APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

100 Fatos e Curiosidades sobre o Japão

Neste artigo, vamos ver 100 fatos e curiosidades sobre o Japão. Nosso site está repleto de artigos curiosos sobre o Japão, vamos ver aspectos da sua cultura, locais interessantes, curiosidades sobre alimentos e muito mais. Tudo sobre o Japão neste artigo!

Cada país tem sua cultura única. Não há nenhum sentido dizer que um país é mais original do que o outro. Exceto quando se trata do Japão. O Japão tem muitas coisas em comum com a Ásia. No entanto, em alguns aspectos, também se assemelha a Europa ou mesmo os EUA.

Pode se dizer que o Japão é uma mistura de cultura, porém mantém forte sua tradição. Mas ainda assim, existem diversos motivos que diferencia o Japão de qualquer país. Algumas das curiosidades deste artigo vai mostrar como o Japão é um país único!

Curiosidades sobre a História do Japão

O Japão traz em sua história um exemplo de como é possível dar uma reviravolta drástica na situação de um país. Para se ter uma ideia, basta levar em consideração que a Terra do Sol Nascente passou boa parte de sua história fechada para o comércio com o resto do mundo e com uma espécie de governo feudal, o xogunato (também escrito shogunato).

Foi somente após a abertura comercial dos portos japoneses em 1854 e o restabelecimento do poder centralizado do imperador em 1868 que o país deu início a um período de desenvolvimento econômico e militar, que também levou a práticas expansionistas que o colocaram em conflitos com muitos países, especialmente a China e a Rússia (ou a União Soviética).

100 fatos e curiosidades sobre o japão

Após os bombardeios nucleares em Hiroshima e Nagasaki e o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, o Japão deu início à criação de uma constituição pacifista, que enfatizou práticas democráticas liberais.

Desde então, a Terra do Sol Nascente passou por períodos de recuperação e reafirmação, com um amplo crescimento que o levou a hoje ser a terceira maior economia do mundo e um dos países mais avançados tecnologicamente cheio de curiosidades para os curiosos.

Sem Crimes - A taxa de roubo do Japão é Baixíssima, acontece um roubo para cada 100.000 Habitantes. Enquanto no Brasil são 600 roubos para cada 100.000 Habitantes. Também a taxa de mortes por arma de fogo é apenas 3 por ano.

Tudo no Japão é fofo - O Termo Kawaii domina o Japão em tudo, não importa se você é criança ou adulto, qualquer local você vai se deparar com algo fofo.

100 fatos e curiosidades sobre o japão
Um exemplo de que tudo é fofo no Japão!

Serviço Japonês - Japão tem os melhores serviços do mundo. Os serviços japoneses são quase sempre educados e diligentes.

Trabalho em Equipe - Pode parecer que os japoneses são individualistas. Mas no Japão, o trabalho em equipe é fundamental. O auto sacrifício para a equipe é altamente respeitado. Tentar realizar as coisas sozinho ou se exibir é algo desprezado. Eles levam o ditado: O prego que se destaca é martelado para baixo.

Artes marciais - Japão tem dezenas de artes marciais, incluindo Judô, Karatê, Kendo, Kyudo, Yabusame e Aikido.

Ninjas - O Samurai tinha regras rígidas de conduta para a batalha, já o Ninja era mais flexível. Ninja eram os espiões do Japão feudal. Eles eram especializados em estratégias militares que envolve espionagem, sabotagem e assassinato.

Samurais - A classe Samurai foi abolida no final do século 19 pelo imperador Meiji. Hoje a cultura samurai, a arte da luta, sua tradição se mantém forte no Japão.

100 fatos e curiosidades sobre o japão

Ukiyo-e - É um estilo de pintura similar a xilogravura desenvolvida no Japão ao longo do período Edo (1603-1867). Foi uma técnica amplamente difundida por meio de pinturas executadas com o auxílio de blocos de madeira usados para impressão entre os séculos XVIII e XIX (fim do período Edo). Costumam ter histórias de gueixas e rapidamente se popularizou pelo país fazendo destaques até hoje.

