APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Por onde começar a estudar japonês? Como? Em que ordem?

Esta é uma pergunta bastante delicada, cada um estuda de uma maneira diferente, e consegue um desempenho e resultado diferente. Neste artigo, vamos fazer uma pequena análise no que pode ser estudado e como. Lembrando que está são dicas e opiniões minhas.

Para começar, abandone o romaji, aprenda de uma vez o hiragana e katakana. Se você não quer largar o romaji e não quer aprender o hiragana, você nem deve começar a estudar japonês, vai perder seu tempo. Um pouco de esforço e em 1 semana você já pode ser capaz de aprender o hiragana e milhares de portas se abrem, e você já pode ser capaz de ler a maior parte dos textos em japonês, e qualquer texto que possua furigana.

Agora vamos começar a examinar um pouco de cada coisa a ser estudada no japonês, e uma boa sugestão e maneira de realizar isso. Não existe uma ordem do que se estudar primeiro, tudo depende de sua necessidade e prioridade, vamos falar sobre isso também.

Índice de Conteúdo

Vocabulário

Essa é a parte principal do aprendizado de japonês, você deve focar em aprender palavras. para isso você deve focar na leitura, ouvir o máximo possível, e aprender e memorizar de maneira correta. Não tente jogar novas palavras no seu vocabulário de maneira forçada, tente de forma natural aprende-las, basta estudar conteúdos.

Aumentar seu vocabulário é uma ótima maneira de começar a aprender japonês, se você se focar nisso, automaticamente você vai aprender outras coisas como kanji, gramatica, etc. Mas lembre-se, não force a barra! Se concentre-se na capacidade de recordar e não memorizar.

Como aumentar meu vocabulário de forma natural? Ouvindo música, usando o anki, lendo e navegando em sites japoneses, estudando material japonês, usando aplicativos e dicionários. São milhares de maneiras de aumentar seu vocabulário, mas não tenha pressa.

Comece aprendendo os verbos que são os mais importantes, aprendendo eles, você pode ser capaz de entender e criar frases sem dificuldades. Mas não se esqueça de aprender os adjetivos, substantivos e outros simultaneamente. Aprender os verbos é apenas uma sugestão de prioridade que você deve ter.

Tenha cuidado, as palavras em japonês possuem significados e usos diferentes. Apenas o tempo e imersão no idioma vai resolver essa grande dificuldade.

Shiritori

Gramática

O grande inimigo da aprendizagem de japonês, às vezes pior que o próprio kanji. A gramatica japonesa é muito fácil, porem é completamente diferente de nosso português, e possui milhares de coisas que não conhecemos. Os verbos são conjugados de maneira diferente, a ordem das palavras em uma frase, o uso da partícula e muito mais.

Por esse motivo, evite usar ferramentas automáticas de tradução, que elas sempre vão errar na hora da gramatica ou no uso da palavra correta. O primeiro passo a se fazer é aprender detalhadamente as partículas, e a conjugação dos verbos. Depois, foque em absorver conteúdo, ler textos, ouvir frases. Quanto mais frases ouvir, mas frases você vai ser capaz de criar sem cometer erros na gramatica.

Se você tem dificuldade com alguma parte da gramatica japonesa, como partículas, verbos, concentre-se nela. Você tem que se concentrar em seus pontos fracos. Pontos fracos só vão ficar mais fracos, e vão sempre atrasa-lo. Não se esqueça de aprofundar bastante nos detalhes e diferenças que o idioma vai apresentar durante todo caminho.

Particulas

Kanji

Os ideogramas japoneses levam uma eternidade para aprender. Muitos tem pavor deles, mas não tenha medo. Os kanji são necessários na leitura e escrita japonesa.

Se você quer aprender japonês de forma rápida, e não quer virar nenhum artista shodo, então deixe o aprendizado da escrita em segundo plano. Aprender a escrever kanji por kanji só vai atrasar em anos o seu aprendizado, e não vai ajudar você a memoriza-los. Depois que eu parei de tentar aprender kanji por kanji, sem perceber eu já aprendi milhares apenas lendo e estudando.

Pegue um texto com furigana e comece a ler. Ao aprender palavras, não deixe de aprender elas com kanji, principalmente os verbos. Os verbos usam um número grande de kanji e são mais fáceis de memorizar.

Aprender palavras inteiras é mais proveitoso que aprender a leitura de cada kanji, porque, do que adianta aprender a leitura se na hora de ler a palavra, você lê errado? Por isso, a maneira correta de aprender kanji é não se preocupar tanto com eles, mas com a leitura e absorção de conteúdo.

Uma coisa que você deve sim aprender e estudar detalhadamente são os radicais. Aprendendo os radicais, fica mais fácil memorizar os kanji, e até mesmo escreve-los.

Chalk on blackboard filled with chinese and japanese characters. The words in japanese have random meanings.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Por onde começar a estudar japonês? Como? Em que ordem?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Concluindo

Ao estudar japonês, tenha em mente que você vai errar, vai falhar, vai ficar irritado, vai desanimar, vai esquecer... Lembre-se que tudo isso faz parte do processo de aprendizagem.

Não existe uma ordem correta para aprender japonês, existe uma maneira correta. Existe uma ordem onde você prioriza seu aprendizado, eu faço da seguinte forma:

  1. Ler
  2. Escutar
  3. Absorver
  4. Compreender
  5. Escrever

Minha prioridade de estudo:

  1. Vocabulário
  2. Verbo
  3. Frases
  4. Gramatica
  5. Kanji
  6. Escrita

Na minha opinião, está é a maneira mais eficaz de aprender japonês. Se você seguir essa prioridade, automaticamente você vai aprender todo o resto. E você? Como aprende japonês? Qual a ordem e prioridade de seu método de estudo?

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?