A indústria de animes e mangás é algo imprevisível. Por mais que um anime seja bem recebido pelos críticos da mídia, não significa que não vá ser um fracasso de audiência. Confira a seguir, animes que foram aclamados pela crítica mas que passaram despercebido pelos otakus.
Índice de Conteúdo
1. Shin Sekai Yori
Shin Sekai Yori é saudada como uma obra-prima moderna. O conto distópico traz um intrigante mistério e comentários sociais, mas não conseguiu atingir uma audiência.
A-1 Pictures escolheu um híbrido de 2D e cel-shading para a arte, o que pode ter espantado os fãs à procura de algo bonito para assistir. Outros culparam a temática homossexual, o que não é algo encontrado no anime mainstream.
Shin Sekai Yori tem um culto de seguidores na comunidade internacional, mas mesmo assim, poucas pessoas assistiram o anime.
2. Watamote
Watamote é sempre um tema de debate. É um estudo sobre ansiedade social e depressão? É uma comédia zombeteira? A série menospreza doenças mentais? A série é muito compreensível para alguns fãs? Como a maioria dos trabalhos controversos, a maioria dos críticos aplaudem Watamote por pelo menos criar um debate sobre ansiedade social.
De qualquer forma, o Watamote foi um grande fracasso com os fãs japoneses, mas foi um sucesso entre os fãs americanos. O mangaka chegou a dizer que o mangá é continuado devido à sua popularidade fora do Japão.
3. Serial Experiments Lain
Serial Experiments Lain está no underground dentro da comunidade internacional, mas foi um fracasso no Japão. O conto sobre uma garota sendo arrastada para o mundo cheio de conspirações foi, segundo o produtor Yasuki Ueda, criado como parte de uma “guerra cultural contra a cultura americana e o senso de valores americano que adotamos após a Segunda Guerra Mundial”.
Seu objetivo era criticar o imperialismo americano e sua influência mundial. A ironia é que a série é mais popular nos Estados Unidos do que no Japão.
4. Histórias de Fantasmas
Já foi feito um artigo justamente para esse anime em questão (que, inclusive, você pode lê-lo aqui). Histórias de Fantasmas é um anime underground, inclusive no Brasil, apesar de ter estreado no quadro da Toonami.
O anime ficou popular nos Estados Unidos devido a dublagem americana que satirizava o anime e que tirava a vibe mais séria da dublagem japonesa. No entanto, o anime flopou no Japão pois não teve apelo comercial e não conseguiu alcançar uma audiência.
5. Qualquer anime moe hoje em dia
Sejamos francos, o mercado do anime e mangá já está SATURADO de animes/mangas estilo moe. Depois do sucesso de K-On, o que mais era comum de se ver nos animes em alta era moe atrás de moe.
Felizmente, essa tendência está em queda atualmente e os otakus estão meio que de saco cheio de só encontrar animes/mangas moe.