Subculturas Juvenis - Os jovens japoneses são livres para se expressar, é acabam criando diferentes estilos de moda e costume, a cultura jovem do Japão é bastante explorável. Veja um guia de subcultura japonesas.

Carros Japoneses - O Japão é um grande fabricante de carros, que distribui por todo mundo. Mas já reparou a diferença dos os carros japoneses? Não é somente o lado do volante, o designer é totalmente um estilo único par ao país.

Robôs - Japão está apostando em robôs. Metade dos 800 mil robôs industriais do mundo estão no Japão. 90% das pesquisa sobre robôs do mundo acontece no Japão.

Comedia - A Televisão japonesa está repleta de comédia, uma comédia diferente que pode ser estranha aos olhos ocidentais.

Sanitários Japoneses - Japão tem sanitários mais avançados do mundo cheio de botões, aquecedores e outros. Mas também tem os sanitários públicos mais primitivos do mundo.

100 fatos e curiosidades sobre o japão

Curiosidades Sobre Lugares do Japão

O território japonês é constituído por mais de 6.800 ilhas distintas, sendo as principais a de Hokkaido, Honshu (onde está a capital nacional, Tóquio), Shikoku e Kyushu.

Com uma população de mais de 127 milhões de habitantes espalhada por uma área de cerca de 377 mil quilômetros quadrados, o Japão se configura como a 30º nação com maior densidade populacional do mundo, com cerca de 337 pessoas por quilômetro quadrado.

O clima na Terra do Sol Nascente apresenta uma forte diferença entre as quatro estações por conta das influências das massas de ar frias vindas da Sibéria no inverno e as quentes que vêm do Pacífico no verão.

100 fatos e curiosidades sobre o japão

Tufões são comuns entre agosto e setembro. Além das variações ao longo do ano, as regiões japonesas também têm variações de temperatura, sendo o Norte a área mais gelada, o Centro ainda um pouco frio e o Sul com tempo mais ameno.

Por ter mais de 70% do seu território coberto por florestas e terreno montanhoso, as planícies costeiras são as áreas mais povoadas do país.

O fato de o arquipélago estar situado no Círculo de Fogo do Pacífico faz com que ele tenha mais do que 200 vulcões, 80 dos quais ainda são considerados ativos – incluindo o famoso monte Fuji. Além disso, o posicionamento do território nipônico o torna propício a terremotos, registrando em média 1.500 abalos por ano.

Pontos Turísticos - O Japão está repleto de locais para lazer, divertimentos, parques famosos em todo mundo como a Disney e Universal, além de infinitos templos, castelos, montanhas, ilhas que transforma em um país único e atrativo.

Telefones públicos viraram aquários - Pelo fato dos telefones públicos se tornarem praticamente inúteis devido ao uso dos telefones celulares, as cabines de telefone foram transformadas em aquários na cidade Osaka.

100 fatos e curiosidades sobre o japão

Montanha russa embaixo da água - A montanha russa do parque de diversões Cosmoworld, em Yokohoma, no Japão, promete fortes emoções até debaixo d'água.

Parque Takachiho - Passear de barco ao lado das quedas naturais do Parque Takachiho é uma das principais atrações desse belo lugar. A região é conhecida por possuir um verdadeiro corredor de pequenas cascatas e é constantemente visitado pelos japoneses em todas as estações.

Love Hoteis - Motéis no Japão são bastante populares, e diversificados, basta dar uma pesquisada e você vai ver a enorme diferença do ocidente.

Hostess - É bastante comum, homens solitários, irem a Hostess club. Onde eles podem beber, e se divertir na companhia de uma mulher, de uma forma inocente, apenas conversando. Alguns às vezes se apaixonam, e costumam dar presentes a tais garotas, mas raramente acontece algum casamento ou namoro.

100 fatos e curiosidades sobre o japão

Karaoke - Se originou no Japão e se espalhou por todo o mundo. Karaoke japoneses ainda tem seu forte influência em todo país e seus famosos karaoke box.

Trens - O Japão é um paraíso para os amantes de trem. A grande maioria do povo japonês viaja para o trabalho e a escola em trens. Carros? É um hobby para os fins de semana.

