APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Sakura – Tudo sobre as cerejeiras do Japão

Sakura (桜) significa literalmente cerejeira e é um dos principais símbolos da cultura japonesa. Neste artigo, vamos examinar a fundo curiosidades, significados e simbolismos das cerejeiras no Japão. Vamos falar também sobre tipos, frutos, flores e nomes relacionados as cerejeiras.

Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores frutíferas, decorativas ou para produção de madeira nobre. As cerejeiras do Japão costumam ser o somei-yoshino, prunus yedoensis e yamazakura. Existem mais de 600 tipos de Sakura espalhados pelo Japão, com flores rosadas, brancas, amareladas e com diferentes formas. As cerejas japonesas costumam ser chamadas de sakuranbo (桜んぼ).

Eu antigamente pensava que as árvores das cerejeiras não tinha absolutamente nada com as cerejas que consumimos, mas elas realmente são da mesma família. No Brasil costumamos diferenciar cerejeiras com pé de cerejas que dão os frutos. As cerejeiras decorativas no Japão costumam desenvolver pequenos tipos de frutos, mas não costumam ser comestíveis e não são colhidos. Cerca de 40% das cerejas consumidas no Japão são importadas.

Sakura - tudo sobre as cerejeiras do japão

As cerejeiras japonesas e a primavera

As cerejeiras no Japão costumam ganhar total destaque durante a primavera no Hanami (festival das flores) onde as pessoas costumam acampar, fazer piqueniques e visitar parques onde as Sakuras e outras flores costumam desabrochar. Para os japoneses o início do ano acontece na primavera. Tanto que o ano acadêmico e financeiro começam em primeiro de Abril.

Em 1992 a associação de Sakura no Japão (日本さくらの会 - Nihon Sakura no Kai) criou o famoso "Dia da Sakura" que marca exatamente o início da floração em 27 de março. Durante o ínicio da primavera, todo o Japão acompanha o florescer das Sakura por meio de calendários e programas de TV que indicam exatamente a data de cada região.

Sakura - tudo sobre as cerejeiras do japão

Estágios da floração da sakura

Todo processo de floração das cerejeiras e outras flores costumam durar no máximo 10 dias. Durante esses dias as cerejeiras passam por diversos estágios:

Tabela Responsiva: Role a tabela para o lado com o dedo >>
PortugûesJaponêsRomaji
Botãoつぼみtsubomi
Florescer dos botões咲き始め(る)sakihajime(ru)
50% florido5分咲きgobuzaki
70% florido7分咲きshichibuzaki
100% - Atinge a plena floração満開mankai
Pétalas começam a cair散り始めchirihajime
Folhas verdes após a floração葉桜 hazakura
Chuva de pétalas桜吹雪Sakurafubuki
Sakura - tudo sobre as cerejeiras do japão

Diferentes tipos de cerejeiras do Japão

Somei Yoshino (染井吉野) é a variedade de sakura mais popular do Japão. Ela possui cinco pétalas e costuma ser branca com um tom rosado. As folhas só aparecem depois que a cerejeira termina de florescer, destacando totalmente as flores. Ela foi bastante cultivada durante o Período Edo em Tokyo, se tornando a mais numerosa do Japão.

Yamazakura (山桜) significa literalmente cerejeira da montanha. Esse tipo de cerejeira é comum e costuma crescer na natureza, suas flores são levemente rosadas e pequenas. As folhas costumam desenvolver junto com a floração.

Kawazu-zakura (河津桜) é uma variedade moderna e costuma florescer mais cedo e tem um período de floração bem mais longo que as outras espécies. Até mesmo em fevereiro é possível encontrar essas arvores com flores cor de rosa. Ela ganhou esse nome porque foi originalmente cultivada na cidade de Kawazu em Izu.

Sakura - tudo sobre as cerejeiras do japão

Shidarezakura (枝垂れ桜) é uma variedade chorona, com ramos caídos e que vivem muito tempo, onde as cores variam de rosa e branco. Existe uma outra variação com mais de 5 pétalas chamada de Yaeshidarezakura (八重枝垂桜).

Kanhizakura (寒緋桜) é uma sakura em forma de sino e com uma cor rosa mais escura, nativa de Okinawa e Taiwan e que desabrocha em janeiro e fevereiro. Kanzakura (寒桜) é outro tipo de cerejeira que desabrocha mais cedo que o normal, onde se destaca em pequenos parques por causa desse desabrochar precoce.

Sakura - tudo sobre as cerejeiras do japão

Cerejeiras com muitas pétalas que demoram desabrochar

Ichiyo é um tipo de sakura que tem 20 pétalas de cor rosa claro com folhas frescas e verdes. Ukon tem entre 10 a 20 pétalas com uma cor amarela. Kazan tem cerca de 30 a 50 pétalas com um tom rosa e folhas castanhas acobreadas. Essas três cerejeiras costumam desabrochar mais tarde que as outras.

Kikuzakura (Cereja Crisântemo) pode ter até 100 pétalas e é branca com tons de rosa. Shogetsu possui cerca de 30 pétalas com flores brancas e florescem com folhas verdes. Fugenzo possui cerca de 30 a 40 pétalas com flores brancas que ficam rosas ao se abrirem. Essas três cerejeiras também costumam desabrochar mais tarde que as outras.

Você sabia que existe cerejeira que floresce no outono? Jugatsuzakura (十月桜) significa literalmente sakura de outubro, uma variedade que floresce no outono e inverno com flores pequenas e esparsas que combinam as cores do outono com a neve.

Sakura - tudo sobre as cerejeiras do japão

Curiosidades envolvendo a Sakura no Japão

Os samurais costumavam ser associados as cerejeiras, por causa que sua floração é curta, representando a vida curta de muitos samurais nos campos de batalhas. Sakura também era um símbolo do amor, onde mulheres enfeitavam os cabelos com galhos das cerejeiras para mostrar que estava em busca de um parceiro.

Uma flor de cerejeira costuma ter 5 pétalas, mas existem tipos de cerejeiras japonesas que possuem 10, 20 e até 100 pétalas. Essas flores são chamadas de yaezakura (八重桜). As cerejeiras podem ser chamadas de acordo com o número de pétalas como: 一重 hitoe (0-5) | 半八重 hanyae (5-10) | 八重 yae (10+).

Existe uma Sakura com mais de 2000 anos de idade chamada de Jindai Zakura (神代桜) com mais de 10 metros de altura e 13 de circunferência na raiz. Lendas afirmam que ela foi plantada pelo Imperador Takeru no Mikoto.

Existem diversos produtos feitos das flores das cerejeiras, até mesmo refrigerantes e bebidas costumam ser lançados durante a primavera em lugares de destaque como McDonald. Doces como Wagashi, flores comestíveis e diversos outros pratos. A flor é representada em todos os tipos de bens de consumo no Japão, incluindo kimonos, papelaria e louça. Móveis também são feitos com a madeira da árvore desde o século 16.

Sakura - tudo sobre as cerejeiras do japão

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Sakura - tudo sobre as cerejeiras do japão
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

O simbolismo da Sakura no Japão

No Japão, as cerejeiras simbolizam nuvens devido ao seu florescimento natural em massa, e também serve como uma metáfora para a natureza efêmera da vida associado ao Budismo. A flor de Cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. A transigência das flores, sua extrema beleza e rápida morte, foi frequentemente associada com a mortalidade.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as cerejeiras eram usadas para motivar o povo Japonês, acender o nacionalismo e também o militarismo. Elas eram usadas em propagandas para inspirar o "espírito Japonês", principalmente por sua relação com os Samurais. No Japão Imperial as cerejeiras eram plantadas como "reivindicação do território ocupado como espaço Japonês".

O fruto da cerejeira, a cereja, é considerado o maior símbolo de sensualidade, erotismo e sexualidade, principalmente pela cor vermelha intensa. As cerejeiras também são um símbolo prevalente no Irezumi, a tradicional arte das tatuagens Japonesas. Sakura é considerado até mesmo uma cor no Japão, uma variação de branco e rosa.

Sakura - tudo sobre as cerejeiras do japão

Nomes japoneses relacionados com Sakura

O nome Sakura é um dos mais populares entre as garotas do Japão (5º lugar). Sabemos que os nomes japoneses costumam ser escritos com ideogramas que possuem diversos significados, por isso vamos finalizar compartilhando uma lista de nomes japoneses que costumam ter ideogramas relacionados as cerejeiras do Japão.

- O ideograma de Sakura pode se referir tanto a flor, fruta ou árvore cerejeira. Diferentes nomes podem ser escritos apenas com esse ideograma que são: Sakura, Saku, Ou, Sakurasaki, Sara e Chieri. Todos esses nomes são femininos!

O nome Sakura pode ser escrito com mais de um ideograma como: [幸久来]; [紅桜桃]; [佐鞍] (família, sobrenome); [佐久羅] e [佐久良]. Todos esses nomes costumam ser femininos, recomendamos procurar pelo significado de cada ideograma no jisho.org

Tsubomi faz referência ao botão da cerejeira e pode ser escrito de diferentes maneiras, a mais comum é 花咲実 que tem os ideogramas de flor, florescer e verdade;

Tabela Responsiva: Role a tabela para o lado com o dedo >>
桜々Sasa, Sakura (mulher)
桜々子, 桜子, 櫻子Sakurako (mulher)
桜一郎Ouichirou (masculino)
桜下Sakurashita (mulher)
桜与美Sayomi (mulher)
桜久夜Sakuya (mulher)
桜之宮Sakuranomiya (família ou sobrenome)
桜乙Oto
桜乙愛Ruina
桜也果Sayaka
桜井Sakurai (família, sobrenome)

Vídeos relacionado a Sakura e Hanami

Espero que tenham gostado deste artigo, deu um grande trabalho pesquisar todo esse conteúdo. Quero deixar créditos ao site Japan Guide que serviu de grande ajuda na hora de escrever o artigo. Se gostou não deixe de compartilhar e comentar.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?