APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Urashima Taro e Otohime – Conto Japonês

Um dos contos japoneses mais populares é o do Urashima Taro [浦島太郎]. Existe até mesmo uma estatua desse personagem na cidade de Mitoyo, província de Kagawa. Essa é a história de um jovem bondoso pescador, que um dia desapareceu, e quando voltou, nada era como antes. Então, sente-se que lá vem história.

A História de Urashima Taro

Há muito tempo, vivia na costa do Japão em uma pequena vila de pescadores um jovem chamado Urashima Taro. Ele vinha de família de pescadores, e era considerado o melhor da região. Mas além de ser bom pescador ele era também conhecido uma pessoa muito bondosa.

Urashima Taro em todo sua vida nunca havia magoado ninguém. Ele também vivia e cuidava com muito carinho e atenção de sua mãe idosa. Mas, em certo dia, ao caminhar pela praia, observou algumas crianças batendo e atormentando uma tartaruga.

Prontamente, Taro pediu para que as crianças parecem de maltratar aquela pobre tartaruga. Depois dessa intervenção, os garotos foram embora. Taro pegou a tartaruga, a acariciou e a levou de volta ao mar.

No dia seguinte, Taro estava de volta a sua rotina de pescador. Mas, enquanto estava no mar pescando, ele ouve uma voz chamando seu nome. Assustado e sem saber de quem era aquela voz, ele olhava em todas as direções. Para sua surpresa, a voz era da tartaruga que ele havia salvado no outro dia.

Urashima taro e otohime - conto japonês

A tartaruga agradeceu muito ao jovem pelo salvamento, e por isso o convidou para ver o Palácio do Rei Dragão do mar. Taro já tinha ouvido falar desse lugar, mas nunca havia visto o tal palácio. Mesmo sendo um convite tentador, o jovem ficou um pouco relutante em ir, pois não queria deixar sua mãe por muito tempo.

Mas a tartaruga garantiu que não iam demorar muito tempo e que logo ele estaria de volta. Taro se animou e ficou bastante feliz e logo aceitou o convite da tartaruga. Ele então monta nas costas da tartaruga e juntos vão em direção ao tal palácio.

O PALÁCIO e a princesa OTOHIME

Após algum tempo viajando pelo mar, eles avistam o Palácio do Dragão, e esse brilhava como ouro e prata. Quando chegaram, foram atendidos por peixes. Nisso, de dentro do palácio surge uma bela princesa chamada Otohime. Ela era mais bonita do que qualquer outra pessoa que o jovem havia visto. A voz dela parecia uma bela canção no mar.

A princesa agradeceu Taro por ter salvo ela, pois ela era aquela tartaruga. Por isso, ela o convida a aproveitar de todas as regalias do palácio o quanto quiser. Ao entrar, o jovem ficou atraído por tamanha variedade de comida e bebida que ele podia desfrutar. Taro ainda ouviu da princesa que ela seria sua noiva se ele quisesse.

Urashima taro e otohime - conto japonês

Otohime [乙姫] é uma das filhas mais belas do Deus Dragão Ryujin. Ela também é avó de Jimmu, o primeiro imperador do Japão. Ryujin [龍神] é um deus Dragão que vive no oceano e aparece em diversos mitos japoneses.

Esse conto aconteceu no palácio submarino chamado de Ryūgū-jō, onde se encontrava as jóias da maré chamadas de kanju, utilizadas para controlar as marés.

Uma decisão difícil

Eram tantas as maravilhas existentes naquele lugar que Taro esqueceu de sua vida, da sua vila e da sua família. Somente depois de três dias ele caiu em si, e lembrou de quem realmente era e de tudo que ele havia deixado para trás.

Mesmo vivendo uma vida maravilhosa no palácio, o jovem Taro sabia que o mais importante era sua família, então decidiu voltar para sua vida normal. A princesa sabendo dessa decisão, implorou para que ele ficasse.

Urashima taro e otohime - conto japonês

Ao observar que o jovem não mudaria sua decisão, ela o presenteou com uma bela caixa, Tamate-Bako (caixa de jóias), amarrada com um cordão de seda.

Antes de ir, a princesa disse que mesmo sendo um presente muito precioso, Taro não podia abrir aquela caixa em hipótese alguma. O jovem prometeu nunca abri-lá. Então, após se despedirem, o jovem pescador foi embora em uma grande tartaruga.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Urashima taro e otohime - conto japonês
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Urashima Taro De volta ao lar

Depois de algum tempo de viagem, Urashima Taro chega a margens da praia que tanto conhecia. Ao pisar na areia, a tartaruga que o levará imediatamente volta. Mas, algo estava diferente. As pessoas que passavam por ele eram totalmente diferentes das que ele conhecia.

Mesmo confuso, ele corre em direção a sua antiga casa. Mas ao chegar, um homem totalmente estranho sai de dentro da casa. Ao questionar o homem, Taro descobre que ele era dono da casa.

Urashima taro e otohime - conto japonês

O jovem se apresenta e tenta explicar que ele morava naquela casa até dias atrás. O homem diz que havia ouvido historias sobre um tal de Urashima Taro e os antigos moradores daquela casa. Mas, que essas historias eram de mais de 300 anos atrás.

Taro fica totalmente confuso e sem saber o que fazer. Ele percebe que os poucos dias que ele passou no palácio, eram centenas de anos no "mundo real". Seus pais já haviam morrido e todas as pessoas que ele conhecia também.

Há única coisa que lhe restou é a caixa que a princesa lhe deu de presente. Como ele já havia perdido tudo que lhe era preciso, ele decide abrir a caixa. Ao abrir, ele nota não haver nada dentro dela, somente uma fumaça sobe sobre ele.

Urashima Taro, que até então era um jovem, de repente começa a ficar velho. Suas costas se dobram, seus cabelos ficam bracos e seu corpo enchem de rugas. Logo, Taro cai morto na praia.

Lições da história de Urashima Taro

Os japoneses contam essa história para demonstrar a importância de não desperdiçar o tempo com coisas fúteis, como diversões. Outra lição é viver cada momento da vida dando o devido valor a nossa família.

Por Taro ser desobediente ao pedido da princesa, a história também mostra a importância de ser obediente aos mais sábios. Pois a desobediência é o começo de todo tipo de tristeza e misérias da vida.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?