A menor casa espaçosa do mundo

Esta casa tem 55, 24 m², criada pelo arquiteto japonês Kota Mizuishi, foi projetada em um terreno triangular de 29,07 m². A residência, localizada no oeste de Tóquio, tem vista para rio.

Toda construída em madeira, o piso superior recebeu revestimento de aço, e o bico do triângulo tem um recuo no piso superior para propiciar um pequeno espaço de estacionamento coberto.

No piso superior estão o quarto da criança, a cozinha/sala de jantar e a sala de estar, onde existem duas janelas grandes que integram uma mesa estreita e uma varanda.

O quarto de casal e o banheiro estão no piso inferior. O sótão possui um espaço com duas claraboias e uma janela de frente para o rio, além de propiciar uma ampla visão da cozinha.

Construída em 13 meses, a casa custou o equivalente a 360 mil reais. Essa casa é a prova de que não existe pouco espaço, quando se consegue aproveitar com genialidade dele. Eis aqui, a que é, provavelmente, a menor casa espaçosa do mundo

100 fatos e curiosidades sobre o japão

Curiosidades sobre a Alimentação no Japão

A alimentação no Japão se transformou muito ao longo dos últimos séculos por conta das várias mudanças políticas. A culinária tradicional japonesa tem grandes influências das culturas coreanas e chinesas, mas ela também recebeu alguns aspectos indianos e dos países mais ocidentais.

Um café da manhã comum na Terra do Sol Nascente inclui arroz cozido no vapor, sopa de miso, chá verde e uma variedade de pratos adicionais, que podem incluir um mingau de arroz chamado nanakusa-gayu, omeletes enrolados conhecidos como tamagoyaki e o famoso tofu. Além disso, também é possível iniciar o seu dia nipônico comendo ovos, presunto, enguia grelhada, picles, salada, algas secas e natto, como é chamada a soja fermentada.

100 fatos e curiosidades sobre o japão

Os almoços costumam ser compostos por tigelas com vários tipos de macarrão ou arroz, conhecidas como donburi, acompanhadas de peixes, carne ou vegetais. Temos um artigo sobre curiosidades sobre alimentação japonesa.

Já na janta, a variedade de alimentos disponíveis é simplesmente enorme, com bolinhos de carne de porco chamados nikuman e frituras e grelhas de carne, aves e peixes de todo tipo, com nomes exóticos como teppanyaki, tonkatsu e yakitori. Obviamente, itens famosos como sushi, tempura e arroz frito não ficam de fora.

Cozinhar em restaurantes - Se você quer ir num restaurante para evitar fazer comida, saiba que no Japão existe restaurantes onde você cozinha sua comida ou faz o seu churrasco.

Bares e restaurantes - O Japão esta repleto de pequenos bares e restaurantes, espalhado por todos os lugares.

Maquinas de Vendas - No Japão existe uma maquina de vendas para cada 23 pessoas. Existe mais de um milhão de máquinas de vendas por todo Japão e podem ser encontrados em qualquer local, na frente de um mercado ou até no meio do mato.

100 fatos e curiosidades sobre o japão
Hanbaiki - Maquinas de Vendas Japonesas

Teppanyaki

Teppanyaki é um estilo da culinária japonesa que usa uma grelha de ferro para cozinhar alimentos. A palavra teppanyaki é derivada de teppan (鉄板), que significa prato de ferro, e yaki (焼き), que significa grelhado, cozido ou frito na panela.

No Japão, o teppanyaki refere-se a pratos cozidos usando uma grelha de ferro, incluindo bife, camarão, okonomiyaki, yakisoba e monjayaki. Essa é uma arte interessante e um show a parte do cozinheiro, como podem ver na foto:

100 fatos e curiosidades sobre o japão

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

100 fatos e curiosidades sobre o japão
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Curiosidades sobre os Costumes Japoneses

Mesmo com todas as dificuldades climáticas e territoriais, o Japão se constituiu como um país próspero, com uma das maiores expectativas de vida e uma grande população de idosos – chegando ao impressionante total de mais de 50 mil pessoas acima dos 100 anos de idade.

