APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Shodo – A arte da caligrafia japonesa

Shodo (書道, caminho da escritura) é a arte da caligrafia japonesa que usa um pincel para pintar caracteres individuais, palavras ou poemas curtos. A maioria dos japoneses estudaram shodo na escola e têm uma apreciação por essa arte.

Essa arte é produzida através da escrita com o sumi (tinta preta) e um pincel, sobre papel, utilizando caracteres japoneses ou chineses. A arte da caligrafia é considerada uma metáfora para a própria vida, assim, alternam-se pinceladas fortes com outras mais delicadas, variando o efeito conforme a velocidade, a cor da tinta, a pressão sobre o papel, o intervalo entre traços e o próprio material utilizado.

Shodo - a arte da caligrafia japonesa

A arte da escrita surgiu na China a mais de 3 mil anos aproximadamente em 1.300 a.C durante a dinastia Yin. Foi introduzido no Japão no final da dinastia Yuan e veio avançando ao longo da história do Japão.

O Hiragana foi criado graças a arte do Shodo. Os Kanjis deformados pelos artista do pincel deram origem a formas mais arredondadas e mais simples, que inspiraram os criadores do Hiragana.

Shodo nos tempos modernos

Hoje em dia o Shodo ainda é bastante valorizado, alguns dedicam toda sua vida nesta arte, acontece diversas competições de todas as idades para valorizar a arte. Em todo mundo pessoas têm despertado o interesse na arte do Shodo.

Os primeiros imigrantes japoneses que vieram ao Brasil em 1908, já trouxeram a arte do Shodo. Além disso, era comum trazerem na sua bagagem, exemplares da arte caligráfica desenhados por artistas, para adornarem as paredes da nova casa. No ano de 1975 que o Shodo ganhou um grande impulso no Brasil, com a "Exposição da Arte Caligráfica Moderna do Japão".

Shodo - a arte da caligrafia japonesa

Vida de calígrafo

Pode parecer algo simples, mas exige concentração, a pessoa tem que estar inspirada e deve ter pratica, alguns são colocado em treinamentos intensos desde a infância.

A vida de calígrafo não é tão simples. Não é simplesmente escrever letras em um papel, os materiais para praticar o shodo tradicional são caros, na maioria dàs vezes lojas preferem imprimir um shodo digitalizado, e até alguns profissionais economizam usando tinta e papel barato.

Além escrever e participar em campeonatos, um calígrafo costuma dar aulas, também trabalha com faixas, cartazes e placas para vários fins, sempre que há necessidade ou preferência pela escrita manual com em alguns festivais, eventos tradicionais e lojas típicas. Assim que um praticante de shodo sobrevive.

Assim como um pintor, o objetivo do mestre de Shodo é provocar sensações e sentimentos nas pessoas que vêem suas obras. Como todo artista, o grande desafio do calígrafo oriental é não apenas dominar a técnica e as regras, mas ser capaz de ir além delas e desenvolver um estilo próprio. Para conhecer mais como é a vida de um artista de shodo recomendamos o anime Barakamon.

Princípios e Técnicas do Shodo

Shodo - a arte da caligrafia japonesa

Tensho 篆書 - É o estilo de escrita mais primitiva e arcaica, de onde se originou todas as outras.

Reisho 隷書 - Escrita clerical - É uma simplificação do Tensho.

Kaisho 楷書 - Linhas retas. Sua forma é mais quadrada e suas linhas são retas, firmes e precisas.

Gyosho 行書 - Semi cursiva. São escritas feitas de forma rápida e com linhas suaves e arredondadas e traços semi sequenciais.

Sosho 草書 - Cursiva, Itálico. Chamada também de escrita de capim. A escrita é feita de forma impetuosa, rápida e sequencial.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Shodo - a arte da caligrafia japonesa
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Ferramentas do Shodo

No shodo, um número grande de ferramentas são utilizadas para fazer a arte da escrita.

Shodo - a arte da caligrafia japonesa

Suzuri (硯 - tinteiro) - Utensílio que serve para acondicionar a tinta. São feitos de pedra e possui também uma concavidade onde fica um pequena quantidade de água, que será usada para diluir o bastão de tinta.

Fude (筆 - pincel) - Existem vários tipos, tamanhos e espessuras. As pontas são variadas e os pelos utilizados são de ovelha, carneiro, texugo e outros.

Sumi (墨 - bastão de tinta) - Tinta à base de carvão. Pode ser na forma sólida, sendo necessário ser diluído em água e em líquido, já pronta para o uso. Porém, a arte tradicional recomenda-se que se use o sólido, pois a preparação e diluição da tinta é vista como um momento de concentração, onde o artista busca a inspiração para compor a arte. Quanto mais velho melhor, os melhores tem 50 a 100 anos de idade.

Bunchin (文鎮 - peso de papel) - Ajuda a manter o papel imóvel para facilitar o artista, impedindo possíveis erros caso o papel se mova, geralmente ele é feito de ferro ou cerâmica.

Shitajiki (下敷き - pano) - Para colocar debaixo do papel para evitar que a tinta vaze e suje o local. (pode ser substituído por jornal)

Washi (和紙 - papel de arroz) - É um papel especial, feito com as fibras de arroz, bambu ou das folhas de bananeira. É feito artesanalmente e não utiliza componentes químicos. Isso faz com que sua durabilidade seja extremamente superior ao papel comum.

Alguns costumam carimbar suas obras com um selo japonês.

Curso de Shodo Online - Introdução a Caligrafia Japonesa

Aprenda a história, técnicas e detalhes da caligrafia japonesa Shodo com esse curso online da Domestika ministrada por Rie Takeda.

Neste curso você vai aprender Shodo, Mushin Mind, Estilos e técnicas do Shodo, Utensílios e Materiais usados no Shodo, Movimentos básicos do pincel, traços fundamentais, criação de uma peça Shodo e de um carimbo de criação.

Para saber mais detalhes e se matricular nesse curso de caligrafia japonesa, basta acessar o botão abaixo e ver todos os detalhes:

Produtos para Elaboração do Shodo

Veja abaixo aonde comprar alguns dos materiais usados no Shodo:

Vídeos sobre Shodo

Quer entender um pouco mais sobre a arte do shodo? Para encerrar deixamos alguns vídeos abaixo:

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?