APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Kinkakuji – O templo dourado de Kyoto

Você conhece o templo de ouro ou templo dourado do Japão? Em Kyoto se localiza o famoso templo Kinkakuji um dos grandes destaques da antiga capital do Japão. Neste artigo, vamos ver alguns detalhes sobre esse belo local.

Kinkakuji [金閣寺] é o "apelido" dado ao templo Rokuonji [鹿苑寺] situado na cidade de Quioto no Japão. Esses pavilhões de ouro foram construídos no ano de 1397. Todo pavilhão é coberto de folha de ouro puro com uma uma fénix dourada no topo de seu telhado, fazendo jus a seu apelido.

O templo também é rodeado por um lago espelhado chamado de Kyōkochi. Outros pavilhões e santuários acompanham a área do local, além do belo jardim e folhagens que dão um encanto a toda paisagem do local.

A história do Kinkakuji

O templo era a casa de aposentadoria do shogun (comandante do exercito) Ashikaga Yoshimitsu. Logo após a morte desse shogun, em 1408, a casa se tornou um templo zen da seita Rinzai. Esse templo já foi várias vezes queimado ao longo da história.

Dessas se inclui duas vezes durante a Guerra Onin, uma guerra civil que destruiu grande parte de Kyoto. E em 1950 um monge fanático incendiou o local. A estrutura atual foi novamente construída em 1955. O Kinkakuji é um dos pontos turísticos indispensáveis pelos turistas que visitam Kyoto, vamos ver algumas curiosidades sobre ele.

Kinkaku-ji - o templo dourado de kyoto

Como já dito, a estrutura era uma propriedade privada, tendo como propósito original, ser uma casa de tranquilidade e repouso de um shogun. Foi construído também para refletir seu grande poder e influencia.

Logo antes de morrer, Yoshimitsu, instruiu seu filho a entregar toda a propriedade aos monges budistas zen. Durante muito tempo o Kinkakuji serviu de lugar para os monges meditarem em tranquilidade, pois era um lugar pacifico e isolado. 

O templo foi destruído e reconstruído várias vezes durante a Guerra de Onin (1467-1477) e em 1950 foi incendiado por um monge de 22 anos que logo depois tentou suicidar-se.

Kinkaku-ji - o templo dourado de kyoto

Mesmo depois de muitos incêndios e outros problemas, e tendo boa parte da estrutura destruída, um pavilhão sobreviveu. Esse é o pavilhão dourado, que acabou se tornando um símbolo cultural. O Kinkakuji é considerado uma maravilha arquitetônica, não só por seu acabamento luxuoso. Cada um dos três andares foi construído em um estilo diferente.

O primeiro andar foi construído no estilo Shinden, que era o usado em mansões de elite do século 11. Basicamente é uma grande sala aberta com paredes brancas que se abrem para o lago. Esse espaço era usado geralmente para reuniões publicas e como área de entretenimento.

Kinkaku-ji - o templo dourado de kyoto

O segundo andar foi construído no estilo das casas dos Samurais. Era bastante usado para reuniões privadas e para receber convidados especiais. Os budistas usaram esse andar como a sala do Buda. Desse andar avista-se os incríveis e belos jardins, que foram projetados para serem vistos a partir dessa altura.

E finalmente, o terceiro e último andar, foi construído no estilo de arquitetura budista, onde era a residência particular de Yoshimitsu. Aqui temos janelas mais arredondadas em comparação com outros andares. No alto do telhado encontra-se a fênix chinesa chamada fenghuang dourada.

Kinkaku-ji - o templo dourado de kyoto

Vamos visitar o Kinkakuji?

Oi, apesar do artigo ser escrito pelo meu amigo Marcelo, aqui é o Kevin para falar alguns detalhes sobre minha visita ao templo dourado do Japão. Era final de setembro em um dia de chuva na parte da tarde. O local parecia interessante e cheio de turistas mesmo com o clima. As proximidades eram cheias de lojas e pessoas andando pelo bairro mesmo não sendo o centro de Kyoto.

Eu não me recordo bem, mas existia alguns outros monumentos e construções interessantes no local. Um dos principais destaques vai para o belo lago e jardim que cria um ambiente agradável ao templo dourado. Não importa a estação que você visite, o templo vai estar sempre se exibindo!

Kinkaku-ji - o templo dourado de kyoto

Se você não tem condições de visitar o templo dourado em Kyoto, saiba que existem duas pequenas replicas aqui no Brasil. Uma fica em Itapecerica da Serra (SP) e outra em Curitiba (PR) na praça do Japão.

Todo o local e cercado por um belo jardim. Sendo esse projetado para proporcionar diferentes visões do lago ao caminhar. Se você estiver passando por Kyoto, o Kinkakuji é aberto para visitação. Custa cerca de 500 ienes (por volta de 15 reais) e é aberto das 9:00 ás 17:00.

Recomendamos usar o GetYourGuide para encontrar um guia turístico ou pacotes de turismo interessantes para região de Kyoto e do Kinkakuji. Espero que gostem.

Achou interessante? Já visitou ou já conhecia o local? Nos diga nos comentários e compartilhe com os amigos.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?