Ainda assim, os japoneses estão entre os povos com as maiores taxas de suicídio do mundo, sendo a principal causa de morte para os homens nipônicos entre os 20 e os 44 anos.

Famosos por suas regras rígidas de etiqueta, os japoneses possuem o hábito de se apresentarem primeiro pelo seu sobrenome e depois por seu nome próprio, sendo comum se referir a alguém pelo seu sobrenome enquanto não se adquire intimidade.

100 fatos e curiosidades sobre o japão

Além disso, costuma-se acrescentar sufixos respeitosos como “san”, “kun” e “sama” na hora de se referir a outra pessoa. Usar o primeiro nome de uma pessoa, especialmente se for omitido o sufixo, é algo reservado para os amigos mais próximos e familiares.

Ao se entrar na casa de um japonês, é comum se deparar com uma elevação de cerca de 15 cm no piso, o que serve de indicação para a necessidade de trocar seus sapatos por um calçado mais apropriado para uso em ambientes fechados.

Quando há um piso de tatame, uma elevação adicional de até 5 cm indica o ponto em que é preciso ficar sem calçado algum. Algo curioso para uma cultura tão recatada é o fato do fazer barulho ao comer macarrão ser considerado algo elogioso para os cozinheiros.

100 fatos e curiosidades sobre o japão

A polícia Japonesa - Como raramente acontece crimes no Japão, os policias passam seu tempo patrulhando e procurando infratores de bicicleta. Existem pequenos postos policias espalhados por todo país, e poucos policias usam armas.

Cosplay - O Japão está infestado de pessoas fantasiadas, principalmente em Akhabara.

Formalidade no Idioma - O Japonês é um dos idiomas que existe mais formalidade do mundo, existem diferentes formas de conversar, uma mais educada e formal, além de várias maneiras de dizer cada palavra. Isso pode deixar o idioma bastante complexo.

Moda Japonesa - O Japão tem sua tradição única de moda e uma próspera indústria.

Omiyage - Significa lembranças. Não importe onde você for, sempre vai encontrar lojas vendendo pequenas lembrancinhas para você comprar, de uma forma totalmente diferente de todo mundo, você vai se assustar com a diversidade única de produtos.

Regras e Etiqueta - A uma longa lista de regras e etiquetas únicas, que é bem maior que este artigo.

Gokon - São Encontros em grupo, costumam ir para restaurantes e bares conhecer pessoas, muitos casais se conhecem dessa forma.

Otakus - São parecidos com os Nerds Americanos, porém levam seu estilo de vida mais a sério, e costumam ser viciados em animes, jogos e mangás.

100 fatos e curiosidades sobre o japão

Animes e Mangas - Algo fundamental da cultura japonesa, que está em toda a parte, se difere de qualquer animação do mundo, é aborda qualquer tipo de tema, desde partidas de golfe a ataques de robôs gigantes.

Uniformes - É muito comum encontrar pessoas de Uniforme, em todos os locais, até mesmo fora da escola alguns alunos usam seus uniformes. É uma parte essencial da cultura, e como ela é visto, se difere de qualquer país.

Comprimento/Curvar-se - O Japão é um país cheio de humildade construída com costumes. Curvar-se é o comprimento mais comum, e é uma das maneiras de pedir desculpas. Leia nosso artigo sobre cumprimentos em japonês.

Gírias e Abreviações, diferenças regionais - O Japão parece um país pequeno, tem apenas 47 estados. O seu idioma tem apenas 109 Silabas, é muitas palavras são idênticas. Isso não impede que o Japão tenha milhares de gírias e o costume de abreviar alguma palavra. Cada região pode ter maneiras diferentes de dizer alguma frase ou palavra.

100 fatos e curiosidades sobre o japão

Curiosidades sobre Festivais e Religião

A cultura japonesa vai muito além dos modos e da comida, obviamente. Ao longo do ano, o país é pontilhado por uma série de festivais e comemorações distintas, algumas das quais chegam a ser reproduzidas pelas comunidades nipônicas aqui no Brasil.

