APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Haiku – As pequenas poesias japonesas

Haiku (俳句) ou Haikai (俳諧) é um estilo de poesia, surgida no século XVI, difundida no Japão e que vem se espalhando por todo o mundo durante este século.

O Haiku valoriza a concisão e a objetividade, muitos de seus poetas foram mestres Zen-budistas, que expressaram muito de seus pensamentos na forma de mitos, símbolos, paradoxos e imagens poéticas. 

Haiku é uma forma japonesa de poesia que tem tipicamente três linhas, com dezessete sílabas no total. A primeira linha tem cinco sílabas, a segunda linha tem sete, e a terceira linha tem cinco. O Haiku tradicionalmente se concentra na natureza, e muitas vezes inclui uma palavra sazonal (kigo), mas isto não é necessário.

Recomendamos ler também:

O que é um Poema Haiku?

Haiku é um tipo de poesia japonesa que é tipicamente caracterizada por três qualidades: (1) Foco na natureza ou nas estações do ano. (2) Um estilo breve e simples. (3) Uma ênfase presente.

Os poemas Haiku são escritos em três linhas horizontais que expressam não só a delicada sensibilidade oriental, mas as reações humanas ao mundo que os cercam.

É a arte de dizer o máximo com o mínimo, que capta um momento de experiência, um instante em que o simples subitamente revela a sua natureza interior e nos faz olhar de novo o observado, a natureza humana, a vida.

O Haikai ou Haiku (como é conhecido no ocidente) geralmente caracterizada por 4 aspectos ou regras:

  • O haiku tradicional consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas
  • Costuma ter alguma referência à natureza, um kigo (referência sazonal);
  • Refere-­se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização)
  • Costumam apresentar um evento que está "acontecendo agora", e não no passado;
Tokyo, japan - november 13 2020: japanese stone kuhi stele dedicated to the haiku poem harumoyaya meaning the spring haze written by poet matsuo basho who contributed to the mukojima-hyakkaen gardens.

Qual a origem do Haiku?

O Haiku é chamado de poesia “incompleta” por requerer que o leitor termine o texto com o próprio coração. O Haiku nasceu do haikai no renga, um poema grupal colaborativo que normalmente possui cem versos de extensão.

O hokku, ou verso inicial, das colaborações renga indicava a estação e também continha uma palavra de corte. O haikai desse estilo continua a seguir sua tradição.

Haiku começou como uma forma de waka, ou poesia da corte japonesa, no século XIII. Foi somente no século XVII que a poesia japonesa curta começou com a forma atual.

Os mestres haicaias Basho, Buson e Issa são responsáveis por grande parte do desenvolvimento e popularidade da forma.

Haikai

Haijin - Poetas de poucas palavras

Haijin (俳人) é o nome dado aos poetas. Os Haiku são tão simples que atualmente qualquer um pode ser um Haijin, até mesmo uma criança.

Poetas contemporâneos do haicai podem escrever poemas que são apenas um curto fragmento com três ou até menos palavras.

Mas claro que ao longo da história do Japão tivemos vários nomes que moldaram o Haiku e sua história, dentre eles o mais famoso é o Matsuo Basho.

Matsuo Basho

Matsuo Bashō é considerado o poeta haiku mais famoso, sua poesia ainda hoje é amplamente lida e estudada. Seu haiku frequentemente se concentra na beleza simples da natureza, e nos momentos fugazes de alegria que podem ser encontrados na vida cotidiana.

Matsuo Basho é um dos mais famosos poetas do período Edo e a maior figura ativa no haikai japonês durante a segunda metade do século XVII.

Ele fez o trabalho de sua vida, a transformação do Haiku em um gênero literário. Para Bashō, Haikai envolveu uma combinação de brincadeira cômica e profundidade espiritual, a prática ascética e envolvimento na sociedade humana.

Ele compôs obras-primas Haiku em uma variedade de gêneros, incluindo renku, haibun, e haiga. Em contraste com a poesia tradicional japonesa de seu dia, Haiku de Bashō trata-se das vidas cotidianas de pessoas comuns, figuras da cultura popular, pessoas como mendigos, viajantes e agricultores.

Em cristalização do Haikai recém-popular, ele desempenhou um papel importante ao dar à luz moderno Haiku, que refletia a cultura comum.

Haiku - as pequenas poesias japonesas

Outros nomes do Haikai

Outros grandes nomes do estilo Haikai foram Yosa Buson (1716–1783), Kobayashi Issa (1763–1827) e Masaoka Shiki (1867–1902) conhecido por reformar e modernizar os poemas Haikai.

O haikai também veio ao Brasil. O poeta Afrânio Peixoto (1875-1947), em 1919, em seu livro “Trovas Populares Brasileiras”, fixa a forma do hakai brasileiro (5-7-5).

Em 1922, o Haiku em sua forma poética japonesa era discutido e praticado pelos poetas da “Semana de Arte Moderna”. Oswald de Andrade o adota em Pau Brasil (1925).

Waldomiro Siqueira Jr., lança em 1933 o primeiro livro de hakais no Brasil. Guimarães Rosa em 1936 recebe prêmio da Academia Brasileira de Letras com “Magma”.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Haiku - as pequenas poesias japonesas
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Exemplos de Haikai

Apreciar os Haikai em japonês não é tão simples, para nós que não sabemos o idioma. Eu irei citar apenas a tradução de alguns desses Haikai famosos.

Lembrando que a tradução da linha do poema não é exatamente igual, a gramática do japonês difere, então algumas palavras podem ter ficado em outra linha ou trocado de posição na tradução.

O mais conhecido haiku japonês de Matsuo Basho a "velha lagoa":

  • 古池や - ふるいけや - Velha lagoa..;
  • 蛙飛び込む - かわずとびこむ - um sapo salta nela
  • 水の音 - みずのおと - o som da água

Poema de Matsu Basho:

  • 初しぐれ - はつしぐれ -o primeiro banho gelado
  • 猿も小蓑を- さるもこみのを- mesmo os macacos parecem querer
  • ほしげ也 - ほしげなり- um pequeno casaco de palha

Poema de Issa:

  • 江戸の雨 - えどのあめ - quantos galões
  • 何石呑んだ - なんごくのんだ - da chuva de Edo você bebeu?
  • 時鳥 - ほととぎす - cuco

Feitos por Brasileiros:

  • Viva o Brasil
  • onde o ano inteiro
  • é primeiro de abril
  • de Millôr Fernandes

————————————————-

  • Derrete-se o gelo;
  • Porém, se resfria a água:
  • Ela fria, eu ardo…
  • de Afrânio Peixoto.

———————————————

  • Silenciosamente
  • sem um cacarejo
  • a Noite põe o ovo da lua…
  • de Mario Quintana.

Existe também diversos outros sites que seguiram essa tendência de criar poemas com 3 versos e 17 silabas. Você pode conferir inúmeros Haiku navegando na internet.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?