APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Ryosai Kenbo – Boa esposa, Mãe sábia

Você já ouviu falar de Ryosai Kenbo? Em tempos modernos, a mulher tem criado o seu espaço cada vez mais. Cada vez mais tendo oportunidades e tratamentos iguais aos homens em qualquer tipo de ambiente. Mas para vermos o grande futuro, às vezes precisamos olhar para trás.

Ryosai kenbo é uma pequena frase que foi criada por um estudioso japonês no século XIX. Podemos dizer que esta pequena frase teve e ainda tem grandes impactos na sociedade. Até por que ela define um certo espaço idealizado e delimitado para as mulheres.

Mas calma, vamos explicar um pouco melhor sobre esse assunto. Mas temos que lembrar que não podemos afirmar ou discutir e muito menos julgar coisas do passado. Afinal, o que hoje vemos como errado, no passado poderia ser visto como certo. Vamos ao assunto.

Ryosai kenbo - boa esposa, mãe sábia

Ryosai Kenbo - 良妻賢母

Esta pequena sentença pode ser representada por outra com apenas quatro palavras em português. “Boa Esposa, Mãe Sábia” ou “Esposa Sábia, Boa Mãe”. Este termo foi cunhado pelo professor Nakamura Masanao em 1875.

Ryosai Kenbo representou o ideal para a feminilidade na área da Ásia Oriental. Principalmente em países como como Japão, China e Coréia no final dos anos 1800 e início de 1900. E até hoje, os seus efeitos continuam na sociedade, ou alguma parcela da mesma.

Nesse período, era esperado que as mulheres dominassem habilidades domésticas como costurar e cozinhar. Além de terem que desenvolver as habilidades morais e intelectuais. Tudo com o objetivo de criar filhos fortes e inteligentes em prol da nação.

Ryosai kenbo - boa esposa, mãe sábia

Como já se pode deduzir, a criação de filhos era considerada um "dever patriótico". Sim, podemos dizer que as mulheres estavam encarregadas do “futuro da nação”. Podemos até afirmar que elas tinham um dever muito importante sobre suas costas. Mas vamos deixar o patriotismo de lado.

No Japão, essa filosofia aparentemente decaiu após a Segunda Guerra Mundial. Porém, alguns historiadores feministas argumentaram que ela existia no Japão até mesmo nos anos 80. Especulações de lado, vamos discutir os efeitos mais regionais da filosofia.

Ryosai Kenbo no Japão

A frase “boa esposa, mãe sábia” apareceu na parte final do período Meiji no final do século XIX. Uma coisa importante de se destacar é que durante a Segunda Guerra Mundial, tivemos algumas mudanças no ensino e pensamento.

Por exemplo, foi ensinado Ryosai Kenbo para promover políticas estatais conservadoras, nacionalistas e militaristas. Além de tentar ajudar uma economia capitalista em desenvolvimento. Entre outros detalhes não citados aqui.

Ryosai kenbo - boa esposa, mãe sábia

Já no final da década de 1890 até o final da Segunda Guerra Mundial tivemos outro marco histórico. Ryosai Kenbo tornou-se cada vez mais predominante nos meios de comunicação de massa.

Além de ganhar espaço cada vez maior nos níveis mais altos das escolas femininas públicas e privadas. Só para dar uma base para vermos o crescimento, vamos destacar dois pontos.

Na década de 1890, “boa esposa e mãe sábia” era ensinada apenas nos níveis mais altos de ensino. Os quais eram onde a elite das meninas de classe alta comparecia.

Ryosai kenbo - boa esposa, mãe sábia

Logo ele foi introduzido no currículo das escolas primárias. Isso aconteceu quando a revisão de 1911 dos livros didáticos de ética foi publicada.

Podem ser apenas 20 anos, mas afetou gerações inteiras de mulheres. Digamos que os efeitos não devem ter desaparecido até hoje. Claro que teve sua redução, mas nada que apague completamente.

Você sabia que as mulheres no Japão costumam cuidar das financias da família?

Ryosai Kenbo para as mulheres

As mulheres foram ensinadas a cumprir esse papel por causa do nacionalismo. O Império queria impedir a invasão ocidental. Nesse tempo, os países ocidentais estavam fazendo melhorias nos direitos sociais das mulheres.

Como o sufrágio, o Japão estava apenas começando a confrontar os movimentos de mulheres. Assim, o Japão tentou estabelecer o papel da mulher e controlar novos movimentos sociais. E para isso, ele teve que recorrer a meios através da educação regularizada e proibindo os direitos sociais e políticos.

Ryosai kenbo - boa esposa, mãe sábia

Mas como disse anteriormente, não podemos discutir e muito menos julgar decisões e feitos do passado. Principalmente coisas que acontecerem a séculos atrás. O passado já passou, tudo que podemos fazer é no presente.

Só podemos julgar coisas que estão dentro do nosso alcance. Claro que isto não é uma coisa absoluta, mas é o que geralmente acontece. Ryosai Kenbo foi uma filosofia muito difundida, e até hoje ela tem seus efeitos.

Mas enfim, o que você acha dessa filosofia? Se tiver alguma pergunta, sugestão ou algo do tipo sobre ryosai kenbo, basta deixar os seus comentários. Além disso, peço que compartilhe o site lá nas redes sociais, isso ajuda bastante. No mais, obrigado por ler até aqui, até o próximo artigo.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?