Exemplo de uma das maiores festas do Japão que são reproduzidas por estas bandas é o Tanabata Matsuri (o “Festival das Estrelas”), que acontece sempre nas proximidades do dia 7 de julho.

O Tanabata tem origem em uma lenda japonesa na qual uma princesa chamada Orihime, filha de um deus poderoso, se apaixonou por um plebeu. O pai permitiu a união dos dois, mas, ao notar que eles não cumpriam suas obrigações, os condenou a ficar um de cada lado da Via Láctea.

Os amantes só poderão se encontrar no sétimo dia do sétimo mês, mas apenas se realizarem os desejos feitos pelos humanos. Por isso, é hábito na época da festa escrever um pedido em um cartão colorido e prendê-lo a um bambu alto.

100 fatos e curiosidades sobre o japão
Foto de Elia Locardi no 500px

Há, no entanto, celebrações do Japão que não ganham sua reprodução no nosso país e, portanto, acabam soando bastante esquisitas para nós. É o caso do Hadaka Matsuri, que reúne milhares de homens vestidos apenas com um tecido – chamado fundoshi –, que cobre suas partes íntimas. A ideia é recolher itens sagrados em templos e santuários para atrair boa sorte.

Festivais - Pessoas acham que no Japão não existe festas? É o que mais tem... Existem milhares de festivais exclusivos todos os anos, por todo o país. Se brincar existe mais festivais que o Brasil.

Mistura Religiosa - O Japão é cheio de tradições, superstições de várias religiões, a maioria dos japoneses não tem uma religião fixa, eles misturam o budismo com xintoísmo e até mesmo o cristianismo e não frequentam igrejas, apenas visitam templos e vivem seguindo suas tradições.

Mascaras - O Japão esta Repleto de Mascaras, é muito comum os japoneses usarem mascaras, para evitar alergia ou gripe a outros.

Folclore Japonês - Folclore japonês também é único e está cheio de fantasmas, monstros e demônios.

100 fatos e curiosidades sobre o japão

Outras Curiosidades e Bizarrices do Japão

1) No Japão, há apenas 3 homicídios envolvendo armas de fogo por ano;

2) A empresa mais duradoura do mundo, a construtora de templos Kongo Gumi, operou na Terra do Sol Nascente desde o ano 578 até 2006;

3) Os trens japoneses estão entre os mais pontuais do globo, com um atraso médio de apenas 18 segundos;
Melancias quadradas são cultivadas pelos fazendeiros do Japão por serem mais fáceis de empilhar e armazenar;
O país tem mais bichos de estimação do que crianças;

4) A taxa de natalidade por lá é tão baixa que as fraldas geriátricas vendem mais que as para bebês;
98% de todas as adoções no Japão são de homens adultos, que entram em uma família para que os negócios possam continuar passando de pai para filho;

5) O japonês que sobreviveu ao naufrágio do Titanic foi chamado de covarde dentro do seu país por não ter morrido com os outros passageiros;

6) Na Terra do Sol Nascente, 90% dos celulares são a prova-d’água porque os jovens os usam até no chuveiro;
Tanto na Coreia quanto no Japão há cafés onde você pode pagar para brincar com gatinhos enquanto toma sua bebida;

7) Há mais de 5,5 milhões de máquinas automáticas de venda no solo japonês, disponibilizando desde bebidas como chá frio, café quente e cerveja até itens como roupas de baixo;

8) Dormir durante o expediente é algo aceitável, já que é visto pelos chefes como um sinal de que o funcionário está dando duro no trabalho;

9) Há funcionários no metrô japonês, chamados oshiya, que são encarregados de fazer as pessoas caberem dentro dos trens – nem que seja na base do empurrão;

10) Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão bombardeou a China com pulgas infectadas pela peste bubônica;

11) Nas escolas japonesas, os professores e estudantes se unem para limpar as salas de aulas e a lanchonete;

12) O total de chineses mortos pelos soldados japoneses durante a Segunda Guerra Mundial foi maior do que os judeus executados pelos alemães no holocausto;

13) Carne crua de cavalo é um prato popular no Japão, cortada em fatias finas e chamada de basashi.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?