos ler: 100 Animes de romance – Lista com melhores para você assistir
Como fazer o Kabedon
Geralmente o Kabedon é realizado com apenas uma mão, mas caso o jovem queira mostrar um sentimento mais extremo, ele pode usar as duas mãos.
Em alguns animes observamos o levantamento de uma das pernas ao fazer o Kabedon, mas esse gesto é mais cômico que romântico.
Kabedon pode ser feito tanto por homem como por mulheres, pode passar diferentes tipos de ideias e sentimentos, e também podem ser realizado de diversas formas, apesar de algumas apresentadas nos animes ser exagero ou cômico.
Kabedon no Ocidente
A palavra "kabedon" tornou-se popular nos últimos anos fora do Japão, particularmente entre os fãs de anime e manga.
É frequentemente usada como descritor de uma cena na qual um homem tenta afirmar seu domínio sobre uma mulher, seja por intimidação física ou usando seu corpo para encurralá-la contra uma parede.
Algumas pessoas criticaram o uso do "kabedon" fora do Japão, argumentando ser uma forma sexista e ultrapassada de falar com as mulheres. Muito cuidado ao fazer isso fora do Japão.
Entretanto, outros argumentam que a palavra pode ser usada de forma não sexista, e que é simplesmente um descritor para um tipo específico de interação física entre pessoas.
Na vida real, esse gesto pode ser considerado assédio sexual se a pessoa com quem você está fazendo kabedon não souber disso, ou se ela simplesmente não achar